Os riscos da caminhada são quase inexistentes, mas podem existir caso a pessoa não tenha um acompanhamento médico ou se o ritmo da caminhada for muito pesado.

Caminhar melhora a circulação sangüínea, a atividade do coração e contribui para a diminuição de riscos de problemas cardíacos. Fazer caminhadas também traz outros benefícios: diminui a tensão, o estresse, a ansiedade, combate sentimentos de inadequação, baixa auto-estima e depressão, melhora o humor e torna o sono mais tranqüilo. Esse tipo de atividade física auxilia nas dietas de emagrecimento e é ideal para pessoas sedentárias que queiram começar a fazer exercícios.

A caminhada proporciona um risco muito pequeno de lesão, pois é uma atividade de baixo impacto. Essa característica faz com que ela seja indicada para todas as pessoas, desde que elas tenham realizado uma avaliação médica antes. Os riscos da caminhada são quase inexistentes, mas podem existir caso a pessoa não tenha um acompanhamento médico ou se o ritmo da caminhada for muito pesado.

Freqüência

É recomendável fazer pelos menos 30 minutos de caminhada por dia, de três a cinco vezes por semana. Essa atividade gasta em média de 200 a 400 calorias por hora.

Algumas recomendações

- Para quem está começando, é indicado alternar um dia de descanso com um dia de exercício;
- Inclua a caminhada no seu dia a dia e faça com que ela aconteça regularmente. Caminhar apenas de vez em quando não irá surtir os efeitos desejados;
- Comece caminhando em um ritmo lento e vá aumentando-o progressivamente;
- Use roupas leves e tênis adequados à caminhada;
- Beba bastante líquido antes, durante e depois da caminhada;
- Se quiser comer antes de caminhar, opte por alimentos leves, como frutas e vitaminas.


Fonte Unimed