Na última sexta-feira (19), foi realizada a solenidade de entrega da Comenda Inatel de 2025. A condecoração, criada em 2015, ano do Cinquentenário da instituição, é destinada a personalidades e empresas que contribuíram para o desenvolvimento do Instituto e de sua Fundação Mantenedora, bem como do país, e consiste em uma forma simbólica de retribuir o apoio, a dedicação e a parceria.
Neste ano, receberam a Comenda Inatel os ex-alunos Sérgio Augusto Bertoloni e Leonardo de Carvalho Capdeville, além da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Foxconn e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Os dois ex-alunos homenageados são os engenheiros eletricistas, com ênfase em Telecomunicações, Sérgio Bertoloni e Leonardo Capdeville. Bertoloni é gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Sense Eletrônica/TE Connectivity e teve papel importante em projetos que resultaram na criação de laboratórios, no centro de certificação Profibus e Profinet e na primeira câmara semi anecoica do Inatel. Já Capdeville, que seguiu carreira internacional, tornou-se o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de diretor de tecnologia da Telecom Italia S.p.A., após atuar na Telefônica – Vivo e na TIM Brasil, onde liderou iniciativas estratégicas de expansão e modernização das redes móveis.
Entre as instituições homenageadas, a Embrapii foi reconhecida pelo papel no fomento à inovação tecnológica no país e pela parceria estratégica com o Inatel, que é Unidade e Centro de Competência em redes móveis 5G e 6G. A Fapemig, criada em 1985, foi lembrada por seu apoio histórico às pesquisas e programas de empreendedorismo do Instituto.
A Foxconn, multinacional com presença no Brasil e em Santa Rita do Sapucaí, mantém com o Inatel uma parceria em projetos de PD&I que já superaram 15 iniciativas conjuntas. Já a RN, foi homenageada pelas contribuições ao avanço da conectividade e pelo trabalho conjunto com o Inatel em projetos como o Brasil 6G e o Open RAN.
A entrega da Comenda reforça o reconhecimento do Inatel a pessoas e instituições que contribuem para o fortalecimento da ciência, da inovação e da formação de profissionais que atuam no Brasil e no exterior.