
Coordenador do Laboratório WOCA
Arismar Cerqueira Sodré Júnior
Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 1D, possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2002), Ph.D. em Engenharia de Telecomunicações pela Scuola Superiore Sant´Anna - Itália e University of Bath - Inglaterra (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2009). Trabalha atualmente como Professor Adjunto IV do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). De Março de 2009 a Agosto de 2011, foi Professor concursado da Unicamp na área de Telecomunicações. Por diversas vezes foi Invited Researcher de universidades renomeadas internacionalmente, tais como University of Oulu-Finlândia (2017), Technical University of Denmark-Dinamarca (2013), Max Planck Institute- Alemanha (2010), University of Bath - Inglaterra (2004, 2005 e 2007) e Scuola Superiore Sant´Anna - Itália (2015, 2017 e 2019). As suas principais áreas de pesquisa são: 5G, 6G, Antenas, Inteligêncial Artificial, Internet das Coisas (IoT), Fotônica de Micro-ondas, Comunicações Ópticas e Radares. Arismar tem 10 patentes, 25 produtos transferidos para a indústria e 271 artigos publicados em periódicos e congressos internacionais e nacionais.

Professor Colaborador
Ramon Maia Borges
Possui Doutorado em Engenharia Elétrica (2020) pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Mestrado em Telecomunicações (2015) e graduação em Engenharia Elétrica (2012) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, e curso Técnico em Eletrônica (2005) pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC. Tem experiência nas áreas de eletrônica analógica/digital, radiodifusão, sistemas de telecomunicações, fotônica de micro-ondas e instrumentação. Trabalha atualmente como professor do Inatel, atuando nos programas de mestrado e doutorado em telecomunicações. As suas principais áreas de pesquisa são: Redes 5G e 6G; comunicações ópticas, dispositivos fotônicos e sistemas rádio sobre fibra.

Engenheiro Pesquisador e Aluno de Doutorado
Hugo Rodrigues Dias Filgueiras
Título do trabalho: Antenna Development for 5G TDD-based Digital Massive MIMO applications
Áreas de pesquisa: 5G, antenas, propagação, sistemas de comunicação móveis.
Bacharel e Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e pesquisador no Laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) da mesma instituição. Atualmente cursando o Doutorado em Telecomunicações com tema “Desenvolvimento de Antenas aplicado a Sistemas de MIMO massivo” e atuando como engenheiro pesquisador em redes de comunicações móveis de quinta e sexta geração (5G e 6G) no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR). Possui experiência em docência por ter sido monitor e professor em diversas disciplinas da graduação de Engenharia de Telecomunicações por meio do Programa de Estágio Docente. Atua como professor substituto convidado na disciplina de propagação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações do Inatel. Dentre as principais áreas de pesquisa, destacam-se o desenvolvimento de antenas, propagação, sistemas de comunicações móveis, esquemas de modulação digital e topologias de redes de acesso óptico e sem fio. Atuou em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de desenvolvimento de antenas e análise de ensaios eletromagnéticos de alta intensidade para aplicações aeronáuticas. Possui mais de 30 publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais de alto impacto científico e uma patente depositada.

Alunos de Doutorado
Celso Henrique de Souza Lopes
Título do trabalho: Novas arquiteturas de redes ópticas para o 5G/6G.
Áreas de pesquisa: Comunicações ópticas, 5G/6G, Redes Óptico- Wireless.
Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) em dezembro de 2016. Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em Julho de 2020. Possui experiência em docência nas disciplinas de microeletrônica, programação de microcontroladores e instalações eletroeletrônicas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-BA). Interesse em pesquisas voltadas para área de telecomunicações, com ênfase em comunicações ópticas e fotônica aplicadas em redes 5G/6G. Atualmente é Doutorando em telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e pesquisador do laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access).

