Este é o curso de maior tradição do Inatel, com mais de 50 turmas formadas na modalidade regular (aberto ao público) e In Company (para empresas). O curso de especialização em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações destina-se aos profissionais de engenharia ou com formação em outras áreas das ciências exatas, interessados em se manterem atualizados com os sistemas e redes de telecomunicações.
Capacite-se para atuar com modulação digital, gerência de redes, comunicações e redes ópticas, redes de telecomunicações, redes de acesso e transporte, redes multimídia, etc. Além da excelente infraestrutura e expertise do Inatel, os participantes têm a oportunidade de desenvolver um excelente networking nas aulas.
Carga Horária: 360 horas
TCC: Opcional
Atualmente é professor adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação, atuando também como coordenador adjunto dos cursos de Pós-Graduação de Redes e Sistemas de Telecomunicações, Tv Digital e IPTV, Eletrônica Avançada, Sistemas de Radiocomunicação e Internet das Coisas do INATEL. Em 2005 participou do projeto de Tv Digital brasileira (Modulação inovadora MI-SBTVD). Possui artigos em congressos nacionais e internacionais e pedido de patente na área de comunicação digital. Atua nos segmentos de filtragem adaptativa, comunicação digital, equalização, televisão digital, canais de comunicação, IoT, economia das coisas e Blockchain.
Prof. Estevan Marcelo Lopes
Coordenador do curso
Titulação: Doutor
Alexandre Carvalho Ferreira concluiu o Mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações em 2008. É graduado em Engenharia Elétrica modalidade Eletrônica com ênfase em Telecomunicações também pelo Instituto Nacional de Telecomunicações em 2004. Trabalha desde 2007 no Inatel Competence Center como Especialista em Sistemas no desenvolvimento de Hardware e Software Embarcado utilizando FPGAs (Field-Programmable Gate Array) e micro controladores.
Coordenador do MBA em Gestão Empresarial em Ambiente Tecnológico, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações e Gerente da Educação Continuada do Inatel Competence Center. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Comunicações Ópticas.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias emergentes e redes futuras.
Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Ph.D. em Engenharia de Telecomunicações pela Scuola Superiore Sant´Anna - Itália e University of Bath - Inglaterra (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2009). Trabalha atualmente como Professor Adjunto IV do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). De Março de 2009 a Agosto de 2011, foi Professor concursado da UNICAMP na área de Telecomunicações.
Por diversas vezes foi Invited Researcher de universidades renomeadas internacionalmente, tais como University of Oulu-Finlândia (2017), Technical University of Denmark-Dinamarca (2013), Max Planck Institute- Alemanha (2010), University of Bath - Inglaterra (2004, 2005 e 2007) e Scuola Superiore Sant´Anna - Itália (2015 e 2017). As suas principais áreas de pesquisa são: Antenas e Radares, Redes 5G, Fotônica de Micro-ondas, Sistemas Rádio sobre Fibra (RoF), Comunicações Ópticas e Óptica Não-linear. Arismar tem 10 patentes, 19 produtos transferidos para a indústria e 232 artigos publicados em periódicos e congressos internacionais e nacionais.
Possui graduação em Elétrica modalidade eletrônica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2000) e mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2006), Especialização (Lato Sensu) em Engenharia Biomédica (2014). Atualmente é professor integral, Coordenador do Nesp - Núcleo de Estágio e Serviços Profissionais do Inatel, Coordenador da Fetin Internacional e representante do Inatel no CREA-MG como conselheiro e coordenador adjundo da CEEE/CREA-MG. Atua principalmente nos seguintes temas: Rede de Transporte, NG-SDH, OTN, GFP, LCAS, VCat, Green IT.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto Nacional de Telecomunicações e Membro de corpo editorial das Telecomunicações (Santa Rita do Sapucaí) (1516-2338). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de sinais, processamento de voz, reconhecimento de fala.
Carlos Augusto Rocha, concluiu o Mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel. Graduado em Engenharia Elétrica, atualmente é responsável pela Pró-diretoria de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação e, leciona a disciplina de Eletrônica Analógica II (Amplificadores Operacionais) do Curso de Engenharia de Telecom e Engenharia Biomédica e também a Disciplina de Eletrônica Digital I (Portas Lógicas e Circuitos Combinacionais) nos cursos de Tecnologia em Gestão e Tecnologia em Automação Industrial. É professor do curso de pós-graduação latu sensu na disciplina de TV Digital. Possui diversos trabalhos de pesquisas e inovação realizados sob sua gerência e coordenação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação Digital, TV Digital, Automação Industrial, Transferência de Tecnologia, Gestão da Inovação, entre outros.
