Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção foi criado baseado na experiência da instituição com os demais cursos de engenharia e com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações.

Para formar um profissional capacitado, o Curso de Engenharia da Produção compreende conteúdos de Matemática, Física, Eletrônica, Computação, Empreendedorismo e Inovação, Gestão de Projetos, Gestão da Produção, Finanças, Marketing, Design, Redes Industriais, Planejamento Estratégico, entre outros. Cabe destacar que mais de 20% da carga horária do curso será prática e ministrada nos modernos laboratórios do Inatel.

Com as diversas oportunidades oferecidas em atividades extracurriculares (no Inatel ou numa das mais de 150 empresas da tecnologia da cidade), o aluno do Inatel pode ser um recém-formado com experiência.

O estudante do Inatel tem a possibilidade de obter além do diploma da Instituição, também um diploma em universidade europeia por meio de um acordo de dupla diplomação.

Selo de Faculdade de Engenharia de Produção
  • Período Período integral e noturno
  • Duração 5 anos
  • Período 120 vagas anuais
  • Período Título: Bacharel

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho do engenheiro de produção é muito amplo, podendo atuar em indústrias de pequeno, médio e grande porte, no mercado financeiro, em empresas de transporte, no ensino e pesquisa de engenharia de produção e áreas afins.

Dentro do segmento da indústria, o engenheiro de produção é preparado para atuar no controle e gestão de todas as áreas internas e externas, ou seja, desde o controle dos fornecedores de insumos e matéria prima, passando por todas as etapas internas de um processo produtivo, incluindo as áreas de apoio à produção, até a entrega do produto para o cliente final.

Áreas de atuação

Indústria

Atua no planejamento e controle da produção, dimensionamento dos recursos humanos, logística, qualidade, design do produto, controle dos custos do processo produtivo, entre outros.

Gestão

O engenheiro de produção possui conhecimentos técnicos e gerenciais suficientes para atuar em cargos executivos em diversas áreas de uma empresa.

Empreendedorismo e inovação

A formação também proporciona ao profissional conhecimentos para criar a sua própria empresa, com o foco em produtos e serviços inovadores. Um aspecto relevante aqui é que a formação permite também a capacidade para desenvolver e gerenciar produtos digitais.

Mercado financeiro

O profissional possui base matemática e disciplinas específicas para atuar na área financeira, não apenas em departamentos financeiros das empresas, mas também em bancos, corretoras e seguradoras.

Produção agroindustrial
Carreira acadêmica e científica

Ensino e pesquisa científica em universidades para o desenvolvimento de novos sistemas de gestão e controle da produção.

Foto Fablab Engenahria de Produção
Foto Fablab Prototipagem Egenharia de Produção
Foto Ideação Engenharia de Produção
Foto Laboratório Ideação Engenharia de Produção
Foto Sala de aula novas Metodologias

Confira o que você vai estudar no curso de Engenharia de Produção

Grade Curricular Integral carregando...aguarde...

Grade Curricular Noturno carregando...aguarde...

Coordenador do curso Prof. Mestre Carlos Francisco de Almeida C. Ribeiro

Confira o currículo completo

Prof. Mestre Carlos Francisco de Almeida C. Ribeiro

Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e Pós-graduação em Educação. Atuou como gestor por mais de 10 anos em empresas multinacionais de telecomunicações. É Líder de projeto do escritório regional do PMI (Project Management Institute). Neste momento é professor dos cursos de graduação e pós-graduação e também coordena o curso de Engenharia de Produção.

Depoimentos

Eduarda Vettori, aluna de Engenharia de Produção do Inatel

"Desde o início, me interessei por áreas que envolviam solução de problemas, otimização de processos e pensamento estratégico. Escolhi Engenharia de Produção porque é um curso que proporciona uma visão ampla do funcionamento das empresas, unindo conhecimento técnico e habilidades de gestão. Durante a graduação, sempre me imaginei trabalhando em grandes empresas, ocupando posições que exigissem visão analítica e tomada de decisões estratégicas. Me imaginava em um ambiente dinâmico, com foco em eficiência, inovação e melhoria contínua.Atualmente, trabalho na Raízen como Analista de Suporte Comercial Pleno. Nessa função, atuo diretamente com atendimento e suporte comercial ao cliente, elaborando análises de performance, acompanhando indicadores, garantindo o SLA de atendimento e apoiando a definição de estrategias comerciais.O Inatel foi essencial na minha trajetória. A formação em Engenharia de Produção me deu base técnica, pensamento crítico e habilidades em projetos. As vivências na Empresa Júnior, iniciação científica e Crea Jr ampliaram minha liderança e trabalho em equipe. A cultura de inovação e a qualidade do ensino me prepararam para os desafios do mercado."

Eduarda Vettori, aluna de Engenharia de Produção