Inatel amplia protagonismo no Futurecom

Com estande ampliado, presença acadêmica e destaque em cibersegurança, IA e conectividade, Instituto reforça papel estratégico no principal evento de inovação da América Latina

Comemorando seus 60 anos no mesmo ano em que o Futurecom completou três décadas, o Inatel ampliou sua presença na edição 2025 do evento, realizado entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em São Paulo. A instituição apresentou pesquisas de ponta, lançou novos cursos de pós-graduação, fortaleceu parcerias e promoveu debates abertos sobre tecnologia, conectividade e cibersegurança.

Durante o evento, o Instituto destacou soluções desenvolvidas pelo Centro de Competência Embrapii Inatel em Redes 5G e 6G – xGMobile, além de projetos de pesquisa aplicada em telecomunicações, inteligência artificial e segurança da informação. A Unidade Embrapii Inatel também foi evidenciada com seu novo escopo de atuação em Sistemas Digitais e Radiofrequência, consolidando quase uma década de trabalho e mais de 85 projetos realizados com empresas do Brasil e do exterior.

“Ao longo dos anos, o Inatel, com a ajuda do Futurecom, ajuda a construir as tendências que atendem não só às necessidades do mercado brasileiro, mas também às necessidades do mercado mundial”, destacou o diretor do Instituto, Carlos Nazareth Motta Marins.

Na programação do Congresso, o Inatel marcou presença em discussões sobre o Plano Nacional de IA, datacenters, redes críticas e proteção de dados. Guilherme Aquino, coordenador do Centro de Segurança Cibernética do Inatel, reforçou a importância de ampliar os debates sobre cibersegurança no contexto da transformação digital

 “Vivemos um cenário em que algoritmos podem tanto proteger quanto atacar. É uma disputa tecnológica que já se desenha como um dos grandes temas do setor nos próximos anos.”

A participação também foi marcada pelo lançamento de novos cursos de pós-graduação em áreas como Redes de Comunicações Móveis 5G, Tecnologias Disruptivas e Gestão em Saúde, além de outras especializações voltadas à engenharia e aos negócios tecnológicos O objetivo é ampliar as oportunidades de formação alinhadas às transformações do mercado.

O estande do Inatel estreou ainda um espaço de conteúdo com painéis gratuitos e abertos ao público, reunindo porta-vozes da instituição e parceiros estratégicos para discutir temas como inovação, segurança digital, desenvolvimento de software e educação continuada, além de apresentar soluções desenvolvidas no próprio Instituto. A proposta reforçou o papel do Instituto em aproximar a comunidade das inovações que moldam o futuro da conectividade.