Melhor curso de Engenharia de Telecomunicações do Brasil é do Inatel

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1Conceito máximo em Telecom, além da nota 4 nos cursos de Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação, a avaliação do Estadão/Quero reafirma o compromisso da instituição com a educação tecnológica no país

Os cursos de Engenharia do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel estão entre os melhores do Brasil. O Guia da Faculdade, principal avaliação do setor de educação superior latino americano, divulgou nesta segunda-feira, dia 23 de outubro de 2023, a pesquisa promovida pelo Quero Educação e o Jornal Estado de São Paulo. O Inatel se destacou tanto por ser uma das duas instituições de ensino superior, a única privada, no ranking das melhores Engenharias de Telecomunicações, quanto por conquistar nota máxima (5 estrelas) na avaliação nacional desse curso.

“Este resultado reflete a construção de um modelo educacional diferenciado, que alia o ensino teórico ao prático, com uma das maiores cargas horárias e ambiência laboratorial do Brasil. O ensino no Inatel colabora para o desenvolvimento da conectividade no país, um aspecto importantíssimo em um mundo em constante transformação digital. Para todos os cursos, a instituição se mantém atualizada e pioneira quanto às novas tendências tecnológicas e a excelência no ensino”, comenta Carlos Nazareth Motta Martins, diretor do Inatel.

Na pesquisa que analisou mais de 18 mil cursos superiores nacionais, a graduação em Engenharia Biomédica do Inatel está entre as 10 melhores avaliadas do país, com 4 estrelas. A mesma nota também foi aplicada aos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. Essa orientação educacional mantêm o Inatel, pelo segundo ano consecutivo, entre às oito instituições privadas com o maior percentual de cursos presenciais cinco estrelas. Acesse o guia e veja a avaliação completa nesse link.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) foram convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade. O resultado levou em consideração os últimos cinco anos de avalição, assim como a qualidade do corpo docente, dos projetos didáticos-pedagógicos e a infraestrutura das instituições brasileiras. Os cursos com turmas ainda não graduadas, não foram avaliados - o que explica as Engenharias de Produção (que formou sua primeira turma no meio deste ano), de Software e Elétrica do Inatel (que formam a primeira turma nesse semestre) ainda não aparecem na classificação.

Os profissionais do Instituto sempre estiveram à frente das inovações de mercado. Em 1965, o Inatel foi a primeira instituição do Brasil a oferecer uma graduação com foco em Telecomunicações, em um momento decisivo no desenvolvimento desta área no país. Na instituição a experiência de formação em engenharia integra o ensino à pesquisa, extensão, ao empreendedorismo e também a um projeto didático-pedagógico que prioriza a construção de soft e hard skills. “O Inatel se relaciona com mais de 500 empresas nacionais e internacionais de inovação. É por meio das parcerias que a instituição desenvolve tecnológicas avançadas. Os alunos, na condição de estagiários, monitores e pesquisadores participam do processo de desenvolvimento de soluções ao fazerem parte de equipes que constroem soluções diferenciadas para as verticais de engenharia. Desta forma, a instituição oferece ao mercado um recém-formado com experiência”, conclui o diretor Carlos Nazareth.