Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Membros

Coordenação

Marcelo de Oliveira Marques

Marcelo de Oliveira Marques

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5146581368404755

Orientadores:

Guilherme Pedro Aquino

Guilherme Pedro Aquino

Doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Mestre em engenharia de telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atualmente é professor no Inatel na área de redes de telecomunicações. Também atua como pesquisador no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), desenvolvendo pesquisas na área de múltiplo acesso não-ortogonal e sistemas eficientes de sensoriamento espectral cooperativo. Também é coordenador do laboratório de segurança cibernética do Inatel.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4326726035182582

Estevan Marcelo Lopes

Estevan Marcelo Lopes

Graduado em Engenharia Elétrica pelo INATEL (1993), especialização em Engenharia de Telecomunicações pela UNOPAR (1999), mestrado em Engenharia de Telecomunicações pelo INATEL (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2013). Cursos de extensão no Virginia Tech (EUA-2007) e Jade University of Applied Science (Alemanha-2012). Atualmente é professor adjunto do Inatel, atuando nos cursos de graduação, pós-graduação lato sensu. Coordena os cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicação, Internet das Coisas e TV Digital do INATEL. Já publicou artigos em congressos e revistas nacionais e internacionais. Possui pedido de patente na área de Engenharia de Telecomunicações. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, atuando principalmente nas comunicações sem fio. As pesquisas incluem aspectos gerais sobre Transmissão Digital, Processamento Digital de Sinais e Canais com Desvanecimento, DLT, blockchain e IoT.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5251879405758178

Evandro César Vilas Boas

Evandro César Vilas Boas

Mestre em Telecomunicações (2019) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), onde desenvolveu pesquisas em antenas para a faixa de frequências de micro-ondas e ondas milimétricas para aplicações em 5G. Bacharel em Engenharia de Telecomunicações (2016) pelo Inatel. Atua junto a coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e integra o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.) desde 2020, onde orienta/co-orienta alunos no desenvolvimento de projetos de Iniciação Cientifica em IoT. Atuou no Inatel Competence Center (2017 – 2019) em projetos de P&D na área de radiofrequência (RF), desenvolvendo soluções em antenas e guias de ondas. Integrou a equipe de pesquisadores do Laboratório Wireless and Optical Convergent Access, WOCA (2017-2019), onde desenvolveu as pesquisas relacionadas ao programa de mestrado.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4857338376415172

Francisco de Assis Silva do Carmo

Francisco de Assis Silva do Carmo

Formado no Inatel e Pós-Graduado em Cyber Segurança é aluno do Mestrado e atualmente é integrante do CS&I Lab auxiliando nos projetos de Iniciação Científica aplicando seus conhecimentos nas áreas de infraestrutura, redes e cyber segurança. Faz parte da equipe de Redes e Internet do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Inatel. Possui as certificações internacionais, CompTIA Secutiry+ e CompTIA Network+. Também é pesquisador independente nas áreas de Engenharia Social e Pentest e professor nos cursos de Pós-Graduação do Inatel.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5052999522047243

Carlos Alberto Ynoguti

Carlos Alberto Ynoguti

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo(1995), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas(2000) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2001). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto Nacional de Telecomunicações e Membro de corpo editorial da Telecomunicações (Santa Rita do Sapucaí) (1516-2338). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de sinais, processamento de voz, reconhecimento de fala.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5678667205895840

Felipe Augusto Pereira de Figueiredo

Felipe Augusto Pereira de Figueiredo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2011) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Tem mais de 15 anos de experiência em P&D de sistemas de telecomunicações, como GSM, WCDMA, TV Digital, LTE e 5G. Atualmente é professor e pesquisador no INATEL, onde atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções que visam o aumento da eficiência espectral da próxima geração de redes celulares e sem fio. Temas de interesse: MIMO, modulações multiportadora, processamento digital de sinais, aprendizado de máquina, modulações digitais, comunicações móveis, e desenvolvimento de projetos em FPGAs.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5678667205895840

Bolsistas em projetos de Internet das Coisas:

