Engenharia de Controle e Automação
Desde 2012, o Inatel oferece o Curso de Engenharia de Controle e Automação, que atende as demandas de vários setores - elétrico, eletrônico, telecomunicações, petrolífero, mineração, automobilístico, celulose, ferroviária, entre outras áreas.
A grade do curso de Engenharia de Controle e Automação combina robótica, matemática, física, mecânica, eletroeletrônica, informática e telecomunicações, além de disciplinas ligadas ao meio ambiente, saúde, direito e empreendedorismo.
Com inúmeras atividades práticas, em laboratórios com alta tecnologia, o aluno aprende a desenvolver, a projetar, a analisar e a controlar máquinas operadas eletronicamente. Também pode trabalhar com sistemas robóticos, sistemas elétricos e de controle industrial, predial e comercial.
Período integral e noturno
5 anos
120 vagas anuais
Título: Bacharel
Mercado de trabalho
Toda indústria, atualmente, tem alguma forma de automação, desde um sistema simples aos mais elaborados e complexos. Isso facilita para que esse engenheiro encontre vagas em qualquer setor da cadeia de suprimentos, pois ele é contratado pelas empresas para atuar no projeto e desenvolvimento de novos sistemas que visem a aumentar a produtividade de uma indústria e a qualidade dos produtos. Os setores de petróleo e gás, manufatura, mineração e metalurgia são tradicionais empregadores deste profissional.
Duas novas áreas apresentam grande potencial: indústria portuária e a domótica (pesquisa e desenvolvimento de automação de rotinas e tarefas domésticas). O Sul, o Sudeste e a região da Zona Franca de Manaus são os principais centros de emprego. Mas, as regiões Nordeste e Centro-Oeste estão em franca expansão e são boas áreas para se atuar.
Áreas de atuação
Empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados
Realizar e coordenar estudos de viabilidade, projetos, construção, controle de qualidade, comercialização, instalação, ensaios, otimização, calibração, manutenção e reparos de equipamentos e sistemas de controle para automação industrial, materiais e componentes de maquinário industrial e sistemas inteligentes aplicados à automação industrial.
Indústrias e máquinas de dispositivos de controle e automação industrial
Assessorar nos processos de compra, elaboração de programas e requisitos para a aquisição e verificação de bens, serviços e equipamentos, sistemas e partes de sistemas de tecnologia de controle e automação.
Desenvolvimento de hardware
Eletrônica analógica e digital aplicadas a sistemas computacionais.
Desenvolvimento de aplicativos
Jogos e sistemas baseados em Computação Gráfica.
Normas técnicas
Participar da elaboração, modificação, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas relacionadas à tecnologia de controle e automação.
Segurança do trabalho
Realizar e coordenar o planejamento, a organização, a verificação de adequação a usos e normas de segurança, de instalações relacionadas à tecnologia de controle e automação em unidades industriais, além de equipes de trabalho.
Consultoria
Realizar e dirigir programas e tarefas de investigação e consultorias na área de Engenharia de Controle e Automação.
Área acadêmica
Realizar pesquisa acadêmico-científica e tecnológica na área de Controle e Automação e outros que lhe sejam conferidos pelo respectivo conselho de classe.
Como a robótica está presente na revolução da indústria? Veja que são os robôs, os grandes responsáveis por trazer tecnologias, desenvolvidas com Engenharia de Controle e Automação, às indústrias e fábricas.
Conheça o Laboratório de Robótica e Inteligência Artificial construído para aperfeiçoar seus conhecimentos de Engenharia de Controle e Automação.
Saiba MaisConfira o que você vai estudar no curso de Engenharia de Controle e Automação
Grade Curricular Integral
aguarde...
Grade Curricular Noturno
aguarde...
Coordenador do curso Alexandre Baratella Lugli
Possui curso técnico em eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" (1999), graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2007), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2013) e pós doutorado, PhD, em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2020). Atualmente, é coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), professor de curso superior do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), coordenador do PICC/PITC PROFIBUS/PROFINET do Inatel, do Centro de Competências (CC) IO LINK do Inatel. e vice presidente do Coselho Fiscal da FINATEL. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes industriais, Ethernet, meios físicos, instrumentação industrial, atuadores industriais e controladores industriais. Atuou como coordenador e gestor de projetos em automação industrial pela empresa Sense Eletrônica.
Depoimentos
"O curso de Controle e Automação possui uma vasta área de atuação para o profissional. Pode trabalhar no setor de energia, óleo & gás, siderurgia, mineração, alimentícia, entre outros. O diferencial do curso do Inatel é a estrutura de laboratório, com equipamentos modernos e um corpo docente extremamente qualificado."
Coordenador do curso, Prof. Alexandre Baratella Lugli
"No curso de Engenharia de Controle e Automação do Inatel tive a oportunidade de conhecer e entender a atuação do engenheiro no mercado através de palestras, cursos, seminários e visitas que ocorreram ao longo do curso. Todo conhecimento adquirido em treinamentos aliados à base técnica e teórica oferecidas pelo Inatel, me preparam para a vida profissional."
Monique Fleming Costa Paduan, ex-aluna e Engenheira de desenvolvimento de produto da Embraer.
"O curso de Engenharia de Controle e Automação é de extrema qualidade; os professores são altamente qualificados e o Instituto oferece laboratórios e equipamentos de última geração. Desta forma, a grade curricular agrega teoria e prática, o que é fundamental no mercado de trabalho e permite o desenvolvimento das habilidades técnicas. Formei há um mês e já estou empregado em uma multinacional, graças ao conhecimento e atividades oferecidas pelo Inatel. Tenho orgulho em dizer que formei no curso avaliado com nota 5 no MEC em uma das melhores universidades do país. Sou Engenehiro do Inatel!"