Eduardo Saia Lima
Título do trabalho: Photonic-integrated circuits for 6G communications.
Áreas de pesquisa: 6G, microwave-photonics, radio access networks, nonlinear optics and fiber-wireless systems
Graduado em engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em julho de 2017. Mestre em Telecomunicações pelo Inatel com o tema Fronthaul Móvel com Amplificação de RF no Domínio Óptico para redes 5G. Atua como monitor do Programa de Estágio Docente (PED) do INATEL desde 2017. Neste mesmo programa de docência foi PED da disciplina de Eletrônica Digital e Circuitos elétricos. Desde julho de 2017 é pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), com pesquisas voltadas para 5G, 6G, propagação, comunicações ópticas, óptica não-linear, redes óptico-wireless e circuitos fotônicos integrados.

Egídio Raimundo Neto
Título do trabalho: Sistemas de Comunicação de Latência Ultra Baixa Aplicados à Indústria 4.0
Áreas de pesquisa: Sistemas 5G, Redes Industriais e Internet das Coisas aplicados a Indústria 4.0
Cursa Doutorado em Telecomunicações pelo Inatel (início em 2019). Possui Mestrado em Telecomunicações pelo Inatel (2014) e graduação em Engenharia Elétrica também pelo Inatel (2011). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu) do Inatel desde outubro de 2014 e pesquisador voluntário no laboratório WOCA desde março de 2019. Possui experiência em telecomunicações nas áreas de sistemas de rádio sobre fibra, comunicações ópticas, comunicações sem fio e fotônica de microondas. Também possui experiência em Sistemas de Controle e Automação e Redes Industriais.

Letícia Carneiro de Souza
Título do trabalho: Sistema Óptico Híbrido para Transmissão de Dados e Energia Elétrica em Aeronaves
Áreas de pesquisa: Comunicações ópticas e sistemas Power-over-Fiber (PoF)
Possui Graduação (2020) e Mestrado (2022) em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL e curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC (2014). Atualmente cursando o Doutorado em Telecomunicações com pesquisas sobre o tema Power-over-fiber (PoF) no INATEL e atuando como pesquisadora no Laboratório WOCA. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. As suas principais áreas de interesse são: comunicações ópticas, sistemas Power-over-Fiber (PoF) e Radio-over-Fiber (RoF) e redes 5G e 6G.

Luciano Camilo Alexandre
Título do trabalho: Sharing/Compatibility studies between High Altitude Platform as IMT Base Stations (HIBS) and terrestrial/space communications systems.
Áreas de pesquisa: Antenas, Propagação, Radiofrequência, Sistemas de Comunicações Móveis de 5/6a Geração
Luciano Camilo Alexandre é Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Especialista em Engenharia de Sistemas Eletroeletrônicos, Controle e Automação Industrial pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Especialista em Gestão, Inovação e Competitividade em Indústrias de Base Eletroeletrônicas pelo Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI) e Engenheiro Eletricista na modalidade Eletrônica com ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Tem experiência em desenvolvimento de produtos eletrônicos e atuou como consultor em implantação de sistemas de telecomunicações para mineradoras, indústrias e forças armadas. É integrante da Comissão Brasileira de Comunicações - Radiocomunicações (CBC 2) e participa de Grupos de Trabalho da União Internacional de Telecomunicações, UIT-R e UIT-T. Suas áreas de interesse são: dispositivos eletrônicos para telecomunicações, sistemas de comunicações móveis, convivência entre serviços de radiocomunicações e serviços de comunicações terrestres e espaciais.

Luiz Augusto Melo Pereira
Título do trabalho: Inteligência Artificial Aplicada à Sistemas Fiber-Wireless 5G e 6G
Áreas de pesquisa: 5G, Redes Óptico-Wireless, Fotônica de micro-ondas, Comunicações ópticas e Inteligência Artificial
Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações- Inatel (2017). Participou do Programa de Estágio Docente (PED) na mesma instituição, atuando como monitor das disciplinas de Processos Estocásticos e Comunicações Digitais II. Mestre em Telecomunicações em 2020, pelo Inatel com o tema "Sistemas Fiber-wireless 5G NR". Atualmente é aluno regular do programa de Doutorado em Telecomunicações do Inatel, com pesquisas voltadas para redes óptico-wireless, comunicações ópticas e técnicas de aprendizado de máquina aplicadas às redes 5G e 6G. Atualmente desempenha a função de pesquisador no laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) desde julho de 2017.

