Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Membros

Coordenação

Marcelo de Oliveira Marques

Marcelo de Oliveira Marques

Engenheiro de Telecomunicações pelo Inatel e Mestre em Telecomunicações pela Unicamp. Professor do Inatel, trabalha na instituição há 28 anos com uma vasta atuação na área técnica, administrativa e financeira, tendo ocupado diversos cargos como Gerente de Educação Continuada, Pro-diretor, Diretor do Inatel e Diretor Executivo da Finatel - Fundação mantenedora do Inatel. Ao deixar a Direção da instituição, assumiu em 2018 a Coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações, cargo que ocupa ainda hoje, e em 2020 foi eleito Presidente da Finatel. Tem a sua vida profissional acadêmica totalmente voltada à educação e tecnologia, buscando trabalhar a integração da academia com as empresas, fortalecendo a formação de excelência dos futuros engenheiros através de diversas oportunidades de trabalho conjunto com o setor produtivo e colocando os futuros engenheiros em contato com as mais modernas tecnologias através de estágios, projetos de pesquisa e laboratórios de última geração.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5146581368404755

Orientadores:

Guilherme Pedro Aquino

Guilherme Pedro Aquino

Doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Mestre em engenharia de telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atualmente é professor no Inatel na área de redes de telecomunicações. Também atua como pesquisador no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), desenvolvendo pesquisas na área de múltiplo acesso não-ortogonal e sistemas eficientes de sensoriamento espectral cooperativo. Também é coordenador do laboratório de segurança cibernética do Inatel.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4326726035182582

Estevan Marcelo Lopes

Estevan Marcelo Lopes

Graduado em Engenharia Elétrica pelo INATEL (1993), especialização em Engenharia de Telecomunicações pela UNOPAR (1999), mestrado em Engenharia de Telecomunicações pelo INATEL (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2013). Cursos de extensão no Virginia Tech (EUA-2007) e Jade University of Applied Science (Alemanha-2012). Atualmente é professor adjunto do Inatel, atuando nos cursos de graduação, pós-graduação lato sensu. Coordena os cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicação, Internet das Coisas e TV Digital do INATEL. Já publicou artigos em congressos e revistas nacionais e internacionais. Possui pedido de patente na área de Engenharia de Telecomunicações. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, atuando principalmente nas comunicações sem fio. As pesquisas incluem aspectos gerais sobre Transmissão Digital, Processamento Digital de Sinais e Canais com Desvanecimento, DLT, blockchain e IoT.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5251879405758178

Evandro César Vilas Boas

Evandro César Vilas Boas

Doutorando em Telecomunicações, Mestre em Telecomunicações (2019) e Bacharel em Engenharia de Telecomunicações (2016) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atua junto à Coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e integra o Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC Telecom) e o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.) desde 2020, onde orienta/co-orienta alunos no desenvolvimento de projetos de Iniciação Cientifica em IoT, segurança cibernética, eletromagnetismo, rádio definido por software (RDS) e desenvolvimento de pequenos satélites. Professor da pós-graduação em Engenharia em Automação de Sistemas Elétricos (disciplina Redes de Telecomunicações para Sistemas Elétricos de Potência). Atuou no Inatel Competence Center (2017 - 2019) em projetos de P&D na área de dispositivos passivos de radiofrequência (RF), desenvolvendo soluções em antenas e guias de ondas. Integra a equipe de pesquisadores do Laboratório Wireless and Optical Convergent Access, WOCA (2017-2019), onde desenvolveu as pesquisas relacionadas ao programa de mestrado. Áreas de interesse: Antenas, propagação e micro-ondas, microcontroladores, Internet of Things, Inteligência Artificial aplicada às Telecomunicações, Comunicações via satélite e rádio definido por software.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4857338376415172

Francisco de Assis Silva do Carmo

Francisco de Assis Silva do Carmo

Formado no Inatel e Pós-Graduado em Cyber Segurança é aluno do Mestrado e atualmente é integrante do CS&I Lab auxiliando nos projetos de Iniciação Científica aplicando seus conhecimentos nas áreas de infraestrutura, redes e cyber segurança. Faz parte da equipe de Redes e Internet do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Inatel. Possui as certificações internacionais, CompTIA Secutiry+ e CompTIA Network+. Também é pesquisador independente nas áreas de Engenharia Social e Pentest e professor nos cursos de Pós-Graduação do Inatel.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5052999522047243

