Movimento nos corredores, olhares curiosos ainda mais evidentes pelo uso das máscaras, carteiras ocupadas, alunos e professores. O dia tão esperado chegou. O campus voltou a ter vida em sua totalidade! Seguindo os protocolos dos órgãos de saúde e contando com a responsabilidade de cada um, o trabalho e as aulas presenciais foram retomados no dia 7 de fevereiro de 2022, após quase dois anos de restrições por conta da pandemia de COVID-19.
Para muitos tudo é realmente novidade, incluindo o início da graduação. Para os novos estudantes a chamada Weekone oferece uma série de atividades de integração, planejadas pelo Núcleo de Orientação Educacional (NOE). Além das apresentações institucionais, treinamentos para utilização do portal do aluno, os egressos participaram de um desafio que promoveu o trabalho em equipe e a pesquisa por informações do Inatel. “Sai direto do Ensino Médio em Santa Rita de Caldas e vim para o Inatel. Essa integração é muito importante para nós, pois é tudo novo. Ficamos inseguros, preocupados, então, ter esse apoio é fundamental”, afirma a caloura de Engenharia Biomédica Natalia Lopes. Confira aqui algumas fotos do início das aulas e Weekone.
Mas além dos calouros dos cursos há os “calouros de campus”. Afinal, muitos estudantes do segundo, terceiro e até quarto período da graduação estão “estreando” efetivamente no campus e até mesmo em Santa Rita do Sapucaí agora. Naizio Rapouso é um deles. Iniciou o curso de Engenharia de Telecomunicações no segundo semestre do ano passado e assistiu às aulas remotas em Goiânia, onde morava com a família. Só neste início de 2022 fez a mudança de cidade para, enfim, realizar o sonho de estudar e vivenciar o campus do Inatel. “A experiência de estar presente no Inatel é sensacional, acima da minha expectativa! Primeiramente pelo suporte e cuidados que a escola preparou para receber os alunos por conta da pandemia. E o mais empolgante é estar aqui, nas salas de aulas, conhecer os professores pessoalmente. A primeira vez que entrei no laboratório para ter aula presencial fiquei maravilhado com toda estrutura e planejamento para o nosso aprendizado”, conta o estudante.
O Inatel implementou em todo o campus as recomendações e requisitos de todos os decretos do município, fez demarcações nos espaços, disponibilização de álcool em gel, instalação de barreiras acrílicas, higienização extra diária com produto específico em todos os ambientes, exigiu o uso obrigatório de máscara e da vacinação. "É um momento muito especial em que o Inatel se preparou para receber toda a comunidade de forma protegida. Será muito importante que cada um de nós, junto com a instituição, tome os cuidados necessários de manter os ambientes o mais protegido possível", afirmou o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.