Arielli Ajudarte da Conceição

Arielli Ajudarte da Conceição

Técnica em Telecomunicações pela Escola Técnica em Eletrônica - ETE "FMC" (2016 - 2018). Graduanda em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL desde 2019. Nesse mesmo ano, atuou como estagiária técnica voluntária no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab), onde foi responsável pelo projeto Transmissão Multimeios e contribuiu para a construção de cursos e oficinas do laboratório, como a Oficina de Telecomunicações com Arduino. Atualmente é monitora de Introdução à Engenharia de Telecomunicações (T-201) e Bolsista de Iniciação Científica no CS&I Lab com o projeto "Smart House: aplicações IoT residenciais seguras e inteligentes", cujo objetivo é automatizar ambientes residenciais.

Danilo Vidal Ribeiro

Danilo Vidal Ribeiro

Graduando em Engenharia da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), onde desenvolve pesquisas em Inteligência Artificial com utilização de redes neurais e processamento de linguagem natural. Membro bolsista de iniciação científica integrante do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.) desde 2020.

João Pedro Dias Antiquera

João Pedro Dias Antiquera

Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações. Bolsista de Iniciação Científica no CS&I LAB - Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas. Monitor de mecânica dos sólidos e resistência dos materiais. Medalhista de ouro na olimpíada de programação Inatel 2018.2. Interesse na área de PD&I.

Thamer Reis Leme

Thamer Reis Leme

Graduando de Engenharia de Telecomunições no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e bolsista de Iniciação Cientifica na área de IoT no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (CS&I Lab) desde 2019. Técnico em eletrônica (2018) pela Etec Getulio Vargas. Entusiasta por tecnologias que mudam a forma com que interagimos com mundo.

Thiago Carvalho de Almeida

Thiago Carvalho de Almeida

Técnico em Controle e Automação (2015 - 2017) pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE"FMC"). Cursando o 3º Semestre do Bacharelado de Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e integra o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.) desde 2019, onde desenvolve um sistema para detecção de vazamento de gás residencial em parceria com a Pixel Ti.

Bolsistas em projetos de Cyber Segurança:

Fructueux Farid Nougbognon Laleye

Fructueux Farid Nougbognon Laleye

Técnico em transporte e logística (2014) e licença profissional (2015) na mesma área, agora estudante de engenharia de telecomunicações no INATEL(2019), pretende evoluir na área da Internet das Coisas. Sendo assim, ingressou o laboratório CSI e IOT da referida universidade em 2020, onde está realizando trabalhos de pesquisa em um projeto relacionado ao LGPD.

Gabriel Henrique Barros Damasceno

Gabriel Henrique Barros Damasceno

Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) desde 2018/2, onde atuou como monitor de Algoritmos e Estrutura de Dados I e II, dominando as linguagens de programação: C++, Python e Java, tendo realizado projetos OO (orientados a objeto) com estas linguagens. Realizou o treinamento "Noções básicas sobre Redes IP, virtualização e Internet das Coisas", com o objetivo de entender de maneira geral as tecnologias envolvidas em uma rede IP (Internet Protocol), e em um sistema de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), bem como conceitos de Virtualização e suas aplicações práticas e entender/operar a infraestrutura de redes e equipamentos do laboratório CS&I (Cyber Security and IoT) do Inatel. Apresenta interesses futuros de pesquisas na área de IOT e Inteligência Artificial, visto que serão áreas muito promissoras no futuro, bem como já são no presente. Atualmente atua como bolsista de IC no CS&I Lab, onde desenvolve pesquisas na área de Cyber Security.

Lucas de Souza Vaz

Lucas de Souza Vaz

Estudante do primeiro período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), graduado como técnico de informática pelo Instituto Educacional Maris Céllis no ano de 2013, com experiência profissional na área de telecomunicações de sete anos como técnico da empresa Alpinet Informafica LTDA. Apaixonado pela área de telecomunicações decidiu conciliar toda a experiência prática adquirida no decorrer deste tempo, com todo o ensino que o INATEL possa oferecer para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos.

