Linhas de Pesquisa
Antenas para Radares, 5G e 6G
Antenas e arranjos de antenas para diferentes faixas de frequência, incluindo ondas milimétricas (> 30 GHz), têm sido desenvolvidos com a finalidade de atender os rigorosos pré-requisitos das futuras redes celulares de quinta geração (5G). O desenvolvimento de antenas baseia-se em cinco etapas: concepção e projeto analítico; simulações numéricas; engenharia de produto; fabricação; caracterização dos protótipos na câmara semi-anecóica. Destacam-se antenas para os Radares de Defesa M60 e M200 do Exército Brasileiro.
Temos projetos internacionais em andamento com a University of Surrey (Inglaterra), a Scuola Superiore Sant’Anna (Itália) e a University of Oulu (Finlândia); recentemente iniciamos uma colaboração com a Technical University of Eindhoven (Holanda). Além disso, diversas empresas parceiras têm contribuído tecnicamente e/ou financeiramente com o laboratório, tais como Embraer, Bradar-Savis, Parks, Keysight, Prysmian-Draka, Anritsu e BrPhotonics. Uma parceria sólida com a empresa ESSS, representante da ANSYS no Brasil, garante-nos o acesso ao pacote de softwares de simulação eletromagnética, incluindo o HFSS.
Redes Óptico-Wireless e Comunicações Ópticas
O desenvolvimento de dispositivos de RF baseados em tecnologias fotônicas, assim como as suas implementações em redes 5G óptico-wireless, representam uma das principais linhas de pesquisa do Lab. WOCA. Visamos a convergência entre os sistemas ópticos e elétricos, por meio da integração eficiente das tecnologias de radiofrequência (RF), optoeletrônica e comunicações ópticas. O uso conjunto dessas tecnologias viabiliza inovações em diversas áreas, tais como redes de acesso sem fio banda larga, aplicações militares, satélites, rádio cognitivo, Internet das Coisas (IoT) e instrumentação. Destacam-se experimentos para geração, transmissão, processamento, amplificação e detecção de sinais de RF em frequências de até 50 GHz. Além disso, realiza-se pesquisas em dispositivos ópticos não-lineares e fibras de cristais fotônicos.