Inatel ministrou treinamentos para Angola Telecom na China com foco em tecnologia 5G

O Inatel deu mais um passo significativo na internacionalização de suas atividades ao oferecer um treinamento exclusivo para a Angola Telecom. Realizado na sede da Huawei em Hangzhou, China, o programa capacitou profissionais angolanos em tecnologias e soluções para 5G oferecidas por este fabricante.

Essa iniciativa, que ocorreu ao longo de outubro e novembro, foi conduzida por três instrutores brasileiros, todos especializados e certificados em tecnologias Huawei: Marcello Caldano, Pedro Rezende e Isadora Rodrigues.

Segundo Fred Trindade, Gerente Executivo de Educação Continuada do Inatel, o treinamento teve um formato prático e laboratorial, com cenários de teste montados especialmente para proporcionar uma experiência hands-on aos participantes.

“Os treinamentos englobaram diferentes segmentos da rede 5G, como o acesso móvel, núcleo de rede e IP. Também envolveram diferentes aspectos das soluções 5G Huawei, como operação, manutenção, planejamento e otimização de serviços”, explicou Trindade. Durante os 30 dias do programa, três turmas de 15 pessoas participaram de atividades simultâneas, tornando a capacitação intensa e personalizada.

Esse é o segundo programa de treinamentos entregue pelo Inatel à Angola Telecom, por meio da parceria com a Huawei. Em junho deste ano, a equipe do Inatel esteve em Luanda para capacitar a equipe da operadora sobre redes móveis e infraestrutura de TI.

 

A experiência internacional do Inatel como diferencial

O Inatel é parceiro da Huawei desde 2003 e, a partir de 2021, passou a liderar a entrega de treinamentos no mercado carrier no Brasil, com programas conduzidos em português, inglês e espanhol. Essa expertise e a capacidade de adaptação às demandas regionais foram fatores determinantes para a escolha do Instituto como responsável pela capacitação da operadora angolana.

Trindade destacou que a confiança da Huawei no Inatel é reflexo da qualidade e da agilidade do Instituto em desenvolver equipes e competências técnicas. “Hoje somos uma base importante de serviços para a Huawei, entregando treinamentos de ponta não só no Brasil, mas também para diferentes escritórios regionais nos países latino-americanos e, agora, Angola. Isso reforça nossa posição como referência em tecnologias Huawei”, afirmou.

Além da capacitação técnica, a experiência de realizar o treinamento diretamente no centro de excelência da Huawei foi enriquecedora para os instrutores do Inatel. “Estar na China, conhecer uma das sedes da Huawei e vivenciar sua estrutura laboratorial nos permitiu ampliar nosso entendimento sobre o ecossistema tecnológico da empresa”, completou o executivo.

Veja mais