O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel realiza, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, a 44ª edição da Feira Tecnológica do Inatel – FETIN, no campus do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Aberta ao público, a feira tem como tema “Uma viagem pelos mundos da tecnologia” e apresenta os diferentes campos de atuação do profissional da área, promovendo aos participantes uma mostra de projetos tecnológicos, experiências de imersão no ambiente acadêmico e atividades culturais.
No total, mais de 90 projetos serão apresentados, envolvendo Inteligência Artificial, drones, satélites, tecnologias vestíveis, softwares, aplicativos e outras soluções. Com mais de quatro décadas de tradição, a FETIN é um dos principais eventos de inovação do Instituto, reunindo estudantes, professores, pesquisadores, empresas e a comunidade.
Em 2025, ano em que o Inatel celebra seis décadas de fundação, a feira incentiva os alunos a propor, em seus projetos, soluções para desafios reais de Santa Rita do Sapucaí e região, a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para o coordenador da FETIN, Filipe Bueno, a iniciativa gera benefícios para todos: “A primeira possibilidade é o aluno poder ver a aplicação, poder ver o impacto positivo da sua engenhosidade aplicada à sociedade. O segundo é que a gente começa a diminuir o tamanho do muro que separa a cidade das instituições de ensino.”
A edição deste ano será organizada em três eixos temáticos principais, chamados de “mundos”:
- FETIN Startups – conecta estudantes e empresas para validação de projetos;
- FETIN Sem Fronteiras – promove a integração entre alunos brasileiros e internacionais;
- Diversidade e Inclusão – espaço para debates sobre o papel da tecnologia na superação de desafios sociais.
Além da mostra de projetos, a FETIN amplia oportunidades de reconhecimento com a criação de duas novas categorias de premiação. Entre elas, o Prêmio de Inovação Municipal, voltado a iniciativas com potencial de impacto direto na comunidade local. “Se a engenharia se propõe a resolver problemas, por que não resolvermos os problemas que temos aqui na nossa região, no nosso cotidiano?”, complementa Filipe.

Na FETIN, alunos podem desenvolver soluções para demandas de Santa Rita do Sapucaí e região.
A programação também inclui a FETIN Internacional, que recebe estudantes de instituições parceiras de outros países para apresentarem seus projetos e conhecerem o ambiente do Instituto. A 44ª edição contará com representantes da Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai.
Experiências para a comunidade
A feira vai além da exposição tecnológica, oferecendo atividades de interação com a comunidade, como a Feira do Livro e o Sabores do Vale, que aproximam os visitantes da cultura e da gastronomia regional. Além disso, estudantes do ensino médio participam de visitas guiadas ao campus, conhecendo cursos, laboratórios e projetos, em uma experiência de imersão que apresenta a carreira em engenharia e tecnologia de forma prática e inspiradora.
Neste ano, mais de 4 mil alunos devem participar das visitas, em uma troca que aproxima os jovens do Instituto. “O objetivo dessas caravanas é que eles possam, primeiro, experienciar o campus do Inatel, que traz muitas oportunidades e insights. Ter contato com eles faz com que a gente também se alimente dessa nova geração e entenda um pouco mais do que eles gostam de ver, o que entendem como tecnologia. É uma troca”, completa Filipe.
Mais do que um espaço de exposição, a FETIN reforça seu papel como ambiente de formação, onde ideias se transformam em soluções concretas, conectando ensino, inovação e impacto social. A programação completa está disponível no site oficial do evento.