Luiz Fernando Fernandes Irineu

Luiz Fernando Fernandes Irineu

Graduando do terceiro período de engenharia de telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Voluntário de iniciação científica no CS&I Lab, onde desenvolve pesquisas em ferramentas para análise de vulnerabilidade. Atua como atleta de basquete do Inatel. Tem interesse em aprimorar seus conhecimentos em redes e gestão.

Matheus Braga Teixeira

Matheus Braga Teixeira

Cursando Engenharia de Telecomunicações, 3º período, pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Participação na IRONCUP 2020 como organizador na categoria 2D. Formação técnica em Telecomunicações (2018) pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). Experiência profissional como estagiário pela empresa Fontek (2019). Primeiro lugar na categoria de telecomunicações na PROJETE 2018 como o projeto Dispositivo de Monitoramento e Segurança Automotivo.

Nathália Dias de Oliveira Magalhães

Nathália Dias de Oliveira Magalhães

Graduanda do 3º período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações. Bolsista de Iniciação Científica no CS&I Lab (Cyber Security and Internet of Things) desde setembro de 2019. Colaborou com um projeto chamado Transmissão Multimeios para fins escolares e atualmente está na área de Cyber Security. Técnica em Eletrônica com ênfase em Telecomunicações pela Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”. Estagiou no Laboratório de Calibração no Inatel Competence Center durante 6 meses no ano de 2019, calibrando diversos equipamentos. Tem interesse de aprimorar seus conhecimentos nas áreas de Redes e Cyber Security.

Robélia Souza de Oliveira

Robélia Souza de Oliveira

Técnica de Eletrônica com ênfase em Telecomunicações (2019), pela Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”. Estagiou na empresa DL, onde realizava consertos técnicos de aparelhos eletrônicos como tablets, celulares e smartphones. Atualmente graduanda do segundo período de Engenharia de Telecomunicações no Inatel, em horário integral. Participou voluntariamente quatro meses de um projeto transmissão por multi-meios, no Laboratório C&I dentro do Inatel. O projeto tinha como objetivo apresentar, de maneira dinâmica e clara, os meios de transmissão para escolas de ensino médio e fundamental. No protótipo desenvolveram-se alguns meios para demonstração como: via rádio, água, infravermelho, entre outros. No momento encontra-se no C&I Lab, na área de cyber segurança. Após a conclusão do curso de engenharia gostaria de atuar no começo como analista de telecomunicações.

Raissa Lara Moura Brito Borin

Raissa Lara Moura Brito Borin

Graduanda do 5º período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), interessada nas áreas de: Segurança Cibernética (CS), Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e 5G. Técnica em Eletrônica, pela ETEC Philadelpho Gouvêa Netto (São José do Rio Preto - SP), onde foi desenvolvido o trabalho de conclusão de curso (TCC): “Gerenciador Online do Consumo de Energia Elétrica” e, também, fez parte da Feira Tecnológica do Inatel (FETIN) (2019), onde foi realizado o projeto: “e-Seat”, com prêmios de 1º e 2º lugar. Voluntária na Casa Viva (2019 até o momento), onde ministra aulas de Microinformática do Pacote LibreOffice; Assessora do Núcleo de Gestão, Conhecimento e Treinamento (NGCT), da Empresa Júnior do Inatel (CP2eJr.) (2020) e Bolsista Voluntária na equipe de Segurança Cibernética (CS Team) do Laboratório de Cyber Security and Internet of Things (CS&I Lab.).

Cyber Security Team – CS Team:

Aryel Lopes de Almeida Lima

Aryel Lopes de Almeida Lima

Graduando do 6° período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Voluntário no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab) e membro do CS Team. Apresenta interesse nas áreas relacionadas a Redes, Segurança Cibernética e Data Center.

Helio Abreu Marques Rocha

Helio Abreu Marques Rocha

Graduando em Engenharia de Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Integra o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.) desde o segundo semestre de 2020, fazendo parte do CS Team. Técnico em eletrônica com ênfase em Telecomunicação (2019) pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC).

Kaue Aleksander Malheiro Cardoso

Kaue Aleksander Malheiro Cardoso

Graduando de Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Tlecomunicações (Inatel). Técnico em Telecomunicações (2020) pelo Instituto Técnico de Barueri (ITB). Integra o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.) desde o segundo semestre de 2020, fazendo parte do CS Team.

