Perguntas Frequentes

  • 1- Qual a diferença entre Cursos Superiores de Tecnologia e Cursos Técnicos?

    O curso técnico é voltado para o aluno que vai cursar ou já cursou o ensino médio e quer aprender uma profissão. É o aluno aprender uma especialidade profissional em nível elementar. Hoje ele é amplamente oferecido integrado ao ensino médio. Ou seja, o aluno faz os dois ao mesmo tempo. E as atividades exercidas por pessoas com formação técnica ainda são mais operacionais e associadas às habilidades.

    Já o curso de tecnologia é um curso superior, uma modalidade de graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura (é uma faculdade). Nos cursos tecnólogos, as disciplinas são flexíveis, isso significa que o conteúdo é sempre atualizado de acordo com as demandas do mercado. As aulas garantem profundidade, de forma que o estudante com curso tecnólogo é rapidamente inserido no mercado e possuem outras atribuições mais complexas. E com a vantagem de ter um diploma de Graduação em um curso com menor duração, que geralmente é de 3 anos.

  • 2- Qual a diferença entre Ciência da Computação e Engenharia da Computação?

    O engenheiro da computação abrange as áreas de software e hardware. O profissional dessa área recebe uma formação que lhe permite conceber, projetar e implementar não só as soluções de software requeridas em uma determinada aplicação, mas também especificar - e mesmo projetar - os equipamentos computacionais necessários à sua implementação. Dessa forma, o campo de atuação do engenheiro da computação é mais amplo permitindo-o atuar em projetos nas áreas de computação e em projetos multidisciplinares que utilizam softwares e hardwares computacionais como ferramentas.

  • 3- As provas do Processo Seletivo são realizadas apenas em Santa Rita do Sapucaí?

    Todas as provas são realizadas em um único dia, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas Gerais. O Inatel não realiza vestibular em outras cidades.

  • 4- Qual número de vagas para cada curso?

    • Engenharia Biomédica - 120 vagas anuais
    • Engenharia de Controle e Automação - 120 vagas anuais
    • Engenharia da Computação – 120 vagas anuais
    • Engenharia de Telecomunicações – 250 vagas anuais
    • Curso Superior de Gestão de Telecomunicações - 120 vagas anuais
    • Curso Superior de Tecnologia em Auomação Industrial - 120 vagas anuais
  • 5- Como posso me inscrever para o vestibular?

    Para inscrição no Processo Seletivo do Inatel são duas opções: pela internet e na Seção de Registros Acadêmicos - SRA, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí. Para conhecimento dos prazos, acesse Inscrições.

  • 6- Quem tem autorização para fazer minha matrícula?

    A matrícula pode ser feita pelos pais do candidato aprovado sem necessidade de procuração. Em caso de terceiro, este deverá portar procuração autenticada em cartório. Em qualquer dos casos será preciso observar a lista de documentos exigidos para a matrícula, principalmente o histórico escolar, sem o qual a matrícula não será efetuada de forma alguma.

  • 7- Há taxa de matrícula?

    Não. No ato da matrícula o aluno paga o valor referente à primeira mensalidade do curso, mais a taxa da associação atlética (10%). A taxa da associação atlética é paga uma única vez e tem validade para todo o curso, sendo obrigatória. Caso haja interesse, o aluno poderá se associar ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), pagando uma taxa de adesão mais mensalidade. A adesão ou o desligamento do DCE podem ser feitas a qualquer momento.

  • 8- Posso migrar de curso caso não me identifique com a primeira opção?

    Sim. Para pedido de transferência, o aluno deve ser aprovado no processo seletivo específico para transferências, concorrendo com outros candidatos, inclusive de outras instituições, observando prazos e determinações do edital. Não há restrição quanto ao período em que está sendo cursado. Mais informações podem ser obtidas na Seção de Registros Acadêmicos - SRA.

  • 9- Como conseguir uma bolsa de assistência estudantil para ajudar a pagar meus estudos?

    Após se matricular, o interessado deve procurar a Seção de Assitência Estudantil. No início de cada semestre, a comissão de bolsas da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações, mantenedora do Inatel, determina um prazo para solicitação de bolsas e divulga para todos os alunos. Esta bolsa varia de 20 a 70% do valor da mensalidade, dependendo das condições financeiras do estudante.

  • 10- Tem ProUni?

    O Inatel NÃO participa do programa PROUNI do Governo Federal para concessão de bolsas de estudos para alunos carentes.

    Entretanto, o programa de Bolsas da Fundação (bolsas Finatel) concede o mesmo recurso que concederia se adotasse o PROUNI, mas com algumas vantagens:

    1. No programa do Inatel, a bolsa de estudos é dada em diferentes proporções, variando de 20% a 70%, dependendo da análise feita de todos os comprovantes apresentados pelo aluno. Isso possibilita conceder bolsas a um número maior de alunos. No ProUni as bolsas são concedidas em valores equivalentes a 50% e 100%.
    2. No Programa de bolsas do Inatel, o aluno pode ser contemplado com a bolsa, tendo realizado seu Ensino Médio em escola particular ou pública. Já no ProUNI, somente alunos estudantes de escolas públicas, ou de escolas particulares com bolsa integral nos três anos de Ensino Médio, podem concorrer as bolsas.
  • 11- Posso fazer estágio já no 1º período do curso?

    Sim. Do 1º ao 5º período o estágio não é obrigatório e não vale oficialmente para a disciplina de ‘estágio supervisionado’. Porém, desde que tenha capacidade técnica para atuação em qualquer empresa, o aluno pode fazer o estágio para ganhar experiência na área, aprender coisas novas e ter uma ajuda de custo.

    A carga horária varia de acordo com a disponibilidade do aluno e necessidade da empresa. Na incubadora do Inatel são 11 empresas na área tecnológica, e na cidade de Santa Rita do Sapucaí são mais de 150 empresas. Além do estágio há a opção de monitoria ou iniciação científica.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br