Os alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações e o doutorando em Telecomunicações do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, Matheus Ferreira, Felipe Lorenzo e Pedro Raposo, receberam uma menção honrosa na área de Redes de Comunicação pelo artigo “Low-Power AI-Based Port Selection for Fluid Antennas in Spatially Correlated Channels”. O trabalho foi apresentado no 10th Workshop on Communication Networks and Power Systems (WCNPS’25), evento internacional de destaque na área de redes e sistemas de comunicação.
O projeto premiado propõe uma solução baseada em inteligência artificial para a seleção de portas em Fluid Antenna Systems (FASs), ou sistemas de antenas fluídas, tecnologia estratégica para redes B5G e 6G. A abordagem contribui para o aumento da eficiência energética e do desempenho de sistemas de comunicação sem fio.
A pesquisa utiliza redes neurais convolucionais de baixo consumo computacional para reduzir a necessidade de medições exaustivas, demonstrando a capacidade dos alunos de integrar fundamentos teóricos, modelagem matemática e aplicações práticas em telecomunicações avançadas. Segundo Matheus, o artigo passou por ajustes metodológicos ao longo de sua execução:
“O projeto teve início como uma iniciação científica e se desenvolveu ao longo de mais de um ano. Durante esse período, surgiram diversos desafios relacionados às antenas fluídas, que acabaram direcionando nossa pesquisa e contribuindo para os resultados. Ao longo do processo, ajustamos os objetivos iniciais e focamos na parte do canal, que identificamos como um dos principais problemas desse sistema”, afirma.
O estudo foi desenvolvido no Wireless and Artificial Intelligence Laboratory (WAI Lab) do Inatel, ambiente que promove a inserção de alunos em projetos científicos com impacto acadêmico e tecnológico, sob a orientação dos professores Rausley Souza e Felipe Figueiredo. O resultado evidencia o modelo de formação do Instituto, que alia excelência acadêmica, pesquisa aplicada e protagonismo discente.






