A Feira Tecnológica do Inatel de 2023 será de 27 a 29 de setembro, mas na noite de 8 de março foi dada a largada para os alunos iniciarem o desenvolvimento de projetos, que este ano vai contar com a ajuda da comunidade e empresas. Isso mesmo, a Fetin só terá projetos que solucionem problemas reais, de algum lugar que exista de fato. Para isso, os estudantes poderão consultar as mais de 300 sugestões cadastradas no Banco de Ideias do Inatel. São propostas vindas de cidadãos comuns e também de entidades, associações, comércio, empresas, indústrias, hospitais.
As propostas devem estar relacionadas a problemas da sociedade, do cotidiano, de saúde, uma lacuna tecnológica para o comércio, uma dificuldade nos serviços do município. O Banco de Ideias do Inatel existe há uma década e várias entidades, comércios e empresas foram convidados a colocarem sugestões para a Fetin deste ano. As ideias podem ser publicadas neste link.
Os alunos poderão ter as ideias próprias ou consultar as sugestões do banco para se inscreverem na Feira Tecnológica até dia 24 de março. A partir daí, os estudantes farão a ideação do projeto, com o apoio de mentores, especialistas da área da inovação, e terão um “mapa do sucesso”, com uma série de atividades até, finalmente, ter uma solução para apresentar na feira e que possa ser transferida para a sociedade. “A ideia é integrar ainda a Fetin com a comunidade, empresas e os alunos, motivá-los a desenvolver soluções para necessidades reais. Muitas outras novidades serão apresentadas ao longo do ano, que irá movimentar a Feira e incentivar os alunos”, afirma o novo coordenador da Fetin, professor Filipe Bueno Vilela.