O fumante deve pensar que parando de fumar a sua saúde e a qualidade de vida melhoram. Quando você para de fumar, o seu corpo reage de forma quase que instantânea.

O fumo é considerado um dos maiores causadores de câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), há um aumento mundial de 2% ao ano na incidência de tumores malignos, sendo que em pelo menos 90% dos casos eles estão associados ao consumo de tabaco e seus derivados.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial adulta, ou seja, pelo menos 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais há 200 milhões de mulheres), fuma. As mortes pelo consumo do cigarro chegam a 4 milhões por ano, aproximadamente 10 mil mortes por dia. A OMS alerta também que se o consumo do cigarro não diminuir, em 2020 haverá 8,4 milhões de mortes por dia.

Vários estudos já comprovaram que a nicotina e o tabaco, substâncias presentes no cigarro, causam dependência. Parar de fumar nem sempre é fácil e é uma atitude exige muita força de vontade e iniciativa do fumante. O fumante deve pensar que parando de fumar a sua saúde e a qualidade de vida melhoram.

Quando você para de fumar, o seu corpo reage de forma quase que instantânea. Veja o que acontece com o seu organismo quando você para de fumar:


Em 20 minutos

A pressão arterial volta ao normal e a freqüência do pulso cai aos níveis normais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais.

Em 8 horas

Os níveis de monóxido de carbono no sangue chegam aos valores normais e o nível de oxigênio aumenta.

Em 24 horas

O risco de se ter um acidente cardíaco relaciona ao fumo diminui.


Em 48 horas


As terminações nervosas começam a crescer de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram.

De 2 semanas a 3 meses

A circulação sangüínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.

De 1 a 9 meses

Os sintomas comuns em fumantes, como tosse, ronquidão, congestão dos seios da face, fadiga e falta de ar ficam mais tênues. Os cílios epiteliais iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco e, conseqüentemente, reduzem o risco de infecções e "limpam os pulmões". A pessoa fica mais disposta para realizar atividades que requerem bastante energia.

Em 1 ano

O risco de doenças ligadas a males do coração cai pela metade, em relação a um fumante.

Em 5 anos

A taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Depois de 5 a 10 anos sem fumar, o risco de acidente vascular cerebral é reduzido aos níveis de não-fumantes. O risco de câncer na boca, garganta ou esôfago diminui pela metade, quando comparado ao de um fumante.

Em 10 anos

A taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes e não-fumantes é igual. As células pré-cancerosas são substituídas por outras saudáveis. Os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas diminuem.

Em 15 anos

Os riscos de uma pessoa morrer por doenças relacionadas a problemas no coração são iguais ao de uma pessoa que não fuma.


Fonte Unimed