
Coordenação

Marcelo de Oliveira Marques
Engenheiro de Telecomunicações pelo Inatel e Mestre em Telecomunicações pela Unicamp. Professor do Inatel, trabalha na instituição há 28 anos com uma vasta atuação na área técnica, administrativa e financeira, tendo ocupado diversos cargos como Gerente de Educação Continuada, Pro-diretor, Diretor do Inatel e Diretor Executivo da Finatel - Fundação mantenedora do Inatel. Ao deixar a Direção da instituição, assumiu em 2018 a Coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações, cargo que ocupa ainda hoje, e em 2020 foi eleito Presidente da Finatel. Tem a sua vida profissional acadêmica totalmente voltada à educação e tecnologia, buscando trabalhar a integração da academia com as empresas, fortalecendo a formação de excelência dos futuros engenheiros através de diversas oportunidades de trabalho conjunto com o setor produtivo e colocando os futuros engenheiros em contato com as mais modernas tecnologias através de estágios, projetos de pesquisa e laboratórios de última geração.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5146581368404755
Orientadores

Guilherme Pedro Aquino
Doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Mestre em engenharia de telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atualmente é professor no Inatel na área de redes de telecomunicações. Também atua como pesquisador no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), desenvolvendo pesquisas na área de múltiplo acesso não-ortogonal e sistemas eficientes de sensoriamento espectral cooperativo. Também é coordenador do laboratório de segurança cibernética do Inatel.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4326726035182582

Eduardo Henrique Teixeira
Doutorando em Telecomunicações, Mestre em Telecomunicações (2021) e Bacharel em Engenharia de Controle e Automação (2018) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel. Integra a equipe de pesquisadores do IoT Research Group desde 2018, onde desenvolve pesquisas relacionadas à Internet das Coisas, Visão Computacional e Inteligência Artificial. Foi bolsista da CAPES durante o mestrado e do CNPq no doutorado. Atua como Especialista do Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC Telecom) e no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas. Desenvolve atividades de orientação de alunos de graduação em projetos de desenvolvimento nas áreas de Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Visão Computacional e Segurança Cibernética. Atua no Programa de Estágio Docência do Inatel e ministra aulas de Teoria e Laboratório na Instituição desde 2015, começando como monitor.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4250288764711627

Evandro César Vilas Boas
Doutorando em Telecomunicações, Mestre em Telecomunicações (2019) e Bacharel em Engenharia de Telecomunicações (2016) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atua junto a coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e integra o Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC Telecom) e o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.). Desenvolve atividades de orientação de alunos de graduação em projetos de desenvolvimento de hardware e software na área de Internet das Coisas (IoT), rádio definido por software (SDR), inteligência artificial aplicada às Telecomunicações, pequenos satélites (CubeSat e CanSat) e eletromagnetismo. Professor auxiliar na graduação em Engenharia de Telecomunicações e professor da pós-graduação do Inatel. Atuou no Inatel Competence Center (2017 - 2019) em projetos de P&D na área de dispositivos passivos de radiofrequência (RF), desenvolvendo soluções em antenas e guias de ondas. Integra a equipe de pesquisadores do Laboratório Wireless and Optical Convergent Access, WOCA (2017-2022), onde desenvolve pesquisas relacionadas às antenas para a faixa de frequências de micro-ondas e ondas milimétricas para aplicações em 5G. Áreas de interesse: Antenas, propagação e micro-ondas, metasuperfícies, microcontroladores, Internet of Things, Inteligência Artificial aplicada às Telecomunicações, Comunicações via satélite, rádio definido por software e segurança cibernética.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4857338376415172

Vanessa Mendes Rennó
É aluna regular de Doutorado na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Possui Mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2018) e graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Inatel (2016). Foi pesquisadora de mestrado, pela CAPES, e é pesquisadora de doutorado, pela FAPESP. Os principais trabalhos de pesquisa são na área de Telecomunicações, com foco em comunicações digitais, modelamento de canais de comunicações, simuladores de desvanecimento, desempenho de canais de comunicações, machine learning, sensoriamento espectral, rádio cognitivo e diversidade de recepção, rendendo publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais. Também atua como Especialista em Telecomunicações no Inatel, na área de ensino e pesquisa do Centro de Segurança Cibernética (CxSC).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9121098337331787
Estagiários
Diego Anestor Coutinho
Diogo Menegaldo Maioli Rosa
João Gabriel Azevedo de Carvalho
Bolsistas de IC/IT
Álvaro Lúcio Almeida Ribeiro
André Gonçalves Rodrigues
Danilo Ribeiro Gaspar
Elaine Cristina de Cássia Silva
Eduardo Karpfenstein
Felipe Lorenzo Sossai
Felipe Soares dos Santos Silveira
Gabriel Simões de Souza
Gustavo Pereira Moraes
Gustavo Pivoto Ambrósio
Isabela Ferreira de Vito
Isaque Hollanda Gonçalves
Jessé Justino Neto
Laura Pivoto Ambrósio
Lanna Coreia e Silva
Lucca Ribeiro da Silva Lopes
Luiz Filipe Silva e Lopes
Lucas Ruan Fidélis Ferreira
Lívia Cecília Gomes Silva
Lucas Schuller de Toledo
Nicolas Fontes Marchetti
Matheus Henrique Fonseca Afonso
Matheus do Lago Araújo
Matheus Renó Torres
Pedro Henrique do Carmo Miranda
Pedro Luis Dionísio Fraga
Pedro Lucas Freitas Correia
Raul Moreno Pereira
Sabrina Sales Lemos
Vinícius de Souza Simões