Vice-diretor do Inatel visita universidade francesa parceira no Programa Brafitec

inatel brafitec INP 2

O vice-diretor e pró-diretor de Graduação do Inatel, professor Guilherme Marcondes, esteve em novembro visitando a universidade francesa Grenoble INP – Esisar com a qual a instituição possui convênio por meio do Programa Brafitec. O professor visitou as unidades da universidade nas cidades de Grenoble e Valence e encontrou com os dois alunos do Inatel que estão em intercâmbio no país.

O objetivo da visita, de acordo com o professor, foi estreitar o relacionamento com a universidade parceira no intuito de viabilizar outras oportunidades para os alunos, não só de intercâmbio, como previsto no programa, mas também de projetos e eventos realizados em conjunto pelas duas instituições.

“De acordo com as novas diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia, que começam a valer a partir de 2023, a internacionalização deve ser um ponto importante e ativo dentro das instituições. Portanto, a interação em nível de graduação com universidades estrangeiras é muito importante para nós por vários aspectos. Primeiro, pela possibilidade dos alunos poderem ir para o exterior e também de recebermos alunos estrangeiros, o que promove a troca de experiências entre pessoas de culturas diferentes e o desenvolvimento do idioma. Em segundo lugar, por abrir portas para outras oportunidades como a dupla-diplomação”, explica o professor.

Foto (à direita): Em visita à França, prof. Guilherme encontrou com os alunos Guilherme e Thayana, que estão em intercâmbio pelo programa Brafitec

O Inatel participa do Programa Brafitec desde 2014 e é uma das poucas instituições brasileiras a integrar o programa. A intenção dessa cooperação entre Brasil e França é desenvolver projetos conjuntos de pesquisa entre universidades parceiras em todas as especialidades da Engenharia, exclusivamente em nível de graduação.