Workshop no Inatel apresenta pesquisas brasileiras e internacionais em 5G e IoT

Instituições desenvolvem pesquisas em conjunto para a futura rede de comunicação móvel

As pesquisas realizadas em conjunto pelo Brasil, Espanha, Finlândia, Alemanha e Coreia do Sul nas áreas de 5G e Internet of Things (IoT) serão tema de um workshop nos dias 26 e 27 de outubro, no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí/MG. O evento é gratuito e aberto a estudantes, professores, pesquisadores e interessados nas pesquisas e tendências tecnológicas que devem atender à quinta geração de comunicação móvel e ao mercado de IoT. As inscrições podem ser feitas pelo site www.inatel.br/5g-iot até 23/10.

O evento é uma correalização do Centro de Referência de Radiocomunicações (CRR) e do Centro de Cooperação em Tecnologia da Informação Brasil-Coreia (ITCC), ambos instalados no Inatel. O Workshop 5G e IoT contará com 17 apresentações de pesquisadores do Inatel, Unicamp, PUC-Rio, Universidade Federal do Ceará, Universidade de Oulu (Finlândia), Universidade Carlos III (Espanha), Universidade Tecnológica de Dresden (Alemanha), além da Agência Nacional da Sociedade da Informação-NIA (Coreia do Sul), parceira do Inatel no ITCCC. Serão abordados temas como o desenvolvimento do 5G, camada física, múltiplo acesso, rádios cognitivos, modelamento de canal com aplicação em 5G, IoT e Internet do Futuro.

O Inatel lidera as pesquisas brasileiras na área de 5G e que propõe um novo modelo de rede que permita o acesso à internet em áreas remotas com qualidade e custo acessível. Em dois anos e meio de pesquisas, os pesquisadores do CRR desenvolveram um transceptor MIMO-GFDM Flexível, apresentado recentemente em Brasília, e que será demonstrado durante o evento no campus, em outubro. A solução venceu, em junho, uma competição na Europa como a tecnologia mais flexível para a futura rede de comunicação móvel. Com o 5G espera-se aumentar o raio de cobertura, que atualmente é de 5 km à 10 km, para 50 km, com banda larga de qualidade até o limite da célula.

De acordo com o coordenador de Pesquisa do CRR, Luciano Leonel Mendes, o workshop vai apresentar os resultados obtidos nas pesquisas ao longo do ano e buscar maior sinergia nas colaborações das instituições parceiras. “Este ano, houve um aumento de escopo com a inclusão do IoT, que é um dos cenários de operação previstos pelo 5G”.

Algumas das pesquisas apresentadas no Workshop integram o projeto 5G-Range, aprovado pela Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), realizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com a Comissão Europeia. Além do Inatel, integram o consórcio multidisciplinar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), a unidade brasileira da empresa Ericsson e as universidades de Brasília (UnB), de São Paulo (USP) e Federal do Ceará (UFC). Já pelo lado europeu, a parceria envolve a companhia espanhola Telefónica e as universidades Carlos III de Madri, na Espanha, de Oulu, na Finlândia, e Tecnológica de Dresden, na Alemanha.