Os 20 anos do projeto de responsabilidade social Inatel cas@viva foram celebrados em uma cerimônia solene realizada na noite de 14 de dezembro, no Teatro Inatel. O evento reuniu pessoas que fizeram e fazem a história do programa, além dos estudantes que participaram das atividades no ano de 2022 e receberam os certificados. “Este certificado, para nós, é, ao mesmo tempo, um atestado de conclusão com êxito a todos os nossos jovens alunos que participaram das atividades previstas durante um ano de muita dedicação, que, temos certeza, foi um ano de crescimento com o aprendizado e incorporação de novos saberes, novas culturas e de novos instrumentos de cidadania. Este certificado representa para a nossa Fundação mais uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento daquela que tanto nos ofereceu. Queremos que todos os cidadãos santa-ritense compreendam o quanto esta Fundação é agradecida por tudo que a cidade e a comunidade aportaram de apoio, muitas vezes incondicional, ao desenvolvimento de nosso maior objetivo que é o de manter o Instituto Nacional de Telecomunicações”, disse o presidente da Finatel, Marcelo de Oliveira Marques.
O programa foi inaugurado em 29 de novembro de 2002, com a finalidade de oferecer alfabetização tecnológica para inclusão social a jovens alunos da rede pública de ensino de santa rita do sapucaí e pessoas adultas de nossa comunidade. Desde 20002, mais de 3.000 jovens e mais de 400 adultos receberam conhecimentos tecnológicos e de cidadania. Para que isso fosse possível, 1451 pessoas, entre alunos e colaborares do Inatel, atuaram como voluntários.
Na solenidade, foram entregues placas comemorativas em reconhecimento a relevante contribuição na idealização e ao apoio ao desenvolvimento do programa de responsabilidade social do Inatel ao professor Pedro Sergio Monti, diretor da instituição em 2002, época de criação do Inatel cas@viva; à equipe que formatou o que seria o projeto, formada pelo professor José Geraldo de Souza; Isabelli Mendes Carli; Ana Maria Pedrozo e Maria Helena Brusamolin, que inclusive criou o nome Inatel cas@viva, além do prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves, ex-diretor do Inatel. Também foram homenageados o município de Conceição dos Ouros, pelo apoio ao projeto Lixo Eletrônico, e o engenheiro e ex-aluno do Inatel cas@viva, Filipe Bueno Vilela, representado todos os estudantes que já passaram pelo projeto social. A trajetória do Filipe e de outras pessoas que fazem parte da história do projeto estão reunidas no site comemorativo.
As homenagens e certificados foram entregues pelo presidente da Finatel, Marcelo de Oliveira Marques, o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, o vice-diretor, Guilherme Marcondes e a orientadora pedagógica do programa Inatel casa@viva, Renata Aparecida Mendonça Villela. “Manter as atividades do Inatel cas@viva e ampliar suas diferentes frentes de atuação, em sintonia com as transformações e novas demandas sociais, a sustentabilidade, o cuidado com o meio ambiente e a evolução da tecnologia, são grandes desafios, pois é um programa que faz jus ao seu nome, o Inatel casa viva, transborda vivências, inovações e muitas trocas de experiências. Foram duas décadas e estamos prontos para clicar os olhos de novo, e viver muitas mais! Que venham mais e mais décadas de programa Inatel cas@viva”, disse Renata em seu discurso.