Lara Eduarda Barros Machado

Lara Eduarda Barros Machado

Graduanda de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), atualmente no sétimo período. Membro do CS Team do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab). Atual tesoureira OSA - Inatel Phatonics Chapter (OSA - The Optical Society) desde 2017 integrante do capítulo e estagiária bolsista CIDC - Competence & Innovation Development Center (Inatel) - P&DC, atuando no desenvolvimento de soluções para modernização de sites. Atuou como voluntária na Casa Viva (Inatel) em 2018, administrando aulas de microinformática para adolescentes.

Luiz Fernando Fernandes Irineu

Luiz Fernando Fernandes Irineu

Graduando do terceiro período de engenharia de telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Voluntário de iniciação científica no CS&I Lab, onde desenvolve pesquisas em ferramentas para análise de vulnerabilidade. Atua como atleta de basquete do Inatel. Tem interesse em aprimorar seus conhecimentos em redes e gestão.

Nicolas Siqueira Marquardt

Nicolas Siqueira Marquardt

Graduando de Engenharia de Telecomunicações do Inatel, atualmente no 2° período. Bolsista voluntário do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab). Formação nas escolas CES (Center of English Studies) e ISI Dublin, situadas na Irlanda, onde desenvolveu a fluência da lingua inglesa durante os anos de 2018-2020. Atualmente, apresenta interesses na área da segurança cibernética.

Raissa Lara Moura Brito Borin

Raissa Lara Moura Brito Borin

Graduanda do 5º período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), interessada nas áreas de: Segurança Cibernética (CS), Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e 5G. Técnica em Eletrônica, pela ETEC Philadelpho Gouvêa Netto (São José do Rio Preto - SP), onde foi desenvolvido o trabalho de conclusão de curso (TCC): “Gerenciador Online do Consumo de Energia Elétrica” e, também, fez parte da Feira Tecnológica do Inatel (FETIN) (2019), onde foi realizado o projeto: “e-Seat”, com prêmios de 1º e 2º lugar. Voluntária na Casa Viva (2019 até o momento), onde ministra aulas de Microinformática do Pacote LibreOffice; Assessora do Núcleo de Gestão, Conhecimento e Treinamento (NGCT), da Empresa Júnior do Inatel (CP2eJr.) (2020) e Bolsista Voluntária na equipe de Segurança Cibernética (CS Team) do Laboratório de Cyber Security and Internet of Things (CS&I Lab.).

Wiliane Carolina Silva

Wiliane Carolina Silva

Graduanda de Engenharia da Computação no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), atualmente no primeiro período. Membro do CS Team do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab). Apresenta interesse nas áreas relacionadas a redes e segurança cibernética.

CubeSat Design Team:

Diego Anestor Coutinho

Diego Anestor Coutinho

Graduando do 2º período de Engenharia de Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atuou na CAS@VIVA como educador voluntário do curso de robótica em 2020. Participou do projeto Gryphon na FETIN (2020), onde trabalhou no sistema de filtragem e processamento de imagens de satélite com uso de redes neurais. Atualmente voluntário bolsista do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things CS&I Lab), onde integra a equipe de pesquisa e desenvolvimento de nanosatélites, CubeSats e CanSats.

Fernando Fernandes Ramborger

Fernando Fernandes Ramborger

Graduando em Engenharia da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), atualmente no terceiro período. Integra o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (CS&I Lab.), onde desenvolve o projeto de Iniciação Científica no tema: Caderno de desenvolvimento de aplicações IoT utilizando ESP8266 e MICROPYTHON e atua no CubeSat Design Team, atuando no projeto de subsistemas de Determinação e Controle de Atitude.

Igor Augusto Magalhães Vizotto

Igor Augusto Magalhães Vizotto

Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL e Técnico em Telecomunicações pela Escola Técnica em Eletrônica - ETE "FMC" (2014 - 2016). Atua como membro do diretório académico do Inatel e da equipe de pesquisadores do Laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), Atuou na empresa Huawei(2017-2018) em projetos na área de estações rádio base e na empresa júnior do Inatel-CP2(2017-2019).

