Inatel e Univás foram os organizadores do evento
Nos dias 28 e 29 de agosto, um seminário organizado pelo Inatel e Univás reuniu as principais instituições de ensino do sul de Minas com outras instituições e com representantes de entidades governamentais para discutir melhorias na Saúde Pública da região. Em todas as explanações, foi frisada a importância da união entre as entidades de ensino com os setores governamental e empresarial e, principalmente, a importância da integração entre tecnologia e saúde, com foco sempre nas reais necessidades da sociedade.
No primeiro dia de evento, dia 28 de agosto, Inatel, Univás, Unifal, Ufla, UNIFEI, UFMG, Unicamp e Instituto Federal do sul de Minas apresentaram as competências de cada instituição e mostraram em quais setores podem contribuir no compartilhamento de conhecimentos e na criação de ações conjuntas para o atendimento das demandas sociais.
Já no dia 29 de agosto, foi destacada a necessidade da expansão e de novos investimentos em Tecnologia Assistiva, a importância da boa formação de profissionais de saúde e o quanto é importante o trabalho compartilhado entre saúde e tecnologia. Na ocasião, a representante da Coordenadoria Geral da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, professora Dra. Vera Mendes, ressaltou que há muitas demandas no setor de Tecnologia Assistiva e estas demandas devem ser supridas com a correta integração entre profissionais de Saúde e de Tecnologia.
Na última atividade do evento, o coordenador geral de Equipamentos e Materiais de Uso em Saúde do Ministério da Saúde, professor MS. Paulo Henrique Dantas Antonino, coordenou um painel que contou com representantes das entidades governamentais e de instituições de ensino mineiras. No painel, os participantes frisaram a importância da união dessas instituições para transferir o conhecimento e as contribuições acadêmicas para a sociedade.
De acordo com o reitor da Univás, professor Félix Ocáriz, o seminário foi extremamente produtivo e interessante. "Aprendemos que temos muita coisa para melhorar e que temos muito a avançar. Aprendemos também que tecnologia é tudo, desde a parte humana até o setor de avanço tecnológico propriamente dito. Tecnologia e Saúde nesta situação se abraçaram de forma muito satisfatória", ressaltou.
No encerramento do evento, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, mencionou o compromisso do Instituto em promover o diálogo com as principais instituições de ensino do sul de Minas e, com isso, planejar e executar ações de desenvolvimento tecnológico, social e científico da região. "Iniciamos este debate no ano passado, durante o seminário promovido no Inatel, em novembro de 2012 e neste momento, ao discutir a saúde pública do sul de Minas, damos mais um passo no sentido de garantir a contribuição efetiva de todas as entidades de ensino da região com a sociedade sul mineira", disse.
Seminário "Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País"
Este primeiro evento sobre Saúde Pública faz parte das preparações para o seminário "Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País", que ocorre no dia sete de novembro no campus do Inatel.
Após o encontro na Univás, mais dois encontros serão promovidos antes do seminário no Inatel.
A segunda reunião entre as instituições será promovida na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos dias 25 e 26 de setembro e o tema central será Tecnologia da Informação e Comunicação. O Inatel também participa do planejamento de ações nesta área, pois pretende impulsionar cada vez mais o crescimento tecnológico do sul de Minas.
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) sediará o último encontro temático antes do seminário do Inatel. O encontro na Ufla será promovido nos dias 23 e 24 de outubro. Com o tema Agronegócio, a reunião visa contribuir com a expansão do agronegócio na região. O evento será organizado em conjunto com o Instituto Federal do Sul de Minas – campus Pouso Alegre.
Para concluir as atividades entre as instituições promovidas em 2013, no seminário do Inatel as entidades participantes definirão ações práticas para serem realizadas em 2014 e planejarão novas atividades e eventos, além de produzirem um documento público com cronograma e planejamento das ações concretas que serão realizadas.