Perguntas Frequentes

INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR DO INATEL

Como posso utilizar a nota do Enem?

Você pode utilizar suas últimas notas do ENEM para ingressar no Inatel, através de uma seleção das notas que ocorre antes das provas do vestibular. Caso sua nota não seja suficiente para ingresso, você estará automaticamente inscrito para as provas, sem precisar realizar outra inscrição.

Preenchi minha inscrição com um dado errado. E agora?

Caso algum dado tenha sido registrado de forma errônea na ficha de inscrição ou por engano, é necessário enviar uma solicitação para vestibular@inatel.br para alteração dos dados.

Meu boleto da taxa de inscrição venceu, o que eu faço?

Quem opta em pagar a inscrição pelo boleto tem 7 dias para efetuar o pagamento. Após este prazo é necessário entrar no site e retirar a segunda via em: https://siteseguro.inatel.br/Vestibular/acesso/seguranca/login

BOLSAS DE ESTUDOS E OPORTUNIDADES

Os primeiros colocados ganham bolsas de estudos?

Os primeiros colocados selecionados, tanto pelo ENEM como pelas provas, são contemplados com bolsas de estudos de 100% e 50%. Essas bolsas contemplam os melhores classificados gerais, em alguns processos, pode chegar até o 10º colocado geral.

Essa informação fica disponível na página do vestibular, em cada processo seletivo que está ocorrendo.

Como conseguir uma bolsa de estudos para ajudar a iniciar meus estudos?

Para participar da seleção, o candidato do Processo Seletivo do Inatel deverá preencher a Ficha Social em www.inatel.br/vocepode, de forma completa e dentro do prazo estipulado. Deverá, ainda, pagar a taxa de inscrição para o vestibular do qual deseja participar.

Esta bolsa socioeconômica varia de 20 a 100% do valor da mensalidade, dependendo das condições financeiras do estudante.

O Inatel tem diversos outros programas de Bolsas de Estudo para manutenção durante a vida acadêmica. Saiba mais oportunidades em www.inatel.br/vocepode.

Tem PROUNI?

O Inatel NÃO participa do programa PROUNI do Governo Federal para concessão de bolsas de estudos para alunos carentes.

Entretanto, o programa de Bolsas da Fundação (bolsas Finatel) concede o mesmo recurso que concederia se adotasse o PROUNI, mas com algumas vantagens:

  • No programa do Inatel, a bolsa de estudos é dada em diferentes proporções, variando de 20% a 100%, dependendo da análise feita de todos os comprovantes apresentados pelo aluno. Isso possibilita conceder bolsas a um número maior de alunos. No ProUni as bolsas são concedidas em valores equivalentes a 50% e 100%.
  • No Programa de bolsas do Inatel, o aluno pode ser contemplado com a bolsa, tendo realizado seu Ensino Médio em escola particular ou pública. Já no ProUNI, somente alunos estudantes de escolas públicas, ou de escolas particulares com bolsa integral nos três anos de Ensino Médio, podem concorrer as bolsas.

Posso fazer estágio já no 1º período do curso?

  • Sim. Do 1º ao 5º período o estágio não é obrigatório e não vale oficialmente para a disciplina de "estágio supervisionado". Porém, desde que tenha capacidade técnica para atuação em qualquer empresa, o aluno pode fazer o estágio para ganhar experiência na área, aprender coisas novas e ter uma ajuda de custo.
  • A carga horária varia de acordo com a disponibilidade do aluno e necessidade da empresa. Na incubadora do Inatel são 11 empresas na área tecnológica, e na cidade de Santa Rita do Sapucaí são mais de 150 empresas. Além do estágio há a opção de monitoria ou iniciação científica.

SOBRE A MATRÍCULA

Posso fazer matrícula a distância?

A matrícula pode ser feita pelos pais do candidato aprovado sem necessidade de procuração. Em caso de terceiro, este deverá portar procuração autenticada em cartório. Em qualquer dos casos será preciso observar a lista de documentos exigidos para a matrícula, principalmente o histórico escolar, sem o qual a matrícula não será efetuada de forma alguma.

Há taxa de matrícula?

Não. No ato da matrícula o aluno paga o valor referente à primeira mensalidade do curso, mais a taxa da associação atlética (10%). A taxa da associação atlética é paga uma única vez e tem validade para todo o curso, sendo obrigatória. Caso haja interesse, o aluno poderá se associar ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), pagando uma taxa de adesão mais mensalidade. A adesão ou o desligamento do DCE podem ser feitas a qualquer momento.

Posso migrar de curso caso não me identifique com a primeira opção?

Sim. Para pedido de transferência, o aluno deve ser aprovado no processo seletivo específico para transferências, concorrendo com outros candidatos, inclusive de outras instituições, observando prazos e determinações do edital. Não há restrição quanto ao período em que está sendo cursado. Mais informações podem ser obtidas na Seção de Registros Acadêmicos - SRA.

SOBRE A CIDADE DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ – MG

Onde fica Santa Rita do Sapucaí?

Santa Rita do Sapucaí fica localizada no Sul de Minas Gerais, próximo a Pouso Alegre (rodovia Fernão Dias). A cidade é conhecida como Vale da Eletrônica no Brasil, por abrigar + de 150 empresas de tecnologia.

Distâncias:

  • 220 km de São Paulo
  • 130 km de São José dos Campos
  • 250 km de Volta Redonda
  • 360 km do Rio de Janeiro
  • 420 km de Belo Horizonte

Onde posso morar?

Santa Rita do Sapucaí é uma cidade universitária com aproximadamente 4000 estudantes que circulam diariamente na cidade. Existem diversos tipos de acomodações como pensões, repúblicas, quartos, casas para aluguel, etc. É comum os alunos morarem em casas compartilhadas. Mais informações no site: www.inatel.br/home/santa-rita-do-sapucai

O que tem na cidade?

Santa Rita do Sapucaí é uma cidade empreendedora com diversas empresas de tecnologia atrai visitantes do Brasil inteiro e estrangeiros que vem em busca de soluções de tecnologia. Tem se despontado em movimentos colaborativos e culturais, que integram dança, música, workshops, festivais, feiras , além de promover um dos maiores carnaval indoor do Brasil.

Alguns movimentos e eventos:

O que tem na região?

A região Sul de Minas é rica em belezas naturais, muito próximo a Santa Rita se encontra a Pedra do Baú, cachoeiras em Gonçalves, o Circuito das Águas na região de São Lourenço, Pouso Alegre com comércio forte (e shopping com cinema).

Outras regiões turísticas próximas:

  • Campos do Jordão
  • Monte Verde
  • São Tomé das Letras

MainMenu

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200