A startup Aurem, incubada no Inatel, estará presente na primeira edição online do evento Reconecta, que busca conscientizar a sociedade e incluir pessoas com deficiência. A conferência é organizada pelo Ministério Público do Trabalho e acontecerá de 3 a 5 de dezembro de 2020. A Aurem demonstrará sua plataforma em uma das salas virtuais com utilização de seu próprio sistema para legendar, em tempo real, a apresentação da empresa aos participantes.
Entre os palcos principais e salas temáticas, diversos palestrantes vão debater assuntos fundamentais para conscientização da sociedade sobre o respeito e as condições das pessoas com deficiência. Todo o evento foi planejado com utilização de recursos para facilitar o acesso ao conteúdo para qualquer cidadão.
Segundo Bruno Candia, aluno de Engenharia de Controle e Automação do Inatel e CEO da Aurem, o evento Reconecta será muito importante para a startup demonstrar todo o potencial para tornar a educação mais inclusiva. “Neste evento estaremos focados em conversar com nosso público, que são pessoas com necessidades especiais, para podermos mostrar como estamos fazendo a diferença dentro da educação”.
A plataforma da Aurem faz a transcrição da fala por meio de um software de reconhecimento de voz, que capta a fala do professor e a transcreve, dessa forma alunos surdos e com deficiência auditiva podem acompanhar aulas presenciais e remotas, sem a necessidade da leitura labial, que pode ser interrompida por uma apresentação de slides, por exemplo.
De acordo com o IBGE, um em cada quatro brasileiros apresenta algum tipo de deficiência, o que resulta em aproximadamente 50 milhões de pessoas. E um estudo realizado em 2019, estimou que o Brasil possui 10,7 milhões de deficientes auditivos. A Aurem se inspirou em um caso real e próximo para desenvolver sua plataforma inclusiva, que oferece para instituições de ensino a possibilidade de acompanhamento e acesso aos seus conteúdos para aqueles que possuem algum tipo de deficiência auditiva.
O empreendedor e futuro engenheiro comemora a presença no evento no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro. “Com a utilização da plataforma para apresentar a empresa com as transcrições, ainda poderemos validar o funcionamento com nosso público, que é alvo do evento. A Aurem poderá se apresentar de forma inclusiva para todos que estiverem assistindo”, afirma Bruno Candia.
Saiba mais sobre a Reconecta 2020: https://reconecta.mpt.mp.br/