Sefitel mostra a importância da física para o desenvolvimento de tecnologias que mudaram o mundo

O 14º Sefitel – Seminário de Física do Inatel foi realizado nos dias 25 e 27 de junho e abordou o tema "Física nas Revoluções Mundiais". O evento contou com a participação de 400 alunos dos cursos de graduação da instituição, que apresentaram 81 trabalhos, e teve como objetivo demonstrar que a física está mais presente em nosso dia a dia do que se imagina.
inatel-sefitel-jun-2013-1
Na palestra de abertura do Sefitel, o professor Zuffo fez um panorama sobre como será a sociedade do futuroA abertura do evento ficou por conta do prof. Dr. João Antônio Zuffo, engenheiro elétrico, fundador e coordenador do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP e autor do livro "A Sociedade e a Economia no Novo Milênio (Manole, 2002)".

Em sua palestra, realizada no dia 25, o professor mostrou como a evolução da tecnologia está intimamente ligada à Física e traçou um panorama da sociedade do futuro. "Em poucos anos, teremos sistemas de armazenamento e de comunicação sem limites. Por isso, cada pessoa vai ter uma capacidade de comunicação imensa. Serão formadas redes sociais particulares entre as pessoas e a tendência é que elas interajam por meio da realidade virtual", defendeu o professor.

Na opinião da professora Karina Perrez Mokarzel Carneiro, organizadora do seminário, é importante proporcionar este contato dos alunos com as tecnologias desenvolvidas por meio da Física para que eles possam ter uma visão do que lhes reserva o futuro e de que forma podem se adequar a esta nova realidade.

No segundo dia de evento, os alunos apresentaram trabalhos sobre o tema “Física nas Revoluções Mundiais” No dia 27, foi a vez dos alunos apresentaram trabalhos sobre o tema do evento em forma de pôsters, peças teatrais e vídeos. Para a aluna do 3º período de Engenharia de Telecomunicações, Amanda Coelho, o Sefitel permitiu aos alunos relacionarem a História com a Física e perceber como as diferentes teorias dessa ciência influenciaram o desenvolvimento mundial.