Outras engenharias receberam 4 estrelas e são destaque a nível estadual
Pelo 3º ano consecutivo, o curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel foi avaliado com 5 estrelas no Guia da Faculdade, consolidando-se como o melhor entre as instituições privadas do Brasil. As avaliações, conduzidas pelo Jornal Estado de São Paulo e a Quero Educação, foram divulgadas no último domingo (20).
A graduação é uma das duas únicas no Brasil a alcançar essa avaliação, reforçando a posição do Inatel como referência nacional. Essa conquista reflete quase 60 anos de tradição, a excelência do corpo docente e a infraestrutura avançada. "O Inatel tem se destacado na pesquisa em telecomunicações, o que impacta diretamente a qualidade do curso", ressalta Guilherme Marcondes, vice-diretor e pró-diretor de Graduação do Inatel.
Marcelo Marques, coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações, afirma que a obtenção das 5 estrelas é um reconhecimento da qualidade do curso e do impacto de seus engenheiros no mercado. "Somos o único curso de Telecomunicações entre as instituições privadas a receber essa avaliação, resultado da formação diferenciada oferecida aos alunos, com modernos laboratórios e atividades de iniciação científica e tecnológica, entre muitas inovações aplicada no curso".
Expansão da qualidade acadêmica para novos cursos
Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia de Software foram avaliados pela primeira vez pelo Guia da Faculdade em 2024 e também se destacaram com 4 estrelas. Após a formação das primeiras turmas em 2023 e o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), essas graduações já demonstram a excelência esperada de um ensino focado na prática e na inovação tecnológica. Para Alexandre Baratella, coordenador das graduações em Engenharia de Controle e Automação e em Engenharia Elétrica, "a qualidade dos laboratórios, aliada ao posicionamento dos alunos no mercado, foi determinante para o bom desempenho dos cursos".
Os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção também consolidaram seu espaço. Ambas as graduações receberam 4 estrelas, com destaque para a Engenharia de Controle e Automação, única com essa avaliação no Sul de Minas entre as Instituições privadas. Carlos Francisco Ribeiro, coordenador do curso de Engenharia de Produção, considera que o resultado obtido é fruto do comprometimento do Inatel em oferecer a mesma qualidade em todas as áreas de conhecimento: "Essa avaliação mostra a seriedade do curso e a capacidade que nossos alunos têm de contribuir para o mercado de trabalho".
Referência regional e compromisso com a formação de qualidade
Os resultados do Guia da Faculdade reforçam o papel do Inatel como referência em educação em Minas Gerais e no Brasil. O curso de Engenharia da Computação, por exemplo, é um dos dez do Estado a alcançar 4 estrelas, enquanto a graduação em Engenharia de Software, apesar de recente, já se destaca entre as melhores da região Sudeste. Renzo Mesquita, coordenador dos cursos, enfatiza que as avaliações são um reflexo do compromisso do Inatel em oferecer uma formação sólida e conectada com as demandas do mercado: "o curso de Engenharia de Software, em particular, já possui grande representatividade no cenário acadêmico nacional, demonstrando a relevância do nosso trabalho", avalia.
A graduação em Engenharia Biomédica, avaliada em 2023, segue como um dos mais bem posicionados no cenário nacional, sendo o único oferecido por uma instituição privada em Minas Gerais a receber 4 estrelas. Isso evidencia a estrutura diferenciada e a formação de excelência que o Inatel oferece, não apenas nas áreas tradicionais, mas também em segmentos de alta especialização. “A classificação é resultado do empenho do Inatel durante os 14 anos desde a implantação do curso para garantir um ensino qualidade, além da excelência do nosso quadro docente, dos laboratórios e instalações”, aponta o coordenador do curso de Engenharia Biomédica, Fabiano Valias.
As conquistas do Inatel no Guia da Faculdade reafirmam a qualidade do ensino oferecido e trazem um novo desafio: seguir inovando e manter a excelência do ensino. Para o próximo ano, a expectativa do Instituto é continuar trabalhando para alcançar 5 estrelas em todos os cursos. "Esperamos melhorar ainda mais nossas classificações e buscar o reconhecimento máximo em todas os cursos de graduação", completa Guilherme Marcondes.