Engenharia Elétrica
No Inatel, o curso prepara o profissional com sólida formação técnico-científica, generalista e complementada com componentes de empreendedorismo. A estrutura curricular possui disciplinas generalistas de matemática, física, química e circuitos elétricos. Abordando matérias mais específicas da profissão nas áreas de: eletrônica, eletromecânica, energia, eletrônica de potência, transmissão e distribuição de energia e outras. O futuro engenheiro eletricista irá lidar com sistemas de energia elétrica, considerando fatores como custos, localização e segurança.
Com as diversas oportunidades oferecidas em atividades extracurriculares (no Inatel ou numa das mais de 150 empresas da tecnologia da cidade), o aluno do Inatel pode ser um recém-formado com experiência.
O curso do Inatel possui o grande diferencial de abordar sistemas elétricos aplicados a indústria, bem como fontes de energias renováveis e "limpas" (possui uma usina de geração de energia elétrica solar indoor e outdoor). Além disso, o curso possui uma grande carga horária prática nas suas disciplinas específicas. Vale salientar que o curso foi aprovado com nota máxima pelo MEC/INEP, que demonstra a sua qualidade.
Período integral e noturno
5 anos
90 vagas anuais
Título: Bacharel
Mercado de trabalho
Como o cenário de crescimento do parque industrial do país para as próximas décadas é favorável, fica evidente a necessidade de formar profissionais na área de energia e sistemas elétricos de potência. Isso inclui áreas como: grandes obras de infraestrutura em energia elétrica; investimentos em petróleo, gás natural e biocombustíveis; a expansão da área de telecomunicações e investimentos em energia renovável.
Portanto, esta área da engenharia é estratégica para o setor público e para que empresas de vários segmentos da economia se instalem no país nos próximos anos.
Áreas de atuação
Automação
Indústrias de máquinas, equipamentos e dispositivos de controle e automação industrial, comercial e predial.
Energias renováveis
Instalação e manutenção de sistemas de energia renováveis, comercialização e utilização de equipamentos para essa área.
Fornecimento de energia elétrica
Concessionárias ou subestações de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Mobilidade elétrica
Manutenção e projeto do veículo elétrico, projeto e execução dos sistemas de carregamento, também operação das redes de distribuição de energia e na adaptação da infraestrutura da rede necessária para as residências ou indústrias.
Telecomunicações, biomédica e eletroeletrônica
Nas áreas de sistemas e circuitos elétricos, eletrônicos e computacionais (hardware e software).
Projetos
Gestão e desenvolvimento de projetos em diversas empresas do setor de tecnologia e em órgãos de regulamentação.
Computação e programação
Desenvolvimento de soluções de software e hardware para serem aplicados no setor elétrico.
Área acadêmica e pesquisa científica
Consultoria, gerência ou administração na área tecnológica
Confira o que você vai estudar no curso de Engenharia Elétrica
Grade Curricular Integral
aguarde...
Grade Curricular Noturno
aguarde...
Coordenador do curso Egidio Raimundo Neto
Possui Graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (12/2011) , Mestrado e Doutorado em Telecomunicações também pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (03 / 2014 e 07/2024). Trabalha atualmente como Professor do Instituto Nacional de Telecomunicações nos cursos de Engenharia. As principais áreas de interesse são: Redes Industriais, Sistemas de Comunicação de Tempo Crítico para Automação, Internet das Coisas para Indústria (IIoT), Sensoriamento e Posicionamento em Sistemas de 5a. e 6a. Geração Utilizando LiDAR e Redes Neurais, Manufatura Avançada, Sistemas de Controle Clássico, Discreto e Moderno, Robótica e SmartGrid
Depoimentos
"O curso de engenharia elétrica vem suprir uma lacuna referente ao gerenciamento, geração, produção e distribuição de energia elétrica. O curso do Inatel possui o grande diferencial de abordar sistemas elétricos aplicados a indústria, bem como fontes de energias renováveis e "limpas". Além disso, o curso possui uma grande carga horária prática nas suas disciplinas específicas. Vale salientar que o curso foi aprovado com nota máxima pelo MEC/INEP, que demonstra a sua qualidade."