Inatel e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) promoveram, nos dias 25 e 26 de setembro, um encontro entre instituições de ensino do sul de Minas com representantes do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e da indústria. O evento faz parte das atividades preparatórias para o seminário "Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País, realizado pelo Inatel em novembro.
O encontro ocorreu no prédio da reitoria da UNIFEI e debateu melhorias no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na região sul mineira, com foco em aplicações de inovação e tecnologia para auxiliar setores que estão em crescente expansão como educação, saúde, desenvolvimento de hardware e software, agropecuária, etc.
Na tarde da quarta-feira, dia 25, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizaram a abertura do evento e mostraram as oportunidades de fomento a projetos da Lei de Informática e destacaram as novas demandas tecnológicas da região em que esta lei pode contribuir.
Após a palestra do MCTI, o reitor da Univás, professor Dr. Félix Ocáziz Bazzano e o pró-reitor de administração da Unifei, professor Dr. José Alberto Ferreira Filho, ressaltaram, respectivamente, a importância da aplicação de novas tecnologias no setor de saúde e a necessidade da interação das instituições para unir competências em tecnologia e criar soluções práticas na automatização de processos em diversos setores.
Durante o painel, o professor Dr. José Alberto convidou o representante da Rede de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – RETIC, Celso Fernandes, para apresentar o RETIC, que reúne e mapeia empresas de base tecnológica do sul de Minas com o intuito de alavancar a atuação e o crescimento das empresas integrantes da Rede.
Para encerrar as atividades do dia 25, o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, professor Carlos Augusto Rocha, mostrou as competências tecnológicas e educacionais do Instituto, e o diretor do Centro de Empreendedorismo da UNIFEI, professor Fábio Fowler, frisou que é preciso formar profissionais empreendedores para que a evolução tecnológica consiga suprir as novas demandas do mercado e da sociedade.
Fowler lembrou que é preciso repensar as maneiras de ensino tradicional e investir em conhecimento prático para que o profissional formado tenha competências gerenciais, técnicas e empreendedoras. Segundo ele, para que isso ocorra é preciso também que os professores apliquem novas metodologias de ensino. "Professores e alunos precisam trocar experiência e aprender uns com os outros. Nós, professores, somos os facilitadores da aprendizagem e não os donos do conhecimento", disse.
Tecnologia, Educação e Telecomunicações
Na manhã de quinta-feira, dia 26 de setembro, o segundo dia do seminário começou com uma apresentação técnica do professor Dr. Claudio Kirner, que mostrou os trabalhos e pesquisas em Realidade Aumentada desenvolvidas pelo Instituto de Matemática e Computação da UNIFEI. Kirner também ressaltou que é preciso desenvolver metodologias de ensino utilizando linguagens e inovações que sejam próximas das preferências dos alunos, por meio de games, conteúdos digitais e aplicações práticas. "A educação precisa contribuir para ajudar o aluno a criar sua própria identidade", destacou.
A segunda apresentação do dia 26 foi ministrada pelo professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Jr. do Inatel, que mostrou os trabalhos desenvolvidos pelo laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access - Inatel) em serviços e pesquisas em comunicações ópticas utilizando tecnologias como Rádio sobre Fibra, Rádio Cognitivo, RFID, etc. Em seguida, o gerente comercial da CEMIG Telecom, Eng. Hênio Reis Lamounier, mostrou a infraestrutura de telecomunicações da instituição. Ambos ressaltaram a importância das redes ópticas para o avanço tecnológico nacional.
No encerramento do evento, um painel de debates reuniu representantes do MCTI, da indústria e das instituições que fizeram apresentações técnicas para comentarem os resultados do evento. "A região do sul de Minas é muito bem vista dentro do Ministério pela competência técnica que existe aqui, não só dos profissionais que são formados por essas instituições, mas também pela capacidade de pesquisa na área de TIC. Então, a gente quer que, cada vez mais, este círculo virtuoso que é criado aqui cresça", ressaltou o representante da Secretaria de Políticas de Informática (Sepin) do MCTI, Alessandro Augusto Nunes Campos.
O próximo evento preparatório para o seminário do Inatel ocorre na Universidade Federal de Lavras (Ufla), nos dias 23 e 24 de outubro. O tema será Agronegócio. Para concluir as atividades promovidas entre as instituições em 2013, no seminário do Inatel as entidades participantes definirão ações práticas para serem realizadas em 2014 e planejarão novas atividades e eventos, além de produzirem um documento público com cronograma e planejamento das ações que serão realizadas.