Doutor em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP – Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica em 2010. Mestre em Telecomunicações, pelo INATEL em 2004, Graduado em Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrônica e Telecomunicações, pelo INATEL, em 1994. Técnico em Eletrônica pela ETE-FMC de Santa Rita do Sapucaí – MG em 1989.
Diretor do Inatel. Diretor da Divisão de Telecomunicações do Departamento de Infraestrutura da FIESP. Membro do Conselho Técnico e Científico do Brain – Algar Telecom. Professor dos cursos de Engenharia e de Tecnologia do INATEL. Consultor do ICC (Inatel Competence Center) em projetos para empresas nas áreas de telecomunicações e eletrônica. Foi professor da ETE-FMC, no Curso de Técnico de Eletrônica, de 1991 a 1999 e Engenheiro de desenvolvimento de produtos para empresa LINEAR Equipamentos Eletrônicos S.A. (Hitachi Kokusai Linear Equipamentos Eletrônicos S.A.) de 1994 a 2004.
Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor titular do Instituto Nacional de Telecomunicações. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações e Telemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes ATM, Redes de Pacote, Sinalização, Sistemas de Comutação e Controle e Automação.
Nascido em Santa Rita do Sapucaí em 1973, formado como Técnico em Eletrônica na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa em 1992 e graduado em Engenharia elétrica em 1998 pelo INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações. Trabalhou 5 anos na multinacional Ericsson como instrutor técnico e gerente de projetos, principalmente na área de sistemas celular no planejamento, otimização e desenvolvimento de cursos para sistemas AMPS, DAMS, CDMA e GSM, em 13 países da America Latina, Estados Unidos, Europa e África.
Obteve o grau de Mestre em Telecomunicações, também pelo INATEL em agosto de 2007. É professor dos programas de graduação e pós-graduação em matérias relativas a comunicações móveis e transmissão digital no INATEL, além de já ter ministrado cursos nas áreas de planejamento e otimização para sistemas GSM, WCDMA, LTE, WiFI e WiMAX pelo ICC - Inatel Competence Center. Integrou o corpo de pesquisadores do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (1987), especialização em Informática Gerencial pela Faculdade de Administração e Informática (1994), especialização em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987) e mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2004).
Professor adjunto do Inatel, coordenador do CST em Redes de Computadores, no Inatel, e instrutor CCNA (Cisco Systems). Possui ainda as seguintes certificações: CCNA e CCAI (Cisco Systems), HCNE (Huawei-3Com) e CCTT (Fluke Networks). Tem experiência na área de Engenharia de Telecomunicações, com ênfase em Sistemas de Comunicação e Redes de Telecomunicações.
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2013). Mestre em Engenharia de Telecomunicações pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) (2002), Especialista em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) (1999), Graduado em Engenharia Elétrica pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) (1992), Curso de extensão em Engenharia Biomédica na Jade University of Applied Science em Wilhelmshaven - Alemanha (2012). Curso de extensão em Simulação de Sistemas de Comunicação na Universidade de Virginia Tech - EUA (2005).
Atualmente é professor adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação, atuando também como coordenador adjunto dos cursos de Pós-Graduação de Redes e Sistemas de Telecomunicações, Tv Digital e IPTV e Eletrônica Avançada da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Professor assistente da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).
Atuou como chefe de departamento do curso de Sistemas de Informação da UNIVAS no período de 2006 até 2009. Em 2005, participou do projeto de modulação inovadora MI-SBTVD. Possui diversos artigos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes segmentos: filtragem adaptativa, comunicação digital, equalização, televisão digital e canais de comunicação. No período de 2007 até 2009 foi coordenador do projeto de implantação dos cursos de tecnologia em Redes de Computadores e Automação Industrial do Inatel. Coordenou o curso de Eletrônica do Instituto Politécnico de Londrina (IPOLON) no período de 1995 a 2000.
Pós-graduado em Informática Gerencial e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (1985). Possui curso de nível médio em eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica "FMC". Atualmente é professor assistente da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e professor assistente da FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.
