Projetos em Andamento

Design de tecnologias médicas e dispositivos vestíveis

Fio Branco - Sistema para alerta de quedas e localização de idosos
Descrição: Desenvolvimento de um protótipo capaz de detectar quedas de idosos e emitir um alerta informando a queda e a localização do idoso para que a equipe de saúde ou de asilos possa realizar o atendimento com presteza. Esse projeto foi motivado a partir das demandas do Asilo Municipal de Santa Rita do Sapucaí
Pesquisadores: Heloisa Marcela de Faria Paula e Mateus Almeida de Jesús

Robô UVC - Aperfeiçoamento de design e otimização de recursos de localização para robô autônomo usado em desinfecção de superfícies
Descrição: Desenvolvimento de um robô equipado com lâmpadas emissoras de radiação ultravioleta tipo C (UV-C), capaz de se movimentar pelo hospital de forma autônoma e controlada para a desinfecção de superfícies. Esse projeto foi motivado após a pandemia do COVID-19, como uma solução para mitigar os riscos de infecção hospitalar e contribuir com a atividade laboral mais segura.
Pesquisador: Henrique Faraco Freimanis

Smart stadium - Estudo de adaptação do ginásio do Inatel com recursos tecnológicos para atividade desportiva
Descrição: Desenvolvimento de sistemas para transformação do ginásio do Inatel em um smart stadium. O sistema será composto por uma palminha de força para avaliar o impacto da pisada do atleta durante o treinamento e pela incorporação de sensores inerciais em bolas para cálculo de velocidade e angulação durante os jogos.
Pesquisadores: Matheus Henrique Tana Gonçalves e Tiago Rodrigues Plum Ferreira

Leito - Otimização de sistema de controle de leito de transferência pressórica
Descrição: Desenvolvimento de um sistema de controle alternativo capaz de substituir o sistema eletromecânico de um leito hospitalar de transferência pressórica. O leito, idealizado pelo médico parceiro do eHealth Innovation Center, Dr. Pedro Paulo Silva, é capaz de prevenir úlceras por pressão. Os pontos de contato do paciente são alternados através de um um mecanismo de elevação e rebaixamento de mini colchões.
Pesquisadora: Thayana Xavier Lucero

Reanima - Dispositivo de compressão automática para ressuscitação cardiopulmonar
Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo de compressão automático de baixo custo capaz de realizar a ressucitação cardiopulmonar. O dispositivo microcontrolado funcionará através de uma haste de apoio e motores que aplicarão a compressão adequada ao peitoral do paciente, considerando a frequência e profundidade especificadas, de acordo com as diretrizes para ressucitação cardiopulmonar. Esse projeto será desenvolvido com apoio do médico cirurgião Dr. Pedro Paulo Silva.
Pesquisador: Alexandre Mendes de Oliveira

Enxaqueca - Pesquisa sobre tecnologias para reduzir efeitos da enxaqueca e cefaleia
Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo de eletroestimulação transcraniana por corrente contínua para redução dos efeitos da enxaqueca e cefaleia. O intuito do projeto é utilizar o dispositivo em indivíduos que sofrem com enxaqueca.
Pesquisadores: Isadora Ribeiro Auad Pereira e Lucas Abdalgne Aguiar Rodrigues

Wearable Animal - Desenvolvimento de dispositivo vestível para monitoração de marcha e tratamento ortopédico de animais
Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo vestível para tratamento e monitoração de parâmetros clínicos de animais terrestres de pequeno e médio porte em tratamento ortopédico. O protótipo será composto por uma cinta que possa ser usada para acompanhar a marcha em termos de velocidades, angulação e esforço, bem como permitir a aplicação de campo eletromagnético pulsado para alívio da dor e aceleração na reconstituição óssea.
Pesquisadores: Matheus Henrique Tana Gonçalves e Lucas Toledo Cappello

Transdução de sinais biomédicos e biossensores:

