No dia 11 de agosto, o Inatel realiza um workshop gratuito que vai contar com a participação de pesquisadores do Brasil e da Alemanha que atuam na pesquisa de soluções para a camada física de redes 5G. O evento é destinado a estudantes, professores, pesquisadores e outros interessados nas tendências para as futuras redes de comunicação móvel celular.
Conduzido pelo professor do Inatel, Dr. Luciano Leonel Mendes, que passou os últimos dois anos dedicando-se às pesquisas de pós-doutorado na Universidade Tecnológica de Dresden, na Alemanha, o workshop mostrará os resultados dos estudos de esquemas de modulação com múltiplas portadoras inovadores desenvolvidos na universidade.
Os palestrantes estrangeiros, Martin Danneberg e Nicola Michailow, são pesquisadores que atuaram em colaboração com o professor para a publicação de diversos artigos científicos sobre o tema e que fazem parte do Vodafone Chair, laboratório de pesquisa em comunicações móveis patrocinado pela Vodafone dentro da universidade alemã, destinado à realização de pesquisas de ponta que contribuam para o avanço das tecnologias de comunicação sem fio mundiais. Já o pesquisador do CPqD, Cristiano Borges de Paula, que trabalha com Antenas e Sistemas de RF para 5G, falará sob o ponto de vista de um grupo de pesquisa nacional.
O evento é uma realização do Centro de Referência de Radiocomunicações (CRR), ambiente destinado a pesquisas relacionadas à 5ª Geração de Comunicações Móveis, implantado no Inatel, com o apoio do CPqD e do Vodafone Chair - Universidade Técnica de Dresden. As inscrições vão até o dia 7 de agosto.
Clique para se inscrever e obter mais informações sobre o Workshop 5G
Nova parceria internacional
Essa é uma das primeiras ações resultantes do convênio recém-firmado entre o Inatel e a Universidade Tecnológica de Dresden. O acordo prevê a cooperação das instituições nas atividades de pesquisas sobre 5G e envolve também o intercâmbio de alunos de mestrado e a oferta de posições para doutorado na Alemanha para aqueles que se destacarem no desenvolvimento de suas atividades.
"Este convênio será de grande importância para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao 5G no Instituto, pois permitirá que o Inatel tenha acesso às mais recentes inovações alcançadas pela universidade alemã, além de permitir que os pesquisadores do Inatel cooperem com o estado da arte destas tecnologias", avalia Luciano.