Por Bruno Kirmes Viguini
 
É cada vez maior o número de pessoas que reclamam de lombalgias, cervcicalgias, dorsalgias e gonalgias, ou melhor, dizendo, dores na coluna e nos joelhos.
Isso se deve a vários fatores que irei relacionar no decorrer deste artigo.


Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que "dor" é um aviso de que algum acontecimento fora do normal está acontecendo em nosso organismo.


Alguns acham que é normal, por exemplo, ficar dolorido depois de uma aula de ginástica ou depois de praticar alguma atividade física, e que essa dor é sinônimo de resultado positivo. Muito pelo contrário. A dor neste caso mostra que alguns estímulos diferentes ocorreram nas estruturas musculares, articulares e ósseas gerando assim uma sobrecarga nas mesmas, o que significa então que a pessoa extrapolou seus limites fisiológicos, ou seja, ela extrapolou suas condições físicas.
As dores nos joelhos e coluna podem decorrer por vários fatores, tais como:

SOBRECARGA EM ATIVIDADES FÍSICAS

Quando ultrapassamos nossos limites nas atividades físicas estamos contribuindo para o aparecimento de dores em várias partes do corpo, principalmente nos joelhos e coluna, pois os dois funcionam como base de sustentação de nossa estrutura corporal. Então, quando não fazemos os devidos alongamentos e os devidos aquecimentos antes das atividades, não utilizamos as cargas de caneleiras, halteres, aparelhos de musculação de acordo com a nossa possibilidade (as cargas devem ser estipuladas de acordo com o resultado de uma avaliação física, testes de cargas, objetivos pessoais, tempo de atividade física, regularidade dentre outros), não respeitamos os intervalos de recuperação, estamos assim impossibilitando que o organismo acompanhe de forma adequada as atividades que estamos submetendo-o.

Para evitar que as dores nos joelhos e coluna apareçam, devemos observar nossas posturas durante os exercícios bem como estimular uma maior produção de líquidos lubrificantes em nossas articulações para evitar também os desgastes articulares. "A ATIVIDADE FÍSICA, QUANDO NA DOSAGEM CORRETA, TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS AO ORGANISMO".

EXCESSO DE PESO E MÁ ALIMENTAÇÃO

Uma má alimentação e o excesso de peso corporal pode contribuir para as dores na coluna e nos joelhos durante ou depois da fase de crescimento do indívíduo. Isso se deve a qualidade da alimentação do indívíduo nesta fase, pois quando estamos em período de desenvolvimento estrutural, precisamos de alimentos ricos em nutrientes que contribuirão para um crescimento saudável e evitarmos também as sobrecargas citadas no tópico anterior em indivíduos em fase de desenvolvimento estrutural.

Se durante esta fase observarmos estes fatores, estaremos prevenindo as futuras dores na coluna e joelhos e com certeza estaremos com estruturas articulares, musculares e ósseas mais resistentes. Caso contrário estaremos apenas contribuindo para o aumento de nosso peso corporal e consequentemente para uma sobrecarga natural em nossas estruturas.

POSTURAS, CALÇADOS E ACESSÓRIOS UTILIZADOS NO DIA-A-DIA

O calçado de salto alto é o inimigo nº 1 das mulheres hoje em dia, pois o mesmo tira toda a posição anatômica de distribuição do peso fazendo com que criemos uma instabilidade em nosso joelhos e sobrecarreguemos a região plantar e os dedos do pé. Sem mencionar que quando estão de salto as mulheres contraem constantemente a musculatura posterior de perna, a tão conhecida panturrilha dificultando assim o fluxo sanguíneo no local o que pode acarretar em problemas que vão desde pés inchados até mesmo o surgimento de processos inflamatório na região. Mas não é só o salto alto o grande vilão para o aparecimento de dores na coluna e joelhos.

Vários outros detalhes que passam por nós despercebidos durante o dia são causadores dessas dores também. Exemplos: A altura da mesa em relação à cadeira de nosso escritório, atividades profissionais que exijam um tempo excessivo em determinadas posturas, a posição de nosso computador tanto no serviço quanto em casa, a posição da televisão em nosso quarto, as bolsas, mochilas que usamos no dia-a-dia, a posição com o dirigimos, andamos, sentamos e até mesmo andamos podem influenciar diretamente para que essas dores apareçam.

Claro que existem os problemas congênitos e outras causas para as dores de joelhos e coluna, mas o mais importante é optarmos por um caminho: A CURA OU A PREVENÇÃO.