João Pedro Dias Antiquera

João Pedro Dias Antiquera

Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações. Bolsista de Iniciação Científica no CS&I LAB - Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas. Monitor de mecânica dos sólidos e resistência dos materiais. Medalhista de ouro na olimpíada de programação Inatel 2018.2. Interesse na área de PD&I. Membro do CubeSat Design Team, atuando no projeto de subsistemas de Telemetria, Telecomando e Rastreio.

Maria Fernanda Totti

Maria Fernanda Totti

Cursando o 2º período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Bolsista voluntária de Iniciação Científica do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things CS&I Lab), desde 2020. Membro do CubeSat Design Team, atuando no projeto de subsistemas de Telemetria, Telecomando e Rastreio. Interesse em áreas relacionadas a sistemas de transmissão digitais.

Maysa Freire dos Santos

Maysa Freire dos Santos

Estudante de Engenharia de Controle e Automação no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab) desde 2020. Técnica em Eletrônica com ênfase em Automação/Eletrônica Industrial (2019) pela Escola Técnica em Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”. Atuou na empresa RHCS (2017-2019) como técnica de fontes chaveadas de alta potência. Desenvolveu projetos voltados para a área de Sustentabilidade e Energias Renováveis.

Pedro Lucas Siqueira Paulino

Pedro Lucas Siqueira Paulino

Graduando em Engenharia de Telecomunicações (2020) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), atuando como estagiário na área técnica/administrativa do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I) e membro do CubeSat Design Team, atuando no projeto de subsistemas de Mecânica e Estrutura. Técnico em Telecomunicações (2018) formado pela Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" (EteFMC) onde participou da Feira anual escolar de projetos (Projete) desenvolvendo trabalhos em grupo, os quais foram premiados nos anos de 2016 e 2018. Cursou o ensino fundamental II na Escola Estadual "Cel. Gabriel Capistrano" na qual participou das Olimpíadas Brasileira de Matemática (OBMEP) e foi premiado nos anos de 2012, 2014 e 2015 com medalhas de bronze e nos anos 2013 e 2017 com menções honrosas. Tendo a oportunidade de realizar e concluir o Curso de Iniciação Científica Jr. (2013) em virtude da premiação de 2012.

Rafaella Laureano Dias

Rafaella Laureano Dias

Graduanda em engenharia de telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Estagiária pela Ericsson, atuando como RF Design (2020). Membro ativo da Seção Estudantil (ISA) (2019). Orientadora voluntária junto a Casa Viva, (2019). Integra a equipe de competição de CubeSat ligada ao laboratório de Cyber Segurança e Internet das Coisas (CS&I Lab) (2020).

Sabrina Sales Lemos Ribeiro

Sabrina Sales Lemos Ribeiro

Graduanda do 2º período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Integrante e bolsista voluntária da equipe de competição de Cubesat, que está ligada ao Laboratório de Cyber Segurança e Internet das Coisas (CS&I Lab.). Atuando nas áreas de Comunicação, administração e estrutura.

Sarah Santos Pereira

Sarah Santos Pereira

Graduanda do sexto período de Engenharia de Controle e Automação no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com interesse em áreas como: inteligência artificial e tecnologia Aeroespacial. Bolsista Voluntária da equipe de competição CubeSat do Laboratório de Cyber Segurança e Internet das Coisas (CS&I Lab.), desde 2020. Assessora do Núcleo de Gestão, Conhecimento e Treinamento da Empresa Junior do Inatel (CP2eJr.), desde 2019. Membro da equipe de eventos do DSC Google Inatel, desde 2020. Participou da Feira Tecnológica do Inatel (Fetin) (2019) com o projeto Irrigador de Solo Autônomo em Arduino e do Developer’s Hackathon (2019) com o aplicativo Medical Records em Java Script e plataforma React Native.

