Semana da Computação do Inatel destaca áreas de desenvolvimento de games

inatel-semana-da-computacao-jun-2012-3Palestra com Felipe Sartori

Entre os dias 11 e 15 de junho palestras transmitiram conteúdos técnicos e dicas para se dar bem no mercado da computação. Exposições de artes gráficas e de filmes, gincanas, jogos e torneio do jogo DotA garantiram a diversão dos alunos do Inatel, de estudantes de outras escolas e da comunidade. Outro destaque da Semana foram as oficinas com temas como Android, iOS e Desenvolvimento de Música Eletrônica.

O grande diferencial da Semana da Computação 2012, organizada por um grupo de alunos do Diretório Acadêmico e do Inatel, foi o enfoque para palestras e conteúdos que mostraram uma área do mercado de trabalho em grande expansão, e que atrai a atenção dos jovens: o desenvolvimento de games.

inatel-semana-da-computacao-jun-2012-4Durante toda a Semana foram promovidas palestras com profissionais de grandes empresas de base tecnológica, entre elas, Nokia, Motorola Mobile/Google e Stefanini. Os temas das explanações destacaram práticas e conhecimentos essenciais para desenvolver uma carreira promissora em áreas ligadas à tecnologia como segurança na internet, navegação em nuvem e sistemas operacionais de dispositivos móveis.

Palestra com André AlcântaraNa segunda-feira, dia 11 de junho, uma palestra com o ex-aluno Felipe Sartori, da empresa Gameloft, especializada na produção de jogos para smartphones, destacou as evoluções e os desafios do setor de desenvolvimento de diversão digital. No mesmo dia, o ex-aluno André Alcântara, da multinacional Stefanini, ministrou palestra sobre práticas e estratégias em gerenciamento de projetos.

inatel-semana-da-computacao-jun-2012-5De acordo com um dos organizadores do evento e aluno de Engenharia da Computação Stenio Sólia Bastos do Lago, o slogan da Semana (Criatividade aliada à Tecnologia) demonstra quais princípios foram levados em conta na preparação das atividades. "Buscamos fazer um evento interativo. As palestras foram sobre conteúdos dinâmicos e atuais. Acredito que agregou muito conhecimento para quem participou", diz.

Stenio comenta também que a Semana da Computação enfocou o mercado de trabalho em games por ser um setor que terá grande demanda por profissionais nos próximos anos. "Os melhores profissionais da computação trabalham com games. Todo o movimento que a gente fez na Semana foi para mostrar isso. Ou seja, para você conseguir jogar, tem uma preparação, programação, profissionais qualificados e tecnologia de ponta aliada a isso", ressalta. A Escola Municipal Valéria Junqueira Paduam venceu o desafio “Baquara surge do lixo” que propunha a criação do mascote da Semana da Computação (a coruja Baquara) apenas a partir de lixo eletrônico.

O aluno Rafael Ribeiro Campos de Lima do 5º Período de Engenharia da Computação, que acompanhou todas as palestras e participou de três oficinas, aponta que a Semana da Computação agregou muito conhecimento a ele. "O setor de games sempre foi a minha área de interesse de trabalho, desde sempre, e as palestras foram muito boas para saber informações do mercado de trabalho e quais características o estudante deve desenvolver para se tornar um profissional competitivo", diz.

Apesar do nome da Semana destacar a área da computação, alunos de todos os cursos do Inatel participaram do evento. É o caso do aluno Érik Carvalho Nascimento do quinto período de Engenharia Elétrica. "Acompanhei diversas palestras que foram muito interessantes. A organização promoveu uma Semana dinâmica com boa interação entre aluno, palestrante e professor", comenta o aluno.

Clique aqui e veja mais fotos da Semana da Computação

Oficina de Ginga Torneio de DotA