O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última sexta-feira (11), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. No Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, 61 alunos participaram da avaliação. Os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica foram avaliados e todos se destacaram com conceito 4, considerado um desempenho de excelência.
O Enade é uma das ferramentas do MEC para avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame mede o desempenho dos estudantes concluintes em relação aos conteúdos programáticos, competências e habilidades previstas nas diretrizes curriculares. As notas variam de 1 a 5, sendo 5 a mais alta.
Para Guilherme Marcondes, vice-diretor e pró-diretor de graduação do Inatel, o resultado confirma uma trajetória de excelência. “Para nós, é uma alegria muito grande ter esses resultados, porque confirmam a qualidade do trabalho que é feito aqui no Inatel. Então, esses resultados realmente destacam o Inatel como um curso, ou instituição que oferece cursos de muita qualidade e atestado por uma avaliação externa organizada pelo Ministério da Educação”, comenta.
Ele lembra, no entanto, que o Enade é apenas uma das ferramentas de avaliação do MEC. Outros índices, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) também são utilizados para compor o panorama da qualidade de uma instituição de ensino superior.
Os resultados no Enade 2023 somam-se a outras avaliações que atestam a qualidade dos cursos do Inatel, fortalecendo o reconhecimento da instituição como referência nacional na formação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Qualidade de ensino
O curso de Engenharia de Controle e Automação foi o único de instituição privada em Minas Gerais a atingir essa nota, entre os 26 cursos avaliados no estado. Na Engenharia Elétrica, o Inatel também alcançou nota 4, em um universo de 69 cursos avaliados em Minas. Apenas quatro conquistaram nota máxima (5), e outros 17 — incluindo o curso da instituição — obtiveram conceito 4.
Para Alexandre Baratella, coordenador dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica, o bom desempenho vem do alinhamento com o mercado e da busca por inovação constante. “A busca continua pela melhoria laboratorial, da capacitação dos professores e da estrutura dos cursos está em alinhamento com o mercado de trabalho atual, com os mais modernos equipamentos laboratoriais e com as práticas modernas de ensino”, pontua.
O curso de Engenharia de Produção, que passou por sua primeira avaliação no Enade, também recebeu nota 4 e já figura entre os mais bem avaliados do Sul de Minas. No recorte regional, considerando instituições privadas sem fins lucrativos, está entre os 11 cursos com esse conceito na Região Sudeste.
Carlos Francisco Ribeiro, coordenador do curso de Engenharia de Produção, destaca o desempenho como reflexo do trabalho diário. “O conceito 4 confirma a qualidade do ensino, uma marca em todos os cursos do Inatel. Considerando que o curso é novo — formamos a quarta turma em 2024 — estamos muito felizes com o resultado e certos de que estamos no caminho certo, sempre focados na melhoria contínua”, comemora.