Tem experiência nas áreas de: Linguagens de Programação, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Protocolos de Comunicação, Eletrônica Digital, Microprocessadores / Microcontroladores, Segurança de TI e Auditoria de TI. Possui certificação de instrutor de treinamentos em redes e equipamentos de comunicação de dados pela Huawei Technologies.
Possui graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações e Eletrônica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (1995) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá - Unifei (2002). Atualmente é coordenador no Inatel do curso de Graduação em Engenharia Biomédica, desde 2010, tendo participado da criação e da implantação desse curso. Coordena o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva do Inatel - CDTTA. Atua nas áreas de eletrônica digital e analógica, sistemas microcontrolados, redes de dados, processamento digital de sinais biomédicos e tecnologia assistiva.
Possui graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Em Eletrônica e Telecom (1991) e Mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2005) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2016). Possui também especialização em administração pela FEA/USP (1999) e é certificado como PMP pelo PMI. Atualmente é professor titular, coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e de Engenharia de Software, Pró-Diretor de Graduação, Vice-Diretor e membro do conselho diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações. Foi membro do conselho diretor da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações de 2005 a 2018. Atuou como professor convidado do mestrado profissional da UnB em telecomunicações. Experiência de mais de 20 anos na área de P&D em projetos na área de tecnologia da informação e nas áreas de gerência de projetos e de negócios.
Doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Mestre em engenharia de telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atualmente é professor no Inatel na área de redes de telecomunicações. Também atua como pesquisador no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), desenvolvendo pesquisas na área de múltiplo acesso não ortogonal e sistemas eficientes de sensoriamento espectral cooperativo. Também é coordenador do laboratório de segurança cibernética do Inatel.
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança em Redes de Computadores.
Possui graduação em Engenharia de Operação em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (1969), graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (1973), mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1980), doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1998), curso técnico profissionalizante pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (1966), ensino fundamental primeiro grau pelo Ginásio Santo Antônio (1962) e ensino médio segundo grau pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (1965). Atualmente é professor titular do Instituto Nacional de Telecomunicações, professor titular da Universidade Federal de Itajubá, professor titular da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, Revisor de periódico das Telecomunicações (Santa Rita do Sapucaí), Revisor de periódico da IEEE Latin America Transaction e Revisor de periódico da Journal of Applied Soft Computing. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atuando principalmente nos seguintes temas: Microondas, Modulação eletro óptica, Guias ópticos, Processamento de sinais ópticos.
Possui graduação em Engenharia Elétrica ênfases em Eletrônica e Telecomunicações pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor titular do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atuou em várias posições administrativas no Inatel, incluindo: coordenador de laboratórios, gerente geral do centro de desenvolvimento de projetos, coordenador de pós-graduação, vice-diretor e pró-diretor de pós-graduação e pesquisa. Foi um dos fundadores da Revista Telecomunicações, editada pelo Inatel, da qual foi editor.
Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Redes de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de telecomunicações, comunicações sem fio, análise de desempenho de redes, comunicações digitais e controle de erro.
Possui os títulos de Mestre em Telecomunicações (Inatel 2009) e Engenheiro Eletricista (Inatel 2002). É funcionário da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações desde 2004 onde atua com pesquisa e desenvolvimento de projetos. Ministra matérias relacionadas à TV Digital e dispositivos lógicos programáveis nos cursos de pós-graduação do Inatel.
Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL (2016). Pós-graduado em Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL (2011) e graduado em Engenharia Elétrica modalidade Eletrônica (Especificidade em Telecomunicações) pelo mesmo instituto (2000). Também, formou-se como Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" (1994).
Atualmente é gerente técnico de implementação lógica de redes móveis celulares (Design + integração + Tuning/Otimização). Possui 19 anos de experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações tendo ministrado vários cursos sobre projetos de antenas, propagação das ondas eletromagnéticas, sistemas de rádio digital (UHF, SHF e EHF), planejamento de redes de rádio digital, comunicações via satélite e VSAT, redes de telecomunicações dentre outros; para várias operadoras de telecomunicações no Brasil e exterior além de outras empresas como Petrobrás, Banco do Brasil, Vale e etc.
