Inatel recebe prêmio da Huawei por excelência em projetos-chave

Em mais de 20 anos de colaboração com a Huawei, o Inatel já recebeu diversos prêmios pelo desenvolvimento de soluções e projetos inovadores. Na última terça-feira (10), o Instituto foi novamente homenageado pela gigante chinesa com mais uma distinção: o Brazil Outstanding Contribution Award for Key Projects 2024, que celebra a excelência de parceiros estratégicos. Em 2022 e 2020, o Inatel também foi agraciado com o Best Collaboration Award, reafirmando sua excelência nas operações no Brasil.

A cerimônia deste ano destacou publicamente as contribuições excepcionais do Inatel, consolidando-o como um dos principais parceiros da Huawei em projetos de impacto global.

Segundo Fred Trindade, gerente executivo de Educação Continuada do Inatel, essa conquista está diretamente ligada à capacidade do Instituto de entregar treinamentos especializados de forma ágil e eficiente. "Essa flexibilidade é possível graças aos 10 anos de experiência acumulada [em treinamentos] com as soluções Huawei e ao nosso compromisso em formar profissionais altamente qualificados", afirma Fred.

A formação de profissionais voltados para Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) também é um diferencial estratégico do Inatel. De acordo com Trindade, os estudantes do Instituto têm a oportunidade de estagiar em projetos e programas realizados em parceria com a Huawei, o que permite agregar experiência nas tecnologias ainda na graduação, preparando-os para se tornarem especialistas no futuro.

No Inatel, há quase oito anos, esses talentos vêm sendo formados pelo programa Fábrica de Talentos. Muitos profissionais que hoje atuam na área de treinamento do Instituto passaram por esse programa, que capacita estudantes nas tecnologias da Huawei. "Nosso ciclo de formação valoriza tanto o mercado quanto a educação continuada, garantindo excelência nos serviços entregues aos parceiros", explica Mário Ferreira, gerente executivo do CIDC do Inatel.

Além de parcerias internacionais, como os treinamentos realizados na China e para a Angola Telecom, o prêmio também reconhece projetos estratégicos desenvolvidos no Brasil, especialmente para grandes operadoras nacionais. Essas iniciativas vão além do modelo tradicional de conectividade, envolvendo aplicações de IoT no agronegócio e redes privativas para indústrias, reforçando o protagonismo do Inatel no setor.

Veja mais