Summit de Tecnologias do Futuro vai discutir o problema da água

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1Como parte do Festival Cidade Criativa, Cidade Feliz, acontece no dia 19 de agosto, o Summit de Tecnologias do Futuro. O evento, organizado pelo professor e pesquisador do Inatel, Antônio Marcos Alberti, coordenador do ICT Lab (Information and Communications Technologies Laboratory), pretende abordar de que forma a tecnologia pode ajudar a solucionar os problemas de poluição e escassez de água que vivenciamos atualmente.

O professor pretende mostrar que a utilização de soluções tecnológicas para monitorar rios, nascentes e matas ciliares, pode aumentar o nosso grau de conhecimento da natureza e, em consequência, aumentar as possibilidades de ação sobre os problemas ambientais. É o que ele chama de natureza conectada.

Também participará do debate o engenheiro ambiental e professor da Univás, Luís Alberti, que falará sobre técnicas naturais para tratar ecossistemas, como a fitorremediação, que utiliza plantas para “filtrar” as águas. O professor é integrante do grupo executivo local do Cultivando Água Boa, programa do governo de Minas Gerais, em parceria com a Copasa, voltado para a recuperação e proteção dos rios e matas do Estado.

O evento contará ainda com presença do co-fundador da empresa incubada Das Coisas, Victor Fernandes, que mostrará casos atuais em que a tecnologia é usada para monitorar recursos naturais, com a utilização inclusive de soluções desenvolvidas pela própria empresa.

O Summit de Tecnologias do Futuro será realizado às 13h30, no Auditório da Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”. A entrada é franca.