Estagiários:

Bruna Gabriella Baldoni de Almeida

Bruna Gabriella Baldoni de Almeida

Técnica em Eletrônica com ênfase em Telecomunicações pela Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" (ETE FMC) e graduanda do 10° período de Engenharia de Telecomunicações no INATEL. Participou do projeto Casa Viva como voluntária (2017), de uma Iniciação Científica na área de Rádio Cognitivo (2018) e de um estágio na área de "Reconciliation & Mapping"(2019). Atualmente, é estagiária na área de Segurança Cibernética no CS&I Lab.

Jamille de Cássia Alfredo Chagas

Jamille de Cássia Alfredo Chagas

Cursando o 6° período de Engenharia de Telecomunicações, no Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel. Estagiária no laboratório de Cyber Segurança e Internet das Coisas (Cyber Security & IoT Lab.) desde 2020, onde auxilia em projetos na área de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dado Pessoais). Atualmente, desenvolve projetos relacionados a Virtualização em segurança cibernética. Participou da Feira Tecnológica do Inatel (Fetin) em 2019, com o projeto de rastreamento ocular.. Entre 2018 e 2019 atuou como monitora de micro programação (programação em Arduíno, linguagem C) na Cas@Viva. Em 2017 concluiu o curso técnico de eletrônica, na Escola Técnica de Eletrotônica — ETE FMC.

Nayara Pereira Simões

Nayara Pereira Simões

Técnica em Eletrônica com ênfase em Telecomunicações pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC) e graduanda do 10° período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atuou como monitora de Circuitos Elétricos I, II e III (2017-2019) e desenvolveu pesquisas no Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicações (ICT Lab) (2018). Atualmente, atua como estagiária no Laboratório de Segurança Cibernética & Internet das Coisas (CS&I Lab).

Pedro Lucas Siqueira Paulino

Pedro Lucas Siqueira Paulino

Graduando em Engenharia de Telecomunicações (2020) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), atuando como estagiário na área técnica/administrativa do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I) e membro do CubeSat Design Team, atuando no projeto de subsistemas de Mecânica e Estrutura. Técnico em Telecomunicações (2018) formado pela Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" (EteFMC) onde participou da Feira anual escolar de projetos (Projete) desenvolvendo trabalhos em grupo, os quais foram premiados nos anos de 2016 e 2018. Cursou o ensino fundamental II na Escola Estadual "Cel. Gabriel Capistrano" na qual participou das Olimpíadas Brasileira de Matemática (OBMEP) e foi premiado nos anos de 2012, 2014 e 2015 com medalhas de bronze e nos anos 2013 e 2017 com menções honrosas. Tendo a oportunidade de realizar e concluir o Curso de Iniciação Científica Jr. (2013) em virtude da premiação de 2012.

Laura Pivoto Ambrósio

Laura Pivoto Ambrósio

Aluna da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, no curso concomitante ao técnico com ênfase em Telecomunicações (2018-2020). Durante a PROJETE (Feira de projetos da ETE FMC) de 2019, colaborou com o desenvolvimento do projeto JEF - Jogo para Educação Financeira, ganhador do primeiro lugar na feira entre os competidores do segundo ano diurno e do prêmio RIO2C 2020. Estagiária na área de Cyber Segurança e Internet das Coisas no Lab CS&I.

Ex-membros:

Orientadores

Prof. Antonio Alves Ferreira Júnior
Prof. Antonio Alves Ferreira Júnior
Currículo Lattes

Bolsistas de IC/IT

Ítalo Augusto de Sousa Tacca
Ítalo Augusto de Sousa Tacca

Murilo Dourado
Murilo Dourado

Pedro Henrique Carmo Piantino
Pedro Henrique Carmo Piantino

Pedro Lopes de Oliveira
Pedro Lopes de Oliveira

Yara Caroline Tavares Mendes
Yara Caroline Tavares Mendes

Ana Clara dos Santos Rosa
Ana Clara dos Santos Rosa

Estagiários

Alessandra Carolina Domiciano
Alessandra Carolina Domiciano

Fernando Batista de Souza
Fernando Batista de Souza

Maria Tereza Yassin
Maria Tereza Yassin

Eliza Aparecida Crisóstomo Reis
Eliza Aparecida Crisóstomo Reis

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200