A Unidade Embrapii Inatel deu mais um passo no fortalecimento de sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Recredenciada pela Embrapii, a Unidade passa a contar com um escopo ampliado, com foco nas áreas de Sistemas Digitais e Radiofrequência, mantendo e reforçando sua vocação no apoio à transformação digital da indústria por meio de tecnologias de ponta.
Com as novas competências reconhecidas, o Inatel aprofunda sua capacidade técnica nas sublinhas de: Dispositivos de Comunicação Digital, Radiofrequência e Circuitos Integrados; Sistemas Digitais e Otimização Inteligente; e Soluções com Inteligência Artificial aplicadas em sistemas digitais. As novas áreas complementam projetos já desenvolvidos pela Unidade e fortalecem a base para novos desafios.
Esse avanço técnico amplia a competitividade da Unidade Embrapii Inatel para projetos junto a setores que já integram seu portfólio, como energia e óleo e gás – segmentos estratégicos que demandam soluções inovadoras para atender exigências regulatórias da ANEEL e da ANP. Também fazem parte do escopo atual de atuação da Unidade os segmentos de TIC, telecomunicações, radiodifusão, indústria, automobilístico, saúde, mineração, ferrovias, defesa, agronegócio, entre outros.
Para apoiar a expansão de oportunidades com esses setores, especialmente nas chamadas "utilities", as equipes da Unidade participaram de uma capacitação voltada ao entendimento das especificidades regulatórias e à estruturação de projetos com apoio da Embrapii.
“A capacitação foi importante para entendermos melhor as exigências regulatórias dos setores de energia e óleo e gás, alinhar o entendimento das equipes e identificar caminhos para ampliar nossa atuação com o suporte da Embrapii”, destacou Sandro Duarte Azevedo, gerente do Departamento de Negócios do Inatel.





Com o escopo ampliado, a Unidade Embrapii Inatel poderá atuar com mais robustez no desenvolvimento de dispositivos IoT, sensores, antenas específicas para diferentes aplicações – como as desenvolvidas para aeronaves –, plataformas digitais integradas a dispositivos ou outros sistemas e softwares com recursos de inteligência artificial. As soluções abrangem desde o desenvolvimento de chips e circuitos integrados até sistemas inteligentes de monitoramento e decisão.
Conectando conhecimento ao mercado
A parceria entre Inatel e Embrapii já soma 9 anos e mais de 85 projetos com empresas de diferentes portes. Para Paula Nadai, gerente de Redes de Inovação da Embrapii, o recredenciamento amplia a atuação do Instituto diante das demandas tecnológicas da indústria brasileira.
“Com as novas áreas de credenciamento, o Inatel amplia ainda mais seu atendimento às demandas da indústria, tanto local quanto nacional”, afirmou.
Localizado em Santa Rita do Sapucaí, o Inatel está inserido em um ecossistema com mais de 150 empresas de base tecnológica. A formação de excelência, a infraestrutura moderna e a articulação com o setor produtivo são elementos centrais para a entrega de soluções de alto impacto. “O Inatel criou um ambiente propício para desenvolver e transferir tecnologias ao mercado”, completou Nadai.