Biomarcadores - Espectrômetro portátil para avaliação do biomarcador cortisol
Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo portátil capaz de detectar o biomarcador cortisol, que atua em resposta ao estresse. O dispositivo será composto de uma luz e receptor de comprimento de onda específico e um sistema microcontrolado que serão capazes de mensurar a concentração do biomarcador a partir de amostras salivares e gerar gráficos e relatórios.
Pesquisadores: Mizael Domingos Contini e João Carlos Corrêa Gomes

Odonto - Desenvolvimento de dispositivo para avaliação de saúde bucal de crianças
Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo que consiga avaliar de forma ágil o grau de risco à formação de cáries e outros agentes infecciosos nocivos. Para tanto, será utilizado como base a avaliação de biomarcadores na saliva. O objetivo desse trabalho é que o protótipo engendrado possa ser utilizado pelos postos de saúde e escolas como ferramenta potencial para auxiliar na redução de doenças relacionadas aos dentes e boca de crianças.
Pesquisadores: Amanda Helena Carano e Ana Beatriz dos Santos

Oximetria - Avaliação da confiabilidade de um oxímetro de pulso por gasometria arterial
Descrição: O trabalho objetiva avaliar a confiabilidade metrológica de um oxímetro de pulso. Neste estudo, será feita a comparação da saturação de oxigênio medida por oximetria de pulso (SpO2) e gasometria arterial (SaO2).
Pesquisador: Hadassa Cristine Kimura Fernandes e Edmundo Henrique de Paiva Silva

Desenvolvimento de software e informática médica:

Avaliação e testes clínicos de ferramenta de rastreamento ocular como auxílio no diagnóstico de autismo
Descrição: Validação e teste em humanos de um aplicativo simples e de usabilidade amigável com recursos de eye tracking para auxiliar profissionais de saúde na avaliação de crianças com transtorno de espectro autista em consultórios médicos. O aplicativo foi desenvolvido pelas alunas Rita Elizabeth Santos de Almeida e Isadora Coelho Faggiani em parceria com a equipe de neurologia da Universidade do Vale do Sapucái (Univás).
Pesquisadores: Ana Clara Santos e Leonardo Ribeiro Silva

IA em Fisio - Sistema de inteligência artificial e redes neurais para suporte a tomada de decisão em tratamentos fisioterapêuticos
Descrição: Desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial e redes neurais capaz de indicar o melhor tratamento para casos clínicos que necessitem de intervenção fisioterapêutica. O sistema irá receber o diagnóstico de um paciente e buscar em um banco de dados a referência para este caso, baseada nos tratamentos e resultados obtidos anteriormente pelos fisioterapeutas em casos similares.
Pesquisadores: Leonardo Galisse Nogueira de Lima, Bernardo Campos João Silva e Samuel Freitas Macedo Soares

Game - Projeto de jogo educativo para exposição de conceitos de engenharia com ênfase em tecnologias médicas
Descrição: Desenvolvimento de um jogo para exposição de conhecimentos tecnológicos. O jogo deve conter fases onde o aluno será instigado a absorver um conteúdo, no formato de vídeo, imagem ou texto, para tomar sua decisão e progredir no jogo.
Pesquisadores: Gabriel Esteves de Abreu e Marcos Cesar Freitas da Silva

Tecnologias assistivas e engenharia de reabilitação

Guide - Desenvolvimento de sistema ultrassônico para auxílio de deambulação de pessoa com deficiência visual
Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo com sistema ultrassônico capaz de reconhecer obstáculos para auxiliar deficientes visuais, indicando as distâncias e também se o obstáculo é um aclive ou declive, como uma escada de metrô, uma rampa ascendente ou mesmo um buraco profundo. Esse projeto conta como apoio do professor Antonio Zambroni Souza e do mestrando Pedro Vasconcelos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
Pesquisadores: Maria Edith Gomes Carvalho Silva e Carlos Vinicius Miano Brandão

Accessible campus - Implementação de campus acessível para localização indoor de pessoa com deficiência visual
Descrição: Desenvolvimento de um sistema de localização indoor para pessoas cegas dentro do campus do Inatel. A partir do protótipo, o indivíduo poderá se guiar para qualquer laboratório do Inatel utilizando um sistema de reprodução de voz e triangulação.
Pesquisadores: Pedro Pereira Guimarães e Davi Restani de Faria

