Startup incubada no Inatel oferece serviços com Inteligência Artificial para provedores com foco em ESG

O programa Inatel Startups funciona dentro do Campus com o objetivo de aproximar estudantes, empresas e investidores em um ambiente de conhecimento e empreendedorismo. Estruturado em várias etapas, o programa conta com a fase de incubação, em que a startup recebe capacitações e mentorias, em uma estrutura física completa com salas de reunião e de treinamento, refeitório, serviço de secretariado, eventos, entre outros. Neste espaço favorável ao desenvolvimento de empresas em potencial, já passaram centenas de estudantes que transformam ideias e projetos acadêmicos em produtos de sucesso no mercado.

Sócios da Startup Atelco, incubada em fevereiro de 2024 no InatelEssa realidade aconteceu na íntegra com a startup Atelco Solutions, fundada pelo ex-aluno, Marcos Assis Silvano e seu filho, Arthur de Paula Assis, aluno de Engenharia de Telecomunicações. Pai, filho empreenderam na spin-off*, que aplica Inteligência Artificial para que pequenos prestadores de serviço de telecomunicações atendam aos requisitos de ESG (Ambiental, Social e de Governança). A Atelco conta ainda com mais dois sócios, Yago Guerra Assis e Irineu Nery.

O grupo existe há 21 anos, mas a startup em caráter de spin-off foi incubada no Inatel em fevereiro de 2024. "Fomos muito bem recepcionados pelo INATEL, estamos com grandes expectativas no desenvolvimento do software denominado SAMC System Atelco Maneger Control, o qual irá impactar positivamente um alto número de pessoas, clientes das operadoras de serviços de telecomunicações de pequeno porte, também conhecidos como Provedores de Acesso à Internet, que hoje detêm mais de 50% do mercado de acessos em todo o país, como indicam as políticas públicas de autorregulação" afirma o sócio da startup, Marcos Assis Silvano.

O empresário conta que o Inatel já auxilia a startup em captação de recursos junto ao Governo Estadual por meio da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). “No programa Inatel Startups contaremos com ajuda continuada de pesquisadores e gestores altamente especializados, bem como parcerias estratégicas da indústria e de parceiros do Instituto” relata o ex-aluno.

A startup também pretende atuar em outras verticais importantes para o ambiente de negócios nacional, como agrobusiness e indústria. Segundo o ex-aluno, a empresa oferecerá bolsas de estudos aos alunos do Inatel para pesquisadores dedicados à Inteligência Artificial e outras tecnologias utilizadas no desenvolvimento do software.

*Uma spin-off é o lançamento de um produto ou negócio, a partir de uma empresa já existente.