Trabalho de alunos do CS&I Lab do Inatel é apresentado em congresso internacional

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1Artigo mostra projeto de lixeira inteligente para estímulo à reciclagem de resíduos

Um trabalho desenvolvido por alunos no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (CS&I Lab) do Inatel foi apresentado em um congresso internacional realizado pela Universidade de Sabah, na Malásia. A apresentação do projeto foi realizada de forma remota no dia 23 de novembro, para o 19º Student Conference on Research and Development, que teve apoio do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

O projeto, desenvolvido pelos alunos Pedro Lucas Siqueira Paulino e João Pedro Dias Antiquera, do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel,  e Laura Pivoto Ambrósio, de Engenharia de Software, apresenta uma proposta para o desenvolvimento de uma lixeira inteligente para o estímulo à reciclagem. A pesquisa teve orientação dos professores Evandro César Vilas Boas e Guilherme Pedro Aquino. 

O artigo tem como nome “EcoWaste: A Smart Waste Plataform enabling Circular Economy”, e mostra como uma plataforma baseada em Internet das Coisas (IoT) é capaz de permitir uma economia circular por meio da reciclagem. O hardware da plataforma compreende uma caixa de coleta seletiva equipada com microcontroladores, sensores e módulos de comunicação.

Segundo o professor Evandro César Vilas Boas, a lixeira permite a conexão direta entre o usuário, que gera os dejetos recicláveis, e o coletor de uma associação de catadores. "Como incentivo, o usuário é bonificado pela quantidade de materiais recicláveis que deposita na lixeira, considerando a coleta seletiva", diz.

Evandro conta ainda que o coletor tem acesso a uma plataforma, por meio de um aplicativo para celular, que informa a localização das lixeiras que atingiram a capacidade máxima e que estão prontas para serem esvaziadas. "Dessa forma, o projeto estimula a economia circular e contribui para incentivar a coleta seletiva e reciclagem", avalia.

Para João Antiquera, um dos desenvolvedores do projeto, a participação do congresso foi de grande importância. “Participar de um congresso internacional no nível do IEEE, ainda na graduação, é a uma das maiores conquistas que posso alcançar como aluno. A preparação foi intensa, tanto em nível de pesquisa, quanto de apresentação. A experiência de participar de um congresso internacional nunca será esquecida, e se torna um diferencial de mercado para toda equipe", afirma.