Expressão - Otimização de sistema de educação continuada para pessoas com paralisia cerebral no aprendizado da reprodução de palavras de forma oral
Descrição: Desenvolvimento de um sistema capaz de auxiliar no aprendizado da fala e no auxílio à comunicação de pessoas com paralisia cerebral. Esse sistema, desenvolvido para computadores, propõe palavras em diferentes níveis de dificuldade, grava a fala e faz o reconhecimento da pronúncia, indicando os níveis de acerto e erro.
Pesquisadores: Francisco Pereira Guimarães e Lucas Gonçalves Mendes

Smart Wheelchair - Desenvolvimento de cadeira de rodas inteligente com controle de movimento de cabeça.
Descrição: Desenvolvimento de um sistema de controle de cadeiras de rodas elétricas por meio da captação da movimentação da cabeça para pacientes tetraplégicos. O projeto é composto por sensores acelerômetros e por um aplicativo de controle de acionamento por comandos de voz.
Pesquisadores: Gabriel Sarlo Carneiro Ribeiro e Arthur Augusto Casimiro Pires

Biomateriais e Impressão 3D

Pele - Formulação de tecido artificial para recobrimento e tratamento de ressecamento severo de epiderme
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de tecidos artificiais para revestimento de áreas lesionadas da epiderme humana, especialmente aquelas afetadas por ressecamento severo por conta de queimaduras. O projeto se direciona ao uso de hidrogeis poliméricos preenchidos com substância hidratante.
Pesquisadora: Maya Abramovitch

Órtese - Desenvolvimento de órtese pediátrica para membros superiores
Descrição: Desenvolvimento de uma órtese de membro superior para pacientes pediátricos com atrofia muscular. A órtese será confeccionada usando impressão 3D. Como objetivo secundário, serão avaliadas técnicas, como a eletroestimulação superficial, que sejam capazes de serem integradas à órtese para atenuação do avanço da atrofia.
Pesquisadores: Ana Luiza Grell de Souza, Thalline Roberto Biggi e Leticia Geovana Garcia.

Engenharia clínica, usabilidade e gestão de tecnologias médicas

Monitora °C Santa Casa - Monitoramento digital de temperatura de geladeiras e câmaras frias aplicado em ambiente hospitalar
Descrição: Desenvolvimento de uma solução de monitoramento inteligente de temperatura e umidade de geladeiras e câmaras frias, garantindo segurança e confiabilidade dos itens armazenados no ambiente hospitalar. A concepção desse sistema visa atender a demanda identificada a partir da parceria entre o eHealth Innovation Center do Inatel e a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
Pesquisadores: Monique Freire dos Santos e João Antônio Pereira Barbosa

Chamada Santa Casa - Sistema de sinalização hospitalar para chamada de enfermagem aplicado em ambiente hospitalar
Descrição: Desenvolvimento de um sistema de sinalização hospitalar para chamada de enfermagem, garantindo segurança, a agilidade e a qualidade do atendimento prestado pela equipe assistencial. Este sistema deverá ser integrado para que o paciente ou acompanhante possa acionar beira-leito o auxílio do profissional de saúde. A concepção desse sistema visa atender a demanda identificada a partir da parceria entre o eHealth Innovation Center do Inatel e a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
Pesquisadores: Rayanny da Silva Cupertino

Localiza Santa Casa - Sistema de segurança hospitalar, geolocalização interna de pessoas, materiais e máquinas aplicado em ambiente hospitalar
Descrição: Desenvolvimento de um sistema de monitoramento e geolocalização de pessoas (pacientes, profissionais, acompanhantes e visitantes), materiais (insumos, medicamentos, instrumentos) e máquinas (dispositivos, equipamentos médicos, dispositivos, maquinário em geral) em ambiente hospitalar. O sistema deve realizar a localização de pessoas e itens através de pulseiras/tags. A concepção desse sistema visa atender a demanda identificada a partir da parceria entre o eHealth Innovation Center do Inatel e a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
Pesquisadores: Anna Clara Mendes Siqueira Rennó e Guilherme Augusto Magalhães Vizotto

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar