Dúvidas Frequentes

O que preciso para participar de intercâmbio?

Conforme Regulamento Geral dos Cursos de Graduação do Inatel, Anexo IV, o aluno precisa ter os pré-requisitos do Inatel, que são: Estar regularmente matriculado, ter sido aprovado em todas as disciplinas do 1º e 2º períodos de seu curso, apresentar a mediana de todas as notas das disciplinas cursadas igual ou superior a 60, ter planos de atividades acadêmicas a serem cumpridas na Instituição anfitriã (assinados pelo coordenador do curso), apresentar exame de proficiência do idioma exigido pela Instituição anfitriã e estar em dia com todas as obrigações financeiras junto ao Inatel. Além disso, o aluno precisa também atender aos pré-requisitos da instituição anfitriã, que podem ser encontrados no site oficial da universidade.

Quais documentos são necessários para fazer a minha inscrição no edital de intercâmbio?

O aluno deve preencher o Formulário de Inscrição com suas informações e apresentar um “nada consta” da tesouraria do Inatel. Esses documentos devem ser entregues pessoalmente no NESP, não serão aceitos documentos por e-mail.

Formulário de inscrição
Qual a duração do intercâmbio?

Cada edital possui um tempo de duração diferente do outro. Essa informação será fornecida pela instituição anfitriã e divulgada juntamente com o edital.

Para fazer intercâmbio, preciso trancar a matrícula no Inatel?

Para os editais de Convênios Bilaterais e Ciência sem Fronteiras o Inatel disponibiliza ao aluno uma disciplina chamada Mobilidade Acadêmica. Enquanto este estiver no exterior, continuará com vínculo com o Inatel. Mais informações a respeito de Mobilidade Acadêmica podem ser encontradas no Regulamento Geral dos Cursos de Graduação do Inatel. Entretanto, quando o aluno participa de intercâmbio pelo Programa IAESTE, ele deve trancar matrícula.

O que é necessário para validar o semestre em que estive no exterior?

Conforme Regulamento Geral dos Cursos de Graduação do Inatel, o aluno deve ter pelo menos 50% de aprovação ou reconhecimento das atividades acadêmicas previstas em seu Plano de Atividades acadêmicas e trazer todos os documentos necessários para aproveitamento do período em que esteve fora.
Os documentos são: Plano de Atividades assinado e aprovado pelo coordenador do curso e o histórico original.

Ao retornar o que devo fazer?

Caso o aluno não tenha enviado o Histórico original por correios, deve leva-lo ao NESP, para que a integralização seja concluída.

Posso aproveitar matérias cursadas no exterior para não ter que repeti-las no Brasil?

Sim, para solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, o aluno deve verificar primeiramente a possibilidade do aproveitamento das disciplinas, caso seja aprovado, o aluno deve preencher o Requerimento de aproveitamento de estudos e entregar ao NESP, juntamente com a ementa das disciplinas aprovadas e histórico, ambos originais e com tradução juramentada.

O que é a tradução juramentada?

É a tradução de um documento oficial (um diploma, uma certidão de nascimento, uma procuração, um histórico escolar, etc.), que só pode ser feita por pessoa habilitada - o tradutor público juramentado. Para a integralização de períodos e aproveitamento de disciplinas, precisamos dessa tradução.

Estou fazendo estágio durante meu intercâmbio no exterior, quais documentos devo providenciar?

O seu estágio no exterior somente será validado mediante toda documentação comprobatória, formulário de avaliação e o relatório de estágio assinado pelo supervisor do estágio.

Quais os documentos necessários para concluir o Estágio Obrigatório?

Ao chegar no Brasil o relatório de estágio deverá ser traduzido para o português. O estágio para ser validado deverá ter as suas atividades correlatas com o seu curso em formação. Ao chegar no Brasil você deverá solicitar através de um requerimento ao NESP o seu aproveitamento, o mesmo será avaliado pelo coordenador do curso.

Aonde posso buscar mais informações sobre as regras para participar do programa de intercâmbio?

Todas as informações a respeito de intercâmbio podem ser encontradas no Regulamento Geral para Cursos de Graduação do Inatel, disponível para download em inatel.br/alunos/documentos/gerais