O Laboratório de Redes Industriais do Inatel tem agora uma estrutura completa de equipamentos doados pela Sense Eletrônica Ltda, empresa de automação do Vale da Eletrônica, parceira da instituição. O espaço conta com um painel dispositivo de automação SLP, software e válvulas para controle de líquidos e gases em vários processos industriais.
Os primeiros equipamentos haviam sido entregues em novembro de 2022, e agora está completo com toda arquitetura de automação, que é utilizada para estudos da graduação e pós-graduação do Inatel, como também em treinamentos e testes de empresas.
O diretor da Sense Eletrônica Ltda, Celso Spinelli, e outros representantes da empresa, estiveram em visita ao laboratório na sexta-feira, dia 4 de agosto. “Para nós é muito gratificante essa parceria com o Inatel e ver a evolução do Instituto na formação de profissionais e em acompanhar o desenvolvimento tecnológico que ocorre numa rapidez muito grande. Esperamos colaborar muitos anos ainda com o Inatel na formação de pessoas altamente capacitadas”, disse Celso.
"Hoje esse laboratório é a concretização de um sonho e de um trabalho de muitos anos, com todas as redes que o mercado já utiliza e ainda irá utilizar" disse o gerente da Sense e ex-aluno Inatel, Sergio Bertoloni.
O coordenador dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica do Inatel, Alexandre Baratella, afirma que esses equipamentos são um diferencial para o laboratório, reforçam o aprendizado dos estudantes com o que há de atualidade no mercado de automação e foram importantes para a acreditação do Inatel pela da PI Brasil para certificações Profibus e Profinet e como Centro de Competência IO-Link.
“Essa é uma sinergia que só traz resultados positivos para a instituição, para os alunos, para o mercado, pois ajuda a formar cada vez melhor os profissionais, que é a missão do Inatel”, afirmou o vice-diretor e pró-diretor de graduação, Guilherme Marcondes.
“A Sense é um grande exemplo de integração empresa-escola. Essa parceria com o Inatel resultou na formação de grandes profissionais”, concluiu o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.
/p>