O Inatel realizou, no dia 19 de setembro, a inauguração oficial de sua nova infraestrutura de alto desempenho computacional (HPC), voltada ao desenvolvimento de soluções em inteligência artificial. O equipamento já está em operação desde julho deste ano e foi viabilizado por meio de uma parceria em projeto de P&D apoiado pela Foxconn, com foco em visão computacional e aplicações na área da saúde.
Com capacidade de processar grandes volumes de dados em tempo significativamente reduzido, o supercomputador é coordenado por Cristiani Guimarães, gerente de PDI em Software do Inatel, e conta com 8 GPUs de última geração, clusterização e uso simultâneo por múltiplas frentes de pesquisa. “Estamos otimizando o uso da plataforma para acelerar projetos que exigem alto desempenho, como redes 6G, digital twins, simulações avançadas e IA aplicada. Esse é um passo estratégico para o Instituto e para o ecossistema de inovação mineiro como um todo”, afirmou a gestora.
A inauguração foi integrada à programação do Workshop de Inteligência Artificial, promovido pelo Inatel, que reuniu representantes da indústria, governo e academia para debater os desafios e as aplicações da IA em diferentes setores. Participaram do evento especialistas da Foxconn, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Ao longo da programação, também foram expostas soluções desenvolvidas no Inatel com uso de IA em aplicações práticas.
Durante a cerimônia, o MCTI foi homenageado pelo apoio a iniciativas estratégicas da instituição. Em nome do Ministério, Hamilton José Mendes da Silva, diretor do Departamento de Incentivos às Tecnologias Digitais, destacou a atuação do Inatel como parceiro de referência em políticas públicas e inovação tecnológica:
“O Inatel abraça as missões que muitas vezes delegamos sem expectativas de contrapartida, e entrega resultados com naturalidade e excelência. Tenho orgulho de ter tido, na minha formação, professores e pesquisadores que vieram do Inatel. Hoje, o Instituto participa de desafios nacionais como a promoção do CI Digital e tem papel fundamental no avanço da área de semicondutores. Outras iniciativas virão, e queremos contar com o Inatel também em temas como microeletrônica”, afirmou o diretor do MCTI.
Além da operação do HPC, a parceria com a NVIDIA também prevê capacitações oficiais e acesso ao ecossistema Omniverse, com ferramentas e modelos para acelerar o desenvolvimento de soluções voltadas à indústria 4.0, setor automotivo e área da saúde. A plataforma foi projetada com arquitetura modular e escalável, permitindo integração com projetos futuros e consolidando o Inatel como uma das primeiras instituições privadas de Minas Gerais a operar um HPC próprio.
O supercomputador também deverá apoiar novas iniciativas de PD&I em sinergia com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), contribuindo para consolidar o papel do Inatel como um centro de excelência em tecnologias digitais emergentes.