Felipe Augusto Pereira de Figueiredo

Felipe Augusto Pereira de Figueiredo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2011) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Tem mais de 15 anos de experiência em P&D de sistemas de telecomunicações, como GSM, WCDMA, TV Digital, LTE e 5G. Atualmente é professor e pesquisador no INATEL, onde atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções que visam o aumento da eficiência espectral da próxima geração de redes celulares e sem fio. Temas de interesse: MIMO, modulações multiportadora, processamento digital de sinais, aprendizado de máquina, modulações digitais, comunicações móveis, e desenvolvimento de projetos em FPGAs.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5678667205895840

Bolsistas em projetos de Internet das Coisas e Tecnologias Emergentes:

Diego Anestor Coutinho

Diego Anestor Coutinho

Graduando em Engenharia da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atuou na CAS@VIVA como educador voluntário do curso de robótica em 2020. Participou do projeto Gryphon na FETIN (2020), onde trabalhou no sistema de filtragem e processamento de imagens de satélite com uso de redes neurais. Atualmente voluntário bolsista do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things CS&I Lab), onde integra a equipe de pesquisa e desenvolvimento de nanosatélites, CubeSats e CanSats.

Felipe Lorenzo Sossai Silva Forza

Felipe Lorenzo Sossai Silva Forza

Graduando do 2º em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), atualmente bolsista de IC no projeto EcoWaste do CS&I LAB - Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas. Membro do CubeSat Design Team, atuando no Subsistema de Rastreio, Telemetria e Comando (TT&C) e participante da equipe contemplada por mérito na OBSAT(Olimpíada Brasileira de Satélites). Interesse nas áreas de Satélite, IoT e antenas.

Fernando Fernandes Ramborger

Fernando Fernandes Ramborger

Graduando em Engenharia da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), atualmente no terceiro período. Integra o Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (CS&I Lab.), onde desenvolve o projeto de Iniciação Científica no tema: Caderno de desenvolvimento de aplicações IoT utilizando ESP8266 e MICROPYTHON e atua no CubeSat Design Team, atuando no projeto de subsistemas de Determinação e Controle de Atitude.

Hallan Lima Fonseca

Hallan Lima Fonseca

Graduando do 3° período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Bolsista de iniciação cientifica no CS&I LAB (Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas) com o tema: Rádio definido por software. Membro do CubeSat Design Team, atuando no departamento de pesquisa e planejamento de missões.

João Vitor Carvalho de Paula Dutra

João Vitor Carvalho de Paula Dutra

Técnico em Controle e Automação (2015 - 2017) pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE"FMC". Graduando em Engenharia da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Bolsista de iniciação científica do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab.)

Laura Pivoto Ambrósio

Laura Pivoto Ambrósio

Graduanda do primeiro período do Curso de Engenharia de Software e atual bolsista de IoT no projeto Security Eco Waste. Possui formação pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, no curso concomitante ao técnico com ênfase em Telecomunicações (2018-2020). Desenvolveu estágio voluntário na área de Cyber Segurança e Internet das Coisas no Lab CS&I em 2020.

Leonardo Mendonça Franco

Leonardo Mendonça Franco

Graduando do 5º período de engenharia de Software pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Bolsista de iniciação científica no CS&I Lab, onde desenvolvo pesquisas e aprofundamento de conhecimentos em redes Zigbee.

Mariana de Cássia Silva

Mariana de Cássia Silva

Graduanda do 5° período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e bolsista de iniciação científica no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das coisas (CS&I Lab) desde 2021 com o projeto “Smart bike - Inatel Smart Campus”. Interessada nas áreas de IoT, CS e redes. 

Matheus Ferreira Silva

Matheus Ferreira Silva

Graduando do segundo período de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Técnico em Eletrônica pela escola técnica SENAI (Aloysio Ribeiro de Almeida). Bolsista de iniciação cientifica do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (CS&I LAB) com o projeto: Secure Smart CS&I Lab. 

Pedro Lucas Siqueira Paulino

Pedro Lucas Siqueira Paulino

Graduando em Engenharia de Telecomunicações (2020) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), atuando como estagiário na área técnica/administrativa do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I) e membro do CubeSat Design Team, atuando no projeto de subsistemas de Mecânica e Estrutura. Técnico em Telecomunicações (2018) formado pela Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" (EteFMC) onde participou da Feira anual escolar de projetos (Projete) desenvolvendo trabalhos em grupo, os quais foram premiados nos anos de 2016 e 2018. Cursou o ensino fundamental II na Escola Estadual "Cel. Gabriel Capistrano" na qual participou das Olimpíadas Brasileira de Matemática (OBMEP) e foi premiado nos anos de 2012, 2014 e 2015 com medalhas de bronze e nos anos 2013 e 2017 com menções honrosas. Tendo a oportunidade de realizar e concluir o Curso de Iniciação Científica Jr. (2013) em virtude da premiação de 2012.

