Promovida pelo Diretório Central dos Estudantes - DCE/Inatel, com apoio da Coordenadoria do Curso de Engenharia da Computação do Inatel, sob a responsabilidade do professor Rodrigo Guaracy Santana, a Semana da Computação contou também com representantes da Cisco, Unitins, Inatel Competence Center e IBM que apresentaram temas como: Realidade Virtual, Datacenter, Desafios em desenvolvimento de software e Web 2.0.
Ainda, na palestra do diretor da SBC, os alunos conheceram detalhes da Olimpíada Brasileira de Informática que, surgida em 1999 e ligada à IOI - International Olympiad in Informatics, é destinada a alunos do ensino fundamental e médio. "Peço a vocês que nos ajudem a divulgar a OBI", disse.
Sobre a Maratona de Computação, Carlos Ferreira destacou o quanto os alunos do Inatel já se encontram motivados para a competição, tendo em vista os recursos disponíveis na instituição, bem como os eventos realizados internamente, como a Semana da Computação e a IV Olimpíada de Programação do Inatel, prevista para o dia 16 de maio. "Espero poder animar ainda mais vocês a participarem da Maratona de Programação que promovemos na SBC, pois aqui no Inatel vocês encontram um ambiente que muito oferece para se desenvolverem o máximo possível", avalia.
Classificado para a final brasileira da Maratona de Programação 2008, Guilherme Fernando Jesus Reis, aluno do 7º período de Engenharia da Computação do Inatel, contou sua experiência. "Como somos estudantes e estamos aprendendo é muito importante nossa participação, pois a competição trabalha bastante a lógica e nos permite solucionar problemas que muitas vezes não imaginamos deparar com eles em nosso dia-a-dia", comenta.
Na opinião do professor Rodrigo Santana, a Semana da Computação do Inatel é a oportunidade para que os alunos conheçam um pouco mais da realidade do mercado. "Com todos os recursos didáticos e práticos a que temos acesso, nosso objetivo é formar um profissional altamente capacitado para atuar dentro do mercado de Tecnologia da Informação. A Semana da Computação que o DCE promove permite essa interação e dispõe também lidar com as questões éticas e humanísticas, que vai de encontro com nosso lema que é formar o homem para a engenharia", ressalta.