Alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações tiveram a oportunidade de participar, entre os dias 23 e 27 de maio, de um curso sobre Cibersegurança em Redes 5G oferecido pelo Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC). O intuito do curso foi oferecer aos alunos um contato com os princípios básicos sobre o tema e apresentar as principais técnicas de segurança cibernética que devem ser aplicadas às redes 5G, conhecimentos que serão essenciais para a formação dos estudantes.
Para a aluna de Engenharia de Telecomunicações, Amanda Gomes Marcelino, o curso foi um grande aprendizado. “Pude entender melhor o funcionamento da Cyber segurança em redes móveis bem como sobre 5G e sua estrutura. Conseguimos perceber como o 5G chega para sanar problemas de segurança trazidos das tecnologias anteriores e seus diversos benefícios para a rede e para o usuário”, comentou.
Já para Gabriel Henrique Barros Damasceno, também aluno do curso de Engenharia de Telecomunicações, o Brasil vivencia um cenário de expansão e implantação do 5G e o curso foi de extrema importância para que os alunos entendessem os conceitos que permeiam as características técnicas dessa nova tecnologia. “Percebe-se uma alta preocupação e estudo sobre o core, redes de acesso, antenas e no bom funcionamento sistêmico das tecnologias 5G, porém muitas vezes o quesito cibersegurança é deixado em segundo plano, sendo pouco abordado. Isto é incongruente com nossa realidade atual, já que vemos um número astronômico de usuários conectados e uma crescente preocupação em manter o acesso e os dados dos usuários seguros, impulsionado, inclusive, pela recente Lei Geral de Proteção de Dados, outorgada pelo Governo Federal. Mais uma vez o Inatel saindo à frente em relação ao que é visto no meio científico e acadêmico, enxergando a necessidade de abordar as características técnicas das comunicações seguras no 5G, conceitos estes que serão vitais para um funcionamento correto do sistema, que inovará a maneira com que vemos a sociedade atual e guiará os passos para uma futura geração inteiramente conectada”, destacou.
O curso contou com o apoio dos parceiros do Centro de Segurança Cibernética (CxSC), Huawei, Sikur e IMREED, e é o mesmo que está sendo oferecido para provedores de acesso à Internet de todo o Brasil.