Luis Gustavo da Silva
Título do trabalho: Arranjos de Antenas para 5G Baseados nas Tecnologias Gap Waveguide e SIW
Áreas de pesquisa: Radiofrequência, Antenas, 5G
Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2011), Mestrado em telecomunicações pelo INATEL (2014). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas e Filtros. Atua no Inatel Competence Center no desenvolvimento de circuitos de Radiofrequências desde 2010. É pesquisador colaborador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA).

Matheus Sêda Borsato Cunha
Título do trabalho: Sistemas Óptico-Wireless para Redes 5G
Áreas de pesquisa: 5G, Redes Óptico-Wireless, Comunicações ópticas.
Cursa doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Microeletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. É Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, com pesquisas voltadas para comunicações ópticas, fotônica de micro-ondas e redes óptico wireless. Graduado em Engenharia de Elétrica com ênfase em Telecomunicações pelo INATEL em dezembro de 2015. É técnico em eletrônica com ênfase em Automação Industrial pela Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” - ETE “FMC” (2010). Possui experiência em docência, tendo exercido a atividade de monitor de laboratório de Circuitos Elétricos I de janeiro de 2012 a julho de 2016, sendo que no primeiro semestre de 2016, atuou como monitor do Programa de Estágio Docente (PED) do INATEL. Neste mesmo programa de docência foi PED da disciplina de Antenas e Propagação. Desde fevereiro de 2016 faz parte do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), e atualmente é bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial do CNPq - Nível B em parceria com a empresa Nowigo, que tem como projeto o portfólio de antenas inovadoras para aplicações RFID baseadas em tecnologia NFC.

Tiago Henrique Brandão
Título do trabalho: Arranjos de Antenas Reconfiguráveis para 5G
Áreas de pesquisa: 5G, antenas, propagação, sistemas de comunicação móveis.
Graduado em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí, atuou como professor substituto de Matemática para Ensino Fundamental e Médio. Por 4 anos trabalhou na agência bancaria Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) exercendo diversos tipos de atividades do setor. Após estes trabalhos formou-se também em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). No INATEL atuou como monitor de Física, Sistemas de Comunicações II (Trasmissão Digital), participou no Programa de Estágio Docente, como professor de Processos Estocásticos e foi bolsista do CNPq trabalhando na área de transmissão digital utilizando o meio fotônico . Possui Mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações com pesquisas em antenas e propagação, mais precisamente em antenas refletoras. Também trabalhou como pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), onde desenvolveu atividades de pesquisa e desenvolvimento de antenas para radares em parceria com a empresa Bradar Indústria S/A do grupo Embraer Defesa e Segurança.Trabalhou na empresa Ideal Antenas como engenheiro de desenvolvimento de produtos de RF. Atualmente é pesquisador do laboratório WOCA, onde cursa seu doutorado como aluno regular.

Tomás Powell Villena Andrade
Título do trabalho: Antenas no domínio óptico – interchip-connections
Áreas de pesquisa: Integrated Photonics – Microwave Photonics – Radio Over Fiber
Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2011). Formado em Engenharia Física pela Universidade Nacional de Engenharia em Lima-Peru, graduando-se com nível de excelência na primeira turma de Engenharia Física no Peru, obtendo o título de Primeiro Engenheiro Físico do Peru (2003). Possui estudos de doutorado na UNICAMP. Trabalhou na área de metrologia aplicada a sistemas de qualidade (ISO17025-ISO9000) e instrumentação eletrônica. Participou de projetos de engenharia com foco em comunicações ópticas, especificamente na área de fotônica integrada no CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) em parceria com a BR-Photonics. Atuo como bolsista na área de eletrônica embarcada na empresa PHI Innovations com atividades em engenharia de firmware.