Por 7 anos foi Assessor de Relações Internacionais no INATEL e atua como professor da referida instituição nos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia, principalmente na área de comunicações sem fio (Rádio Digital e Satélite). Trabalha também como gerente de projetos e consultor na área de telecomunicações no Brasil e exterior. Um dos projetos mais relevantes, que gerencia desde 2007, é o projeto de concepção de uma instituição de ensino superior em engenharia em Angola que consiste nos estudos, implantação e desenvolvimento do Instituto Superior para as Tecnologias de Informação e Comunicação - ISUTIC localizado em Luanda, instituição dedicada ao ensino de engenharia de telecomunicações e computação, pesquisa e extensão. O trabalho desenvolvido pela equipe do INATEL consiste no projeto institucional, pedagógico e financeiro incluindo a implementação do ISUTIC com diversos laboratórios de ensino, pesquisa, e ensaios e calibração com assessoria durante o primeiro ciclo de formação. Esse projeto é patrocinado diretamente pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação - MTTI da República de Angola.
Luciano Leonel Mendes possui os títulos de Bacharel em Engenharia Elétrica e Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), obtidos em 2001 e 2003, respectivamente. Ele concluiu o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2007. Desde 2001 é professor do Instituto Nacional de Telecomunicações, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação, além de ter ocupado os cargos de gerente técnico do Laboratório de Desenvolvimento de Hardware e coordenador do Curso de Mestrado de Telecomunicações.
Foi coordenador de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, merecendo destaque aqueles voltados para TV Digital com apoio da Finep e RNP. Entre 2013 e 2015, executou um projeto de pós-doutorado, com o apoio do CNPq, na Vodafone Chair Mobile Communications Systems, localizada na Technische Universität Dresden, Alemanha, na área de esquemas de modulação digital para a quinta geração de redes móveis celulares. Hoje ele coordena as atividades de pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), sendo o responsável pelas pesquisas em 5G neste projeto. Além disso, coordena a Comissão de Pesquisa e Casos de Uso do Projeto 5G Brasil, hospedado pela Telebrasil. Suas principais áreas de atuação são comunicações móveis, radiodifusão digital e modulações com múltiplas portadoras.
Marcelo Carneiro de Paiva nasceu em Ipameri, GO, em 30 de março de 1979. Recebeu o título de Técnico em Eletrônica pela ETE "FMC" (Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa") em 1998. Recebeu os títulos de engenheiro elétrico modalidade telecomunicações e mestre em telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em 2003 e 2009, respectivamente. Suas principais áreas de atuação são comunicação digital, comunicação móvel e TV Digital. Participou de projetos de pesquisa com fomento da FINEP, sendo que merece destaque o projeto TRTVD, onde atuou desenvolvendo sistemas de transmissão de TV Digital compatível com o SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) e o projeto MI-SBTVD, onde atuou no desenvolvimento de uma nova solução para o subsistema de modulação para o SBTVD.
Atualmente gerencia o Laboratório de Desenvolvimento de Hardware do ICC (Inatel Competence Center) onde desenvolve soluções microcontroladas para sistemas de controle, configuração e monitoramento remoto, soluções com lógica programável utilizando VHDL e FPGAs e soluções de Radiofrequência. Também atua como professor da disciplina de Sinais e Sistemas no curso de Graduação em Engenharia Elétrica e da disciplina de Modulação Digital no curso de pós-graduação em Engenharia de Redes e Sistemas, ambos do Instituto Nacional de Telecomunicações.
Mário Ferreira Silva Jr é engenheiro, formado em julho de 2008 como Engenheiro Eletricista na modalidade Eletrônica com Ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações e em 2012 recebeu o título de Especialista em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo mesmo instituto. Atuou como gerente de educação continuada na instituição entre os anos de 2013 e 2018, sendo responsável pela gestão e execução de capacitações presenciais e a distância, além de consultorias na área de tecnologia de informação e comunicação para clientes no Brasil e no exterior. Atualmente é o gerente executivo do "Competence and Innovation Development Center", setor responsável pela realização de atividades de projetos, documentação, ativação e configuração remota de equipamentos de telecomunicações em todo o Brasil, além de aceitação remota de sites. O setor, em parceria com a Huawei, tem como clientes finais todas as principais operadoras de telecomunicações do país, atuando no acesso (fixo e móvel) e em redes microondas e ópticas de transporte.
É Pesquisador 'Produtividade em Pesquisa Nível 2' do CNPq e Professor Titular do Inatel. Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações (1994), Mestrado em Engenharia Elétrica pelo Inatel (2002) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor titular do Inatel.
Atuou por seis anos como coordenador adjunto para o programa de pós-graduação Lato Sensu do Inatel. Atuou como professor adjunto da Faculdade de Medicina de Itajubá. Já publicou artigos em revistas do IEEE e em congressos internacionais. É membro da Câmara de Assessoramento de Arquitetura e Engenharias - TEC da Fapemig. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, atuando principalmente na área de comunicações sem fio. Tem experiência na indústria nas áreas produtiva e de suprimentos. Suas pesquisas incluem aspectos gerais sobre Transmissão Digital, Comunicação Móvel e canais com desvanecimento. Seu mais recente interesse situa-se em técnicas de sensoriamento espectral para sistemas de Rádio Cognitivo. Revisor de vários periódicos.
Pós-graduado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2008) e graduado em Engenharia Elétrica (com ênfase em Telecomunicações) pelo mesmo instituto (1993). Cursou 6 disciplinas no curso de mestrado do Inatel na área de telecomunicações. Possui mais de 24 anos de experiência na área de Telecomunicações, onde já trabalhou em operadoras de telefonia e fornecedores de equipamentos.
É professor do Inatel desde o ano de 2000, nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de telecomunicações e engenharia biomédica, ministrando disciplinas de telefonia fixa comutada, sistemas celulares, gerenciamento de redes, sistemas de sinalização, redes de acesso, introdução a eletrônica, interação da radiação não-ionizante com o tecido biológico e tecnologias de imagem médica nos equipamentos de ressonância magnética, ultrassom, raio X e tomógrafo.
Ocupa o cargo de Gerente de Educação Continuada do Inatel Competence Center e atua também como gerente de projetos e consultor na área de telecomunicações. Desde 2002 desenvolve atividades de gestão e planejamento na administração dos cursos de extensão para alunos de graduação e também para o mercado de TIC coordenando uma equipe de instrutores. É conselheiro do CREA-MG (gestão 2013-2018). Foi legislador na Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí/MG entre 2013-2016.
Tiago Reis Rufino Marins possui os títulos de Mestre em Telecomunicações e Engenheiro Elétrico modalidade Eletrônica com ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, obtidos nos anos de 2012 e 2007 respectivamente. Atualmente é doutorando na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Atua como professor da graduação e pós-graduação do Instituto Nacional de Telecomunicações, onde ministra disciplina voltada à comunicação digital. Também atua como pesquisador no Centro de Referência em Radiocomunicações - CRR do Inatel. É um dos integrantes da equipe responsável por desenvolver o MODEM de referência para a 5ª geração de comunicações móveis.
Inscreva-se no curso de Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações
Presencial
Santa Rita do Sapucaí
Matrícula até 15/12/2019 | 16/12/2019 a 29/02/2020 | Após 01/03/2020 | |||
---|---|---|---|---|---|
Valor do Curso | Com desconto | + 9% de desconto | + 7% de desconto | + 5% de desconto | |
À vista (20% de desconto) | R$ 24.840,00 | R$ 19.872,00 | R$ 18.083,52 | R$ 18.480,96 | R$ 18.878,40 |
1+1 (10% de desconto) | R$ 24.840,00 | R$ 22.356,00 | R$ 10.171,98 | R$ 10.395,54 | R$ 10.619,10 |
24 vezes de R$ 1.035,00 | R$ 24.840,00 | R$ - | R$ 941,85 | R$ 962,55 | R$ 983,25 |
São Paulo
Valor do Curso | Com desconto | Matrícula até 15/12/2019 + 9% de desconto |
16/12/2019 a 29/02/2020 + 7% de desconto |
Após 01/03/2020 + 5% de desconto |
|
---|---|---|---|---|---|
À vista (20% de desconto) | R$ 33.120,00 | R$ 26.496,00 | R$ 24.111,36 | R$ 24.641,28 | R$ 25.171,20 |
1+1 (10% de desconto) | R$ 33.120,00 | R$ 29.808,00 | R$ 13.562,64 | R$ 13.860,72 | R$ 14.158,80 |
24 vezes de R$ 1.380,00 | R$ 33.120,00 | R$ - | R$ 1.255,80 | R$ 1.283,40 | R$ 1.311,00 |
*Ex-alunos graduados pelo Inatel possuem 50% de desconto no curso. Para outras opções de desconto entre em contato conosco.
Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil
Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000
Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.
Aceitar Não aceitarObrigado
Obrigado