Um fim de semana de muito aprendizado, empreendedorismo, amizade e inovação. Foi assim o Startup Weekend Inatel, promovido nos dias 11, 12 e 13 de abril. O evento global idealizado pelo Google objetiva a criação de uma empresa de alto impacto em apenas 54 horas e a apresentação a jurados ao fim do evento, que escolhem os modelos de negócios com mais possibilidade de fazer sucesso e se consolidar no mercado.
A edição do Inatel reuniu 120 empreendedores, divididos em 17 equipes. As atividades do SW tiveram início com uma palestra na noite de sexta, dia 11, ministrada por Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, empresa do app de mesmo nome que facilita o pedido de táxis e atualmente está presente em diversos países. Após a palestra foram formadas as equipes e durante o sábado e domingo, os startupers (como são chamados quem participa do evento), ouviram dicas de mentores, testaram o produto, criaram um modelo de negócios para o empreendimento e apresentaram suas startups aos jurados, na noite do dia 13.
Trabalho, dedicação e inovação
Dormir não foi a prioridade, o importante era trabalhar bastante para produzir um MVP (Mínimo Produto Viável) e comprovar a demanda mercadológica dos produtos criados pelos grupos. A dedicação dos startupers impressionou os organizadores e mentores do evento. "Satisfeito e emocionado ao ver uma cidade de apenas 35.000 habitantes no interior de Minas, como Santa Rita do Sapucaí vender todos os ingressos e organizar um SW com 50 ideias e 17 times. Incrível ver como o SW tem poder de mudar a vida de tantas pessoas e em todos os lugares do país e do mundo", ressaltou o facilitador do evento, André Hotta, que já contribuiu na organização de diversos SW pelo Brasil.
De acordo com a aluna Marina Carneiro, integrante da comissão organizadora do evento, a vontade de plantar a semente do empreendedorismo ainda mais no Inatel fez com que todos superassem as dificuldades e construíssem um evento de sucesso. "O evento foi fantástico, superou todas as experiências possíveis, os startupers treinaram o estresse, usaram os modelos de negócios para conseguir chegar no ponto de ter o produto viável e superaram as dificuldades", diz.
A aluna Raíssa Fernandes, que também faz parte da organização do evento, enfatiza que a partir de agora, o Inatel abre espaço para um modelo de empreendedorismo mais inovador, mais rápido e de alto impacto. "O Startup Weekend veio para mostrar que é possível fazer uma ideia acontecer mais rápido do que as pessoas imaginam, de forma mais prática do que imaginam", comenta.
Vencedores
Após a apresentação aos jurados, a startup Talugo, que propõe um serviço de aluguel de produtos que o cliente utilizaria apenas uma vez não compensando a compra do utensílio foi anunciada vencedora da competição. "Foram as 54 horas mais alucinantemente funcionais da minha vida. A gente aprendeu muito, trabalhou muito, não parou em nenhum momento, sempre procurando solucionar problemas, discutindo melhorias e trabalhando em equipe", comentou a integrante da Talugo, Paula Xavier Morais Pereira, que veio de Salvador – BA, para participar do SW Inatel.
A startup Help Shop, aplicativo que divulga promoções para usuários próximos ao estabelecimento comercial por meio de notificações no smartphone ficou em 2º lugar. A terceira colocação foi conquistada pela SmartMall, que propõe um app de compra remota no supermercado, por meio da própria plataforma.
O aluno Paulo Henrique Zorzan Silva, estudante de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e também integrante da Talugo, enfatiza que o apoio dos mentores foi de fundamental importância para a construção do trabalho. O startuper comenta também que o SW Inatel mudou a visão dele sobre empreendedorismo. "Hoje eu tenho a ideia do que é empreender e do que a gente pode fazer para mudar a nossa sociedade por meio do empreendedorismo", diz.
Confira mais fotos na fanpage oficial do SW Inatel: www.fb.com/swInatel