Tempo é músculo. Desperdício de tempo é músculo perdido. Este é um jargão usado pelos profissionais que atuam em centros de Cardiologia. Para preservar o principal músculo do corpo humano, funciona no Distrito Federal o 1.º Centro da Dor Torácica da região Centro-Oeste. Desde a sua inauguração, em abril deste ano, o CDT do Hospital Anchieta segue padrões internacionais, utilizando o protocolo do


Advanced Cardiologic Life Support (ACLS) na assistência às situações de urgência e emergência cardíacas. Em novembro deste ano, o Hospital lançou a campanha Seu Coração em Suas Mãos, com o objetivo de dar à comunidade uma melhor saúde cardíaca. Na capital federal, cerca de 110 pessoas por 100 mil habitantes morreram no ano passado em decorrência de doenças cardiovasculares. Analisados os principais fatores de risco – dieta rica em gorduras, sedentarismo, tabagismo etc. Enfim, constata-se que o estilo de vida é o inimigo número um da população.

A chegada do verão e do sol quente requer não apenas cuidados com a pele e os cabelos, como estamos acostumados a pensar, mas também com uma parte do nosso corpo que costumamos esquecer: os olhos. Sensíveis aos raios ultravioleta, eles podem sofrer sérios danos, caso não sejam protegidos por óculos escuros apropriados.
Para tanto, é necessário dizer adeus aos óculos vendidos em camelôs ou em lojinhas de bairro. Segundo os oftalmologistas, esse tipo de óculos não protege realmente os olhos e aumenta o risco de lesões na retina.
Com o tempo, podem levar à degeneração macular, à formação de lesões pré-malignas em torno das pálpebras e à catarata.

Os médicos recomendam que, nos meses de calor mais forte, os óculos escuros passem a fazer parte do vestuário. Mas o conselho não deve ser seguido apenas por vaidade. É claro que um óculos de sol bonito ajuda a compor o visual, mas outros fatores estão em jogo. Por isso, o mais aconselhável mesmo é comprar o produto em óticas especializadas ou até encomendá-lo em um especialista, ou ainda oftalmologista.
Growth Growth