Matrículas
DOCUMENTAÇÃO E VALORES
Valor da matrícula e mensalidades:
- Para os cursos de graduação em 2025, o valor das mensalidades é de R$ 2.964,00*.
- Não há taxa. No ato da matrícula, o aluno paga o valor referente à primeira mensalidade do curso.
*As mensalidades do Inatel podem ter reajustes de um ano para outro.
Documentos para Matrícula:
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio, para os candidatos que concluíram o Ensino Médio regular ou supletivo;
- Histórico Escolar do Ensino Médio, para os candidatos que concluíram o Ensino Médio regular ou supletivo;
- Diploma devidamente registrado no setor competente, para os candidatos que concluíram curso profissionalizante;
- Atestado de equivalência de estudos emitido pela Secretaria da Educação, ou órgão equivalente do sistema educacional, para os candidatos que tenham concluído estudos equivalentes ao ensino médio no exterior;
- Prova de Quitação do Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino;
- Cédula de Identidade do aluno;
- CPF do aluno;
- Título de Eleitor com quitação;
- Certidão de Registro Civil (nascimento ou casamento);
Obs.: Caso o candidato ainda não esteja com o certificado de conclusão do ensino médio e/ou o histórico escolar em mãos, é obrigatória a apresentação de uma declaração da escola/colégio de conclusão do ensino médio.
Documentos do responsável:
- Cédula de Identidade do responsável financeiro (1 cópia);
- CPF do responsável financeiro (1 cópia).
MATRÍCULA ONLINE
Informações e documentos:
- Na página de resultados, junto a situação de aprovação, verifique o(s) curso(s) que você está habilitado a matrícula;
- Acesse Clique aqui para iniciar a matrícula e no ícone referente ao curso que deseja matricular;
- Preencha os dados de matrícula: dados adicionais do candidato, dados do contratante, endereço do contratante e dados do segurado** (se o segurado não for o mesmo que o contratante).
- Caso o contratante e o segurado sejam a mesma pessoa, marcar a opção Segurado é o mesmo que o contratante, e os dados para o segurado serão preenchidos automaticamente;
- Clique no botão Prosseguir.
- Faça o upload dos documentos (PDF) de matrícula: documentos do candidato, documentos do contratante e documentos do segurado (se o segurado não for o mesmo que o contratante).
- Após o upload de todos os documentos obrigatórios, clique em Iniciar matrícula, Pronto! Sua matrícula será iniciada com o Inatel.
- Pronto! Sua matrícula será iniciada com o Inatel.
- Ao receber todos os documentos solicitados* e verificar o pagamento do boleto, o Inatel dará providência ao Requerimento e Contrato de Matrícula, que seguirá por e-mail.
Observações:
*Caso haja pendência ou divergência nas informações, o Centro de Registros Acadêmicos entrará em contato com você para as providências necessárias.
Os documentos originais do Ensino Médio (Histórico e Certificado) deverão ser apresentados para conferência e validação da matrícula, com o prazo final estipulado pelo Centro de Registros Acadêmicos. Após essa data, a matrícula do aluno é cancelada, impedindo o início do curso.
** Para saber mais sobre o segurado e baixar o manual do seguro, clique no ícone ? na frente da opção "Segurado é o mesmo que o contratante".
Finalizando o processo de Matrícula:
Ao concluir o processo de inclusão dos documentos e Iniciar sua matrícula, o responsável financeiro e o aluno deverão aguardar o e-mail com as orientações para a assinatura do contrato.
MATRÍCULA POR E-MAIL
Incluir informações e documentos
- Enviar a documentação de matrícula para cra@inatel.br até dia limite da sua chamada. Os documentos devem ser, preferencialmente, escaneados, pois todos deverão ter legibilidade.
- Para efetivação da matrícula é necessário apresentação da declaração do Ensino Médio, caso o candidato não tenha o histórico e diploma em mãos.
- Fazer o pagamento do boleto que está no portal junto com o resultado do vestibular.
Envio do Contrato de Matrícula
- Após encaminhar a documentação para a secretaria, o responsável financeiro e o aluno deverão aguardar o e-mail com as orientações para a assinatura do contrato.
- Apresentar os documentos originais para conferência e validação da matrícula, com o prazo final estipulado pelo Centro de Registros Acadêmicos. Após essa data, a matrícula do aluno é cancelada e ele fica impedido de iniciar o curso.
MATRÍCULA POR PROCURAÇÃO
Para efetivar a matrícula por meio de procuração o candidato aprovado deverá imprimir e preencher dois (02) documentos. É necessário entrar em contato com o Inatel para receber os dados do procurador que irá realizar a matrícula.
Específicas para menores de 18 anos:
- Procuração SRA (aluno menor): Enviar por meio do procurador para a secretaria, assinada pelo responsável legal do aluno. Procuração SRA Aluno Menor
- Procuração Tesouraria: Enviar por meio do procurador para a tesouraria com firma reconhecida, assinada pelo responsável legal do aluno. Procuração Contratante
Específicas para maiores de 18 anos:
- Procuração SRA (aluno maior): Enviar por meio do procurador para a secretaria, assinada pelo aluno. SRA Aluno Maior
- Procuração Tesouraria: Enviar por meio do procurador para a tesouraria com firma reconhecida, assinada pelo aluno. Procuração Contratante
Observações:
Em caso de depósito para pagamento da primeira parcela da semestralidade, deve-se entrar em contato com a tesouraria no tel.: (35) 3471 9339, para informações da conta bancária. Anexar demais documentos necessários para matrícula conforme mencionado no item acima.
Qualquer dúvida, entrar em contato em cra@inatel.br ou (35) 3471-9303.