através de alguns elementos de robótica, automação e computação, o Inatel vem realizando em escolas de Itajubá, Pouso Alegre e Limeira/SP o Torneio Arduino Challenge.
A principal tarefa que os cerca de 120 alunos do 1º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental devem realizar na competição é a programação de um carrinho controlado por um Arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, realizando etapas intermediárias chamadas de missões.
A competição tem início com um treinamento dado pelos alunos/monitores do Inatel sobre a plataforma Arduíno e posteriormente as equipes recebem o desafio de seis missões para cumprir. A equipe que conseguir executar o maior número de missões no menor tempo possível se classifica para a final geral, Arduino Final Challenge, que será realizada na Fetin - Feira Tecnológica do Inatel no dia 31 de outubro. Ao todo participarão da final 10 equipes representando suas respectivas escolas.
O aluno Carlos Alexandre Junior do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Bandeirante Fernão Dias, falou com empolgação sobre sua participação em uma das competições. "Eu gostei muito de participar, pois é uma forma de conhecer uma nova tecnologia e acabou nos aproximando mais da engenharia. O evento foi bastante legal e nervoso já que tínhamos que fazer o equipamento funcionar com a programação correta" relatou o aluno.
"A experiência vivenciada pelos alunos com o Arduíno foi extremamente gratificante. A oficina ministrada foi de alta qualidade e ajudou a enriquecer a formação global do nosso aluno. Com o Arduino Challenge foi possível perceber o envolvimento efetivo dos alunos do início ao fim. Segundo o relato deles próprios a etapa da oficina "difícil e complicada, porém interessante e estimulante"; "Participar do Arduíno foi a experiência mais interessante que já tive"; "Foi uma forma de adquirir mais conhecimento na área de robótica"", afirmou a coordenadora pedagógica do Sesi de Limeira/SP, Rosângela Maria da Silva.
De acordo com a coordenadora técnica do torneio, prof. Ana Letícia Gonçalves, o Arduino Challenge é uma forma de despertar nos alunos do ensino médio o gosto para a Engenharia . "Nosso objetivo, através desse torneio é mostrar de forma simples algumas aplicações da Engenharia e o despertar o gosto para essa área. A gratificação que temos é ver os alunos motivados ao final de cada competição e querer continuar os estudos sobre Arduíno e se aperfeiçoar. É juntar a diversão com aprendizado". Ainda segundo Letícia para a Final os alunos utilizarão os conceitos elementares de Arduíno, sobre o controle do carro, porém as missões serão diferentes e mais complexas.