Fomentar o empreendedorismo, transformar ideias em negócios e apoiar o desenvolvimento de startups. Conectar talentos, tecnologias e oportunidades para acelerar a inovação e o crescimento empresarial no ecossistema empreendedor brasileiro. Esta é a missão do Inatel Startups, programa de apoio ao empreendedorismo que contempla o Núcleo de Empreendedorismo e a Incubadora de Empresas e Negócios do Instituto Nacional de Telecomunicações. A missão traduz bem os resultados e conquistas dos projetos de apoio empreendedor do Instituto em 2024.
Em novembro, o Inatel Startups conquistou a certificação CERNE 2 - Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos. O certificado valida a excelência dos processos e projetos de apoio ao empreendedorismo desenvolvidos na instituição. O CERNE é um modelo de maturidade para incubadoras de empresas, desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com apoio do Sebrae. A avaliação visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras das diferentes áreas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.
Para que os processos e requisitos da certificação fossem cumpridos, a equipe da incubadora trabalhou em diversas melhorias de processos de gestão, com foco em automatização e digitalização de diversos procedimentos. De acordo com o coordenador do Inatel Startups, Rogério Abranches, a certificação outorga ao Instituto um tipo de credencial reconhecida em todo o pais, que confirma a padronização dos serviços de alto nível prestados. “A qualidade dos serviços prestados é reconhecida tanto pelos empreendedores quanto pelos principais parceiros do Inatel Startups”, destaca.
Um histórico de sucesso
A implantação e validação do CERNE 2 passa a integrar uma série de reconhecimentos, prêmios e certificados recebidos pelo Inatel Startups desde o início do Núcleo de Empreendedorismo, na década de 1990. Em 2002, a incubadora recebeu a certificação pela norma ISO 9001, pelo Sistema de Gestão da Qualidade, sendo uma das primeiras no país a conseguir este feito.
Rogério destaca que a decisão de otimizar as práticas para atender à Certificação CERNE levou em conta processos de excelência já implementados e validados pela ISO 9001, que possui padrões de nível global. “Otimizamos alguns processos e criamos novos, com um trabalho feito de forma mais intensa durante um ano e meio. A nossa equipe que atuou nesta preparação foi muito dedicada e eficiente”.
Com processos tão bem implementados, a Incubadora de Empresas do Inatel também já foi reconhecida duas vezes pelo prêmio Anprotec nas categorias "Melhor Incubadora no Uso Intensivo de Tecnologias" e “Melhor Incubadora para o Desenvolvimento Regional e Setorial”. “A Certificação confirma esta posição, mostra que o trabalho continua no rumo certo, e que temos conseguido superar os desafios de um mundo em constantes transformações”, explana Abranches.
Ampliando o impacto
O impacto do Inatel Startups é vivenciado diariamente por todo o ecossistema de empreendedorismo do Sul de Minas de todo o país. A iniciativa já gerou e desenvolveu aproximadamente 80 empresas de base tecnológica, com aproximadamente 70% em funcionamento e que geram cerca de 3 mil postos de trabalhos, entre diretos e indiretos, cerca de 30% destas empresas exportam e várias estão entre as líderes nacionais nos mercados que atuam. Outra informação interessante é que 65% do empresariado do ecossistema de Santa Rita do Sapucaí é composto por alunos ou ex-alunos do Inatel, que receberam capacitações do Inatel Startups quando passaram pela Instituição.
Com tantas histórias de sucesso empreendedor, o Inatel Startups ampliou suas fronteiras da formação e capacitação empreendedora e passou a fazer parte das iniciativas do Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G - xGMobile. Um dos objetivos é a criação e consolidação de um Hub Figital de apoio ao Empreendedorismo e Inovação, suportado por uma plataforma digital que contemple capacitações, formação de pessoas, apresentação de oportunidades e conexões para startups, tudo isso acontecendo tanto de forma presencial, como online.
De acordo com o Head de Startups do projeto, Eduardo Zanin, o conceito de Figital é bastante inovador e a implantação do Hub vai ser um marco decisivo para ampliar o impacto do Inatel Startups. “Com a possibilidade de oferecer capacitação formativa de impacto e conectar pessoas, tecnologia e oportunidades de geração de negócios, tanto de forma presencial quanto online, poderemos ampliar ainda mais os resultados das startups e contribuir para o sucesso de iniciativas em todo o país. Além disso, o Hub Figital permitirá levar a qualidade e a expertise reconhecidas do Inatel Startups a qualquer lugar”, destaca.
A plataforma está em desenvolvimento, mas com o apoio do xGMobile, em 2024 já foram realizadas diversas atividades de capacitação presenciais e online que impactaram mais de mil pessoas.
Futuro e conectividade
Para 2025, a expectativa é impactar ainda mais empreendedores e empresas de relevância do universo da conectividade e das telecomunicações, e continuar o apoio decisivo à negócios promissores e pessoas com atitudes empreendedoras. “Vamos trabalhar no desenvolvimento da plataforma e de todo o ecossistema que vai fazer parte do novo hub, como cursos, podcasts, eventos, workshops e programas otimizados de geração de startups”, enfatiza Zanin.
“No contexto do xGMobile, a geração de soluções inovadoras no segmento da conectividade, por startups, a realização de processos de inovação aberta e a geração de spin-offs, são alguns dos resultados buscados pelo Inatel Startups diante deste novo desafio, e por isso, será fundamental a atuação Figital, como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, finaliza Abranches.