Thamer Reis Leme

Thamer Reis Leme

Graduando de Engenharia de Telecomunicações no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e bolsista de Iniciação Cientifica na área de IoT no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (CS&I Lab) desde 2019. Técnico em eletrônica (2018) pela Etec Getúlio Vargas. Entusiasta por tecnologias que mudam a forma com que interagimos com mundo. 

Bolsistas em projetos de Cyber Segurança:

Luiz Fernando Fernandes Irineu

Luiz Fernando Fernandes Irineu

Graduando do quinto período de Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Voluntário de iniciação científica no CS&I LAB, onde desenvolveu pesquisas em ferramentas para análise de vulnerabilidade. Membro do time de Ciber Security (Team CS). Bolsista de iniciação científica no CS&I LAB, onde desenvolve conteúdo para o Telecom Challenge e organiza a plataforma CTF para competições. Atua como atleta de basquete do INATEL. Tem interesse em aprimorar seus conhecimentos em redes e gestão.

Nicolas Siqueira Marquardt

Nicolas Siqueira Marquardt

Graduando em Engenharia de Telecomunicações no Inatel. Bolsista voluntário do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab). Integrante do CST (Cyber Security Team). Membro do projeto de iniciação científica Security Mobile Applications - CS&I Lab. Formação na escola CES (Center of English Studies) e ISI Dublin, situadas na Irlanda, onde desenvolveu a fluência da lingua inglesa durante os anos de 2018-2020. Apresenta grande interesse na área de Cyber Security e Redes.

Robélia Souza de Oliveira

Robélia Souza de Oliveira

Técnica de Eletrônica com ênfase em Telecomunicações (2019), pela Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”. Estagiou na empresa DL, onde realizava consertos técnicos de aparelhos eletrônicos como tablets, celulares e smartphones. Atualmente graduanda do segundo período de Engenharia de Telecomunicações no Inatel, em horário integral. Participou voluntariamente quatro meses de um projeto transmissão por multi-meios, no Laboratório C&I dentro do Inatel. O projeto tinha como objetivo apresentar, de maneira dinâmica e clara, os meios de transmissão para escolas de ensino médio e fundamental. No protótipo desenvolveram-se alguns meios para demonstração como: via rádio, água, infravermelho, entre outros. No momento encontra-se no C&I Lab, na área de cyber segurança. Após a conclusão do curso de engenharia gostaria de atuar no começo como analista de telecomunicações.

Rodrigo Paiva de Oliveira Ferreira Braga

Rodrigo Paiva de Oliveira Ferreira Braga

Graduando do quinto período de engenharia de Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Hacker Ético e Bolsista de iniciação científica no CS&I Lab(2021) onde desenvolve pesquisas em ferramentas para análise de vulnerabilidades de redes e dispositivos móveis. Também bolsista do laboratório de desenvolvimento CDG Hub (2020) Possui diversos conhecimentos na área de cybersegurança e gestão. Apaixonado por cultura hacker, busca sempre evoluir seus conhecimentos na área da programação e de análise de vulnerabilidades, onde pretende atuar no futuro. 

Vitória de Moraes Dutra

Vitória de Moraes Dutra

Graduanda do curso de Engenharia de Controle e Automação no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), atualmente cursando o quarto período. Bolsista voluntária no CubeSat Design Team, onde atua no Departamento de Extensão Educacional (DEE). Participou como voluntária do projeto Lixo Eletrônico na Casa Viva, atualmente é assessora de tesouraria na Associação Atlética Acadêmica INATEL (AAAI) e representante de turma da Engenharia de Controle e Automação 2019/2. 

Wiliane Carolina Silva

Wiliane Carolina Silva

Estudante de Engenharia de Computação no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), atualmente no segundo período. Bolsista voluntária do Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things, CS&I Lab). Apresenta interesse na área de segurança cibernética. 

Estagiários:

Arielli Ajudarte da Conceição

Arielli Ajudarte da Conceição

Técnica em Telecomunicações pela Escola Técnica em Eletrônica - ETE "FMC" (2016 - 2018). Graduanda em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), desde 2019. Nesse mesmo ano, atuou como estagiária técnica voluntária no Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (Cyber Security and Internet of Things Lab, CS&I Lab), onde foi responsável pelo projeto Transmissão Multimeios e