Alunos de Mestrado
Felipe Batista Faro Pinto
Áreas de pesquisa: 5G, 6G, comunicações ópticas.
Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Formiga (2022). Durante a graduação participou de projetos de iniciação científica sobre materiais semicondutores, Filtro de Kalman, redes ópticas passivas (PON), e também sobre um estudo de convivência entre comunicações terrestres e satelitais, operando em bandas adjacentes. Atualmente é aluno de mestrado em Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e pesquisador no Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access).

Letícia Duarte Bernardes
Áreas de pesquisa: 5G, antenas, propagação, sistemas de comunicação móveis.
Bacharel em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e pesquisadora do Laboratório Wireless and Optical Convergent Acess (WOCA). Durante o período de graduação realizou dois projetos de iniciação científica no Laboratório WOCA. No ano de 2017, realizando pesquisa e desenvolvimento de antenas para drones no projeto intitulado Reforçador de RF Baseado em um Arranjo de Antenas Monopolo com Refletores para Drones. E em 2019, trabalhou no projeto intitulado Inteligência Artificial Aplicada a Redes Celulares 5G com MIMO. Também foi monitora da disciplina de Física (2018-2019). Atualmente cursando Mestrado em Telecomunicações.

Marco Aurélio de Souza Ferrero
Título do trabalho: Desenvolvimento de dispositivos em ondas milimétricas para 5G.
Áreas de pesquisa: Antenas 5G, Propagação, Radiofrequência.
Possui graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2010) e curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa- ETE FMC (2000). Durante a graduação atuou como monitor no Laboratório de Circuitos Elétricos (2008/2010) e também como bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG na pesquisa de dispositivos de RF como Filtros e Amplificadores (2009/2010). Foi estagiário (2008/2010) e também funcionário do Inatel Compentence Center (2011) atuando no P&D de HW de RF. Foi funcionário da empresa Bradar/Embraer Defesa e Segurança (2011/2019) atuando no P&D de sensores radar civis/militares e sistemas de rádio ponto a ponto para as forças armadas. Desde Maio de 2019 integra o quadro de funcionários do Inatel Competence Center atuando projetos de P&D de HW. Atualmente é pesquisador do laboratório WOCA, onde cursa o Mestrado em Telecomunicações.

Alunos da Graduação
Gabriel Henrique Barros Damasceno
Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atuou/atua como monitor de Algoritmos I, Algoritmos II, Eletromagnetismo e Sinais e Sistemas. Publicou um artigo de Iniciação Científica no CS&I Lab do Inatel sobre Cybersecurity, aplicado à Lei LGPD. Desenvolve sua segunda Iniciação Científica no campo de estudos da nanofotônica, voltado à nanoantenas plasmônicas, para futuras aplicações 6G. É estagiário do laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access), onde cuida da parte administrativa e realiza pesquisas sobre antenas para sistemas mMIMO.

João Pedro Dias Antiquera
Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL. Foi bolsista e estagiário no CS&IOT Lab por 3 anos, onde realizou publicações nacionais e internacionais, bem como adquiriu experiência na área de IoT, Cyber Security, e nanosatélites modelo CubeSat. Participou com êxito da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites, onde foi premiado pela ótima colocação. Atuou como monitor de Mecânica dos Sólidos e Resistência dos Materiais, Redes de Telecomunicações, e Banco de Dados. Foi voluntário Cas@Viva, onde ministrou aulas de inglês. Atualmente é bolsista no Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) na área de óptica.

Membros Formados
Andreia Aparecida de Castro Alves
Doutora em Engenharia Elétrica com ênfase em Microeletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. Realizou um doutorado Sanduíche na Scuola Universitária Superiore Sant’Anna na Itália (2016-2017). Possui mestrado em Tecnologia e Inovação pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e graduação em Sistemas de Telecomunicações também pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de etiquetas de RFID chipless, filtros, amplificadores de potência e amplificadores de baixo ruído para aviões não tripulados (VANTs), radares SAR e radares de Monopulso. Foi pesquisadora voluntária no laboratório de Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) do Inatel, onde desenvolveu atividades de pesquisa acadêmica e atividades em parceria com a empresa Bradar Indústria S/A do grupo Embraer Defesa, onde participou de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Após se formar no laboratório WOCA, se tornou engenheira de aplicação na Rohde & Schwarz.

André Luiz Marques Muniz
Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2014/2). Foi pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), cursou mestrado em Telecomunicações pelo Inatel, com pesquisas voltadas para transmissão digital no domínio fotônico, fibras ópticas e fotônica de micro-ondas. Após se formar no laboratório WOCA, cursou doutorado e se tornou pesquisador da Universidade de Jena na Alemanha.

Anderson Fagiani Fraga
Possui atualmente o título de mestre em telecomunicações na área de propagação em millimeter-waves (defendida em agosto de 2018, em fase de ajustes de formatação para entrega), é pós-graduado em Engenharia de Circuitos Eletrônicos Avançados e graduado em Engenheiro Elétrico com modalidade em Eletrônica e ênfase em Telecomunicações “Engenharia de Telecomunicações” e técnico em Eletrônica pela ETE “FMC”. Já atuou como projetista líder de equipamentos de telecomunicações em diversas empresas nacionais e internacionais tais como Motorola, JWSat, MCM e Rede Globo. Iniciou a sua carreira acadêmica ministrando aulas de radiofrequência e microondas no Inatel Após se formar no Laboratório WOCA, integrou o grupo do Inatel de Educação Continuada e Treinamentos - Inatel Competence Center “ICC” na área de Televisão Digital, propagação e antenas ministrando treinamentos técnicos, consultorias e aulas de Pós-Graduação para engenheiros de televisão do Brasil e de toda América Latina.

Daniel Mazzer
Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em 2004 e Mestre em Telecomunicações, também pelo Inatel, em 2016. Possui artigos científicos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais. Após se formar no laboratório WOCA atuou como especialista em sistemas no Inatel Competence Center, liderando projetos de hardware e software embarcado. Possui interesse nas áreas de sistemas embarcados Machine-To-Machine (M2M), Internet of Things (IoT), sensoriamento espectral, comunicação sem fio, data analytics, plataformas web-services, áudio, processamento digital de sinais (DSP), e sistemas embarcados.

Dionísio Fama Noque
Possui graduação em Engenharia de Telecomunicaçõe pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL (2014) e mestrado em telecomunicações. Cursou o ensino médio Técnico em Eletrônica e Telecomunicações no Instituto de Telecomunicações – ITEL/Luanda. Tem formação complementar nas áreas de Comunicações ópticas, Redes de dados, Redes Wireless, Sistemas celulares e TV Digital. Possui experiências na área acadêmica, tendo exercido as atividades de monitor de Física e Iniciação a computação durante dois anos no INATEL. No período de 2007/2009 atuou como Professor auxiliar de Tecnologias de Telecomunicações no Instituto de Telecomunicações (ITEL-Luanda) e como Professor de Tecnologias de Informação e comunicação (TIC); Sistemas de Exploração e Arquitetura de Computadores (SEAC) no Colégio Árvore da Felicidade/Luanda. Tem como áreas de interesse: Comunicações ópticas, Sistemas celulares, sistemas rádio sobre Fibra. Após se formar no laboratório WOCA, retornou as atividades de professor do INEFOR, na Angola.

Evandro César Vilas Boas
Doutorando em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Mestre em Telecomunicações (2019) pelo Inatel, onde desenvolveu pesquisas em antenas para a faixa de frequências de micro-ondas e ondas milimétricas para aplicações em 5G. Bacharel em Engenharia de Telecomunicações (2016) pelo Inatel. Atua junto a coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e integra o Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC Telecom) e o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.) desde 2020, onde orienta/co-orienta alunos no desenvolvimento de projetos de Iniciação Cientifica em IoT, segurança cibernética, eletromagnetismo, rádio definido por software (RDS) e desenvolvimento de pequenos satélites. Professor da pós-graduação em Engenharia em Automação de Sistemas Elétricos (disciplina Redes de Telecomunicações para Sistemas Elétricos de Potência). Atuou no Inatel Competence Center (2017 - 2019) em projetos de P&D na área de dispositivos passivos de radiofrequência (RF), desenvolvendo soluções em antenas e guias de ondas. Integra a equipe de pesquisadores do Laboratório Wireless and Optical Convergent Access, WOCA (2017-2019), onde desenvolveu as pesquisas relacionadas ao programa de mestrado. Áreas de interesse: Antenas, propagação e micro-ondas, microcontroladores, Internet of Things, Inteligência Artificial aplicada às Telecomunicações, Comunicações via satélite e rádio definido por software.

Fernando Zanella
Graduado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2012) onde trabalhou na elaboração de modelos numéricos aplicados à junções semicondutoras usando equações média térmica. Doutor em engenharia e ciências dos materiais pela Universidade Federal do Paraná (2017), tendo realizado parte da pesquisa no laboratório de nanoeletrônica L2 e da Universidade de Sorbonne atuando na modelagem e caracterização de transistores a base de grafeno usando funções de Green de não-equilíbrio juntamente com técnicas Ab-Initio.

Gustavo Kreuzer Marengo
Título do trabalho: Desenvolvimento de antenas para 5G
Áreas de pesquisa: Antenas, 5G, Propagação, Radiofrequência.
Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações- Inatel em dezembro de 2018. Realizou um intercâmbio por meio do convênio bilateral entre Inatel e Jade Hochschule na Alemanha. Atualmente é aluno regular do Mestrado em Telecomunicações no INATEL e atua como PED (programa de estágio docente) na matéria de Antenas e Propagação.

Igor Feliciano da Costa
Possui doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2013) e graduação em Tecnologia em Telecomunicações pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de antenas para aviões não tripulados (VANTs), radares SAR, radares de Monopulso, antenas reconfiguráveis e antenas na faixa de ondas milimétricas. Foi é pesquisador voluntário no laboratório de Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) do Inatel, onde desenvolveu atividades de pesquisa acadêmica e atividades em parceria com a empresa Bradar Indústria S/A do grupo Embraer Defesa, onde juntamente com o Prof.Dr. Arismar Cerqueira Sodré Jr., participou de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Realizou o desenvolvimento de antenas para sensoriamento remoto, desenvolveu as antenas para o sistema de comunicação em tempo real do SARVANT, um dos primeiros VANTS (Veículo Aéreo Não Tripulado) a serem desenvolvidos com tecnologia nacional, projetou as antenas dos radares para o VANT Falcão e participou de projetos vinculados ao Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). Ao se formar no laboratório WOCA, atuou como especialista na Antenna Company na Holanda. Posteriormente se tornou desenvolvedor de negócios na ESSS.

Lucas de Oliveira Veiga
Graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Em 2014, formou-se Segundo-Tenente do Quadro Complementar de Fuzileiros Navais na Marinha do Brasil, onde exerceu atividades e treinamentos militares durante 4 anos no Batalhão de Comando e Controle. Possui Mestrado em Telecomunicações pelo Inatel, com pesquisas em Antenas de Faixa larga para aplicações em 5G. Também como pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), onde desenvolveu atividades de pesquisa e desenvolvimento de antenas para aplicações em câmaras Over-the-Air para empresa LACE. Após se formar no laboratório WOCA, se tornou aluno de Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Marcello Caldano de Melo
Bacharel e Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atualmente atua como Especialista em Sistemas na área de Educação Continuada do Inatel Competence Center (ICC), produzindo e executando cursos de extensão presenciais e à distância (autoria e tutoria). Ministra cursos voltados para Comunicações móveis: GSM, GPRS/EDGE, WCDMA, HSUPA, HSPA+, LTE, LTE-A, IMS e 5G. Atua como professor substituto convidado do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações do Inatel. Durante o mestrado trabalhou como pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) atuando em P&D na área de antenas, propagação e micro-ondas.

Marco Aurélio de Oliveira
Mestre em telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Possui graduação em Engenharia Elétrica (com ênfases em Sistemas de Energia e Telecomunicações) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Tem experiência em docência em educação profissional pelo SESI/SENAI-ES. As principais áreas de interesse e pesquisa são análise de desempenho de sistemas de Rádio sobre Fibra, Comunicações Ópticas e Comunicações Sem fio.

Natalia Cañas Estrada
Graduada em Engenharia Eletrônica (Universidade Nacional da Colômbia) e com mestrado em Automação Industrial (Universidade Nacional da Colômbia/Universidade Rovira i Virgili, 2012), e Telecomunicações (Instituto Nacional de Telecomunicações, 2015). Tem experiência nas áreas de eletrônica analógica, estruturas computacionais e instrumentação industrial. Ao se formar no laboratório WOCA, cursou doutorado e atuou como pesquisadora do Irish Photonic Integration Centre (IPIC), que faz parte do Tyndall National Institute, University College Cork, trabalhando no desenvolvimento de sistemas ópticos "Terabit Superchannels" ou Supercanais.

Renan Alves dos Santos
Possui graduação em Engenheira de Telecomunicações (julho de 2014) e mestrado em Telecomunicações (julho de 2016) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel e após se formar no laboratório WOCA, cursou doutorado na Universidade Federal de Itajubá. Posteriormente se tornou professor na Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletromagnetismo aplicado às telecomunicações (antenas, micro-ondas e propagação de ondas), atuando principalmente nos seguintes temas: antenas impressas, arranjo de antenas e antenas em lente dielétricas.

Simon Carmo Patrício
Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Faculdades Santo Agostinho – FASA (2012). Possui experiência em docência, tendo exercido a atividade de PED de Antenas e Linhas de Transmissão e Microondas no Inatel. Foi pesquisador do laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) do Inatel, onde cursou Mestrado em Telecomunicações.

Suzanne Assis de Souza Melo
Suzanne atualmente é Engenheira no Observatório Gravitacional Europeu (EGO) onde atua no grupo de óptica para o aprimoramento do Interferômetro VIRGO para a próxima fase de operação na busca por ondas gravitacionais. Ela foi pesquisadora da Scuola Superiore Sant’Anna trabalhando no grupo de Fotônica Digital e Microondas em Pisa, Itália. Ela é doutora (PhD in Emerging Digital Technologies) pela Scuola Superiore Sant'Anna, Itália, 2018. Possui os títulos de mestre em Telecomunicações (2014) e graduação em Engenharia Elétrica (2012) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Durante seu PhD, ela trabalhou com soluções fotônicas de microondas para sistemas de radar. Ela também foi pesquisadora visitante no Laboratório de Sistemas Integrados de Microondas da University of Birmingham, Reino Unido, por 6 meses, trabalhando com sistemas de radar interferométrico para aplicações automotivas. Suas atividades de pesquisa estão focadas em técnicas fotônicas para geração e detecção de sinais de RF e processamento de sinais digitais. Ela também trabalhou com arquiteturas coerentes para sistemas Radar e Lidar. Ela é autora e co-autora de uma patente e mais de vinte artigos em revistas internacionais, conferências e seminários. Seus interesses de pesquisa estão focados principalmente em fotônica de microondas e comunicações ópticas para sensoriamento remoto, especialmente sistemas RADAR e esquemas fotônicos para radares de satélite em aplicações espaciais.

Tércio Naves Rodovalho
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1999), graduação em Licenciatura Plena em Física pelo Instituto Federal de São Paulo(2010) e especialização em Engenharia de Redes e Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações(2014). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Após se formar no laboratório WOCA, retornou as atividades como Engenheiro Especialista na TIM.
