Sefitel discute a aplicação de conhecimentos físicos na reciclagem

inatel-palestra-sefitel-dez-2012-2Palestra também trouxe informações sobre como é feita a reciclagem de materiais eletrônicos em Santa Rita do SapucaíNos dias 4 e 6 de dezembro foi promovido o Seminário de Física do Inatel (Sefitel). Alunos que cursam as disciplinas de física do Instituto produziram trabalhos sobre como aplicar conhecimentos de física na reciclagem do lixo.

Na abertura do evento, uma palestra com Fábio dos Santos Pinto da empresa Santa Rita Reciclagem mostrou como é feito o reaproveitamento do lixo na cidade. De acordo com Fábio, atualmente o engenheiro e todo profissional no mercado de trabalho precisa pensar em como dar o destino certo ao lixo. "Atualmente, as empresas participam do mundo da reciclagem, porque sem a reciclagem as instituições hoje em dia não trabalham", disse.

Apresentação de trabalhos

Como principal atividade avaliativa do Sefitel, no dia 6 de dezembro os estudantes apresentaram trabalhos com o tema "A Física no Lixo", divididos de acordo com a disciplina de física que cursam. Alunos de Física 1 analisaram uma reportagem sobre lixo e produziram camisetas para o Sefitel, os estudantes de Física 2 apresentaram trabalhos em cartazes, e os alunos de Física 3 desenvolveram um vídeo temático.

Divididos em equipes, os alunos que cursam Física 1 produziram camisetas e a melhor peça foi escolhida por votaçãoA coordenadora do Sefitel, professora Karina Perez Mokarzel Carneiro, comenta que o evento é um trabalho em conjunto com todas as disciplinas de física do Inatel e tem o objetivo de mostrar na prática os conceitos transmitidos em sala de aula. "O Sefitel dá uma experiência ao aluno em diversas áreas, na forma de apresentação, na escrita de um artigo, na apresentação em plenário e em apresentação através de painel. Resolvemos enriquecer com uma palestra e mostrar a importância do tema do Sefitel dentro da engenharia, da física e na sociedade como um todo", disse.

A aluna Paula Érica do 2º Período de Engenharia da Computação comenta que o Sefitel contribui para aplicar a física na reciclagem do lixo. "A gente fez o trabalho voltado para a física aplicada, levamos o conteúdo aprendido na sala para o dia-a-dia", disse.

De acordo com o aluno Luiz Guilherme Dionísio da Silva, aluno do 3º período de Engenharia Elétrica, o trabalho do Sefitel 2012 fez os alunos entenderem como transformar o lixo em energia, por meio de processos químicos. "O Sefitel torna mais dinâmico o aprendizado da física, então, automaticamente ele deixa o aprendizado mais fácil", comentou.