Há 16 anos o Inatel iniciou o Projeto Lixo Eletrônico, para retirar resíduos tecnológicos de situações de risco ao meio ambiente. O projeto tem no currículo toneladas de equipamentos recolhidos e dezenas de cidades parceiras atendidas, onde a população adere com sucesso às coletas locais, realizadas pelo Inatel. A temporada 2024 inicia neste mês de março, com a coleta na cidade de Gonçalves, MG.
A conscientização da população em geral quanto aos perigos de descartar equipamentos, eletrodomésticos, periféricos e outros com lixo comum é essencial, para isso, a equipe trabalha em média por 20 dias em cada cidade que receberá a coleta, para fortalecer o conceito do projeto e divulgar as vantagens do descarte para toda a sociedade e a sustentabilidade do planeta.
De acordo com Débora Constanti, Coordenadora do Lixo Eletrônico, a coleta é o resultado de um trabalho que foi feito, mas realmente relevante é conscientização que o projeto deixa por onde passa. “É essencial ainda que a comunidade tenha tranquilidade sobre a destinação correta dada a todos os resíduos coletados pelo Instituto, nada que é doado seja descartado no meio ambiente” destaca Débora.
São considerados e-lixo qualquer eletroeletrônico, eletrodoméstico, pilhas, baterias, periféricos de informática, ou seja, caracteriza-se como lixo eletrônico todo equipamento que é alimentado por energia elétrica ou pilha e bateria, ao perderem sua função principal. Não são recolhidas as lâmpadas, toner de impressora e monitores de tubo quebrados e abertos.
A necessidade de implantar o projeto vem do aumento nas últimas décadas do consumo e descarte de equipamentos eletrônicos em lixões que contaminam e impactam o ambiente por muito tempo.
Segundo Débora, em 2024 o projeto alcançará mais municípios. “Nós teremos novas cidades envolvidas este ano, o projeto vai manter as parcerias já existentes, mas está em busca de novas localidades, como também pode receber propostas de municípios que desejem implantar a coleta”.
A expectativa para a nova temporada é que o volume de resíduos aumente, com 17 coletas previstas para o ano, mas também com maior divulgação do projeto, conscientização em escolas e novos parceiros dispostos a realizarem a coleta para que o Inatel possa fazer o descarte adequado.
O Inatel convida todos seus alunos e funcionários para participarem cada vez mais das ações das coletas de lixo eletrônico e conhecerem o prédio onde são separados e selecionados os materiais.
Próximos Eventos:
22/03 - Gonçalves
02/04 - Bom Repouso
30/04 – Lambari
19/04 - Carmo de Minas (aguardando autorização da prefeitura)
07/05 - Itamonte
Parcerias em ações conjuntas:
Mês de abril - Ação em São Lourenço, MG, em parceria com Escoteiros.
Campanha de coleta seletiva na cidade de Cambuí, MG.
Campanha de coleta de lixo eletrônico em Botelhos, MG, em parceria com as empresas Cafés Orfeu e Fazenda Sertãozinho.