Nos dias 19 e 20 de março de 2024 aconteceu a segunda fase da preparação para a Feira Tecnológica do Inatel, a FETIN. Em um Workshop de Ideação, os alunos se reuniram com especialistas em inovação, design e empreendedorismo. A proposta da mentoria foi auxiliar os estudantes na criação de projetos na área de engenharia tecnológica. O Inatel recebeu profissionais que conhecem o cenário da cidade de Santa Rita do Sapucaí, bem como que atuam na área hospitalar, de games, experiência e interface com o usuário, além da presença do Inatel StartUp. “A etapa de Ideação foi criada para que os alunos possam refletir a respeito de seus conhecimentos, enquanto idealizam soluções tecnológicas para os problemas reais do dia a dia. Compreendo a FETIN como um processo de aprendizagem, em que é fundamental incluir a sociedade no centro da solução e priorizar a aplicação de uma engenharia humanizada", comenta o Coordenador da FETIN, Filipe Bueno Vilela.
“Esta etapa é muito interessante, porque os alunos interagem com quem já participou da FETIN e que, agora, está no mercado de inovação. A minha dica é que eles preparem um “world map”, percebam as ideias que são possíveis de implementação e as que não são, para que, com o projeto organizado, eles possam viver a experiência da Feira", ressalta a mentora Júlia Volpato, que é ex-aluna do Inatel e trabalha na área de Inovação em Games. Já para o mentor Antônio Augusto, que também é ex-aluno do Inatel e atua na área de Design de Serviços e Inovação em Saúde, a construção de soluções tecnológicas em saúde devem atentar-se, por exemplo, ao paciente e ao cuidador no hospital. Para ele é fundamental focar na experiência do usuário e, como um ponto de partida, mapear a jornada, seja do cliente, do paciente ou do consumidor. “Tudo começa com uma visão dos pesquisadores e futuros engenheiros para os problemas que acontecem no dia a dia da sociedade. Para além de uma visão do potencial tecnológico de uma solução inovadora, há as tendências de mercado e a capacidade de desenvolvimento do serviço ou produto no país”, complementa o engenheiro.
O Inatel StartUp, setor de Empreendedorismo do Inatel, acompanha os alunos ao longo de toda a construção dos projetos de pesquisa em inovação. Eduardo Zanin, Professor do Inatel e representante do Inatel StartUp no Workshop de Ideação, enfatiza que nas avaliações dos projetos da FETIN não só as melhores ideias, mas também o potencial do time e os projetos que possuem características necessárias para serem um grande negócio, são premiados. “Os projetos que se destacam, quase sempre desenvolvem um viés tecnológico e contribuem para que a sociedade seja um lugar melhor no futuro. A partir da experiência da FETIN são criados diversos produtos de mercado, além de empresas, como as que foram estruturadas aqui no Inatel e que há mais de 20 anos estão no mercado. Inovações como pulseiras inteligentes e legendas automáticas de vídeos para deficientes auditivos, foram duas das soluções que saíram da Feira e hoje fazem parte da vertical de inovação no Brasil”, conclui Zanin.
A Feira Tecnológica do Inatel acontecerá entre os dias 25 a 27 de setembro de 2024. Nesta 43ª edição, o objetivo é que o Inatel seja transformado em um grande laboratório emulador, em que todos os alunos poderão acessar equipamentos, computadores, componentes e orientações, para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Clique aqui, acesse o site e saiba mais!