Engenharia Biomédica
O curso de Engenharia Biomédica do Inatel foi o sexto a ser aberto nessa especialidade no Brasil, em 2010.
Foi criado baseado na experiência com a pós-graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, que teve início 4 anos antes do curso de graduação.
Tem característica interdisciplinar, formando um profissional para atuar na fronteira do conhecimento entre estas duas áreas e permite que a tecnologia seja aplicada em benefício da saúde.
Para formar um profissional capacitado, o Curso de Engenharia Biomédica compreende conteúdos de Anatomia, Fisiologia, Biofísica, Biomecânica, Transdução de Sinais Biomédicos, Equipamentos Médicos, Radiações, Física Médica e Medicina Nuclear, Engenharia Clínica, Segurança Biológica, Biomateriais, Informática Médica, Processamento de Imagens Médicas, Inteligência Artificial e Redes Neurais, Sistemas de Telemedicina, Engenharia de Reabilitação, entre outros.
O estudante do Inatel tem a possibilidade de obter além do diploma da Instituição, também um diploma em universidade europeia por meio de um acordo de dupla diplomação.
Período integral e noturno
5 anos
120 vagas anuais
Título: Bacharel
Mercado de trabalho
Os equipamentos eletroeletrônicos estão presentes em ambientes hospitalares, clínicas, consultórios odontológicos, entre outros. Todos os equipamentos utilizados nesses ambientes são resultados da pesquisa médica em conjunto com a Engenharia. O Brasil já conta com um número significativo de empresas nesse segmento, mas com carência de profissionais devidamente formados para o desenvolvimento das funções. Empresas nacionais e multinacionais oferecem aos profissionais formados em Engenharia Biomédica ótimas e desafiadoras condições de trabalho.
Para atender à demanda de um mercado em efervescência, muitos profissionais que atuam na carreira de engenheiro biomédico optam por montar suas próprias empresas. Em função das tecnologias cada vez mais sofisticadas, se faz necessária a presença do Engenheiro Biomédico dentro dos hospitais, onde a tecnologia se desenvolveu muito nas últimas décadas, trazendo um grande benefício para a população nas áreas de diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Áreas de atuação
Indústrias e empresas de comercialização ou prestação de serviços na área de equipamentos para a saúde
Projeto, desenvolvimento ou comercialização de tecnologias médico-hospitalares. Desenvolvimento de softwares e equipamentos eletrônicos.
Entidades de saúde - hospitais e clínicas
- Gestão da tecnologia presente nas entidades de saúde, atuando na especificação para aquisição de equipamentos médicos e planejamento de seu uso e manutenções.
- Calibração e aferição de equipamentos médicos e eletro-médicos.
- Elaboração de programas de treinamento.
- Acompanhamento do médico em procedimentos que utilizam tecnologias (O Engenheiro Biomédico não lida diretamente com os pacientes, mas com os equipamentos e tecnologias).
Órgãos de certificação, fiscalização e qualidade
- Atuação como uma ponte entre as empresas e entidades como ANVISA e Inmetro.
- Orientação para a determinação de quais normas são aplicáveis ao produto biomédico.
- Realização do processo de controle de qualidade e certificações.
Carreira acadêmica e científica
Ensino e pesquisa científica em universidades para o desenvolvimento de novos equipamentos, a descoberta de materiais e instrumentos biomédicos.
Veja a tecnologia a favor da vida! Entenda como funciona respirador pulmonar, o equipamento que mais salvou vidas na pandemia.
Laboratório eHealth Innovation Center - Inatel
Conheça as ações do eHealth Innovation Center, o centro de pesquisas em Engenharia Biomédica do Inatel.
Confira o que você vai estudar no curso de Engenharia Biomédica
Grade curricular - Integral
aguarde...
Grade curricular - Noturno
aguarde...
Coordenador do curso Prof. Fabiano Valias de Carvalho
Possui graduação em Engenharia Elétrica ênfase em Telecomunicações e Eletrônica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (1995) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá - Unifei (2002). Desde 2010 é coordenador do curso de Graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, tendo participado da criação e da implantação do curso. Coordena o eHealth Innovation Center. Coordenou o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia Clínica e Engenharia Biomédica do Inatel por 9 anos. Atua nas áreas de eletrônica digital e analógica, sistemas microcontrolados, redes de dados, processamento digital de sinais biomédicos e tecnologia assistiva. Integra a Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica - SBEB desde 2016, tendo coordenado a Comissão de 2016 a 2018. Em 2022 passou a fazer parte da Comissão de Engenharia Clínica da SBEB.
Depoimentos
"Se trata de uma instituição reconhecida no cenário nacional e internacional, que apresentava no seu escopo de matérias, assuntos literalmente ligados à prática da Engenharia no dia a dia."
Álvaro Lopes, ex-aluno do Inatel
"O Inatel é a instituição onde realmente fiquei mais segura e bem atendida, uma vez que avança com a estratégia de aliar as suas experiências, possui laboratórios extraordinários, salas com data show e biblioteca confortável."
Bruna Leite Tavares, ex-aluna do Curso de Engenharia Biomédica
"A Engenharia Biomédica é a aplicação das técnicas das ciências exatas em benefício da saúde. Para quem busca formação na área o mercado é promissor. Por falta de profissionais especializados, engenheiros eletricistas, eletrônicos e mecânicos realizam o trabalho de engenheiros biomédicos, num campo em que a tecnologia precisa cada vez mais de especialistas. O curso possibilita ao egresso entender, desenvolver e fazer a gestão da tecnologia presente no ambiente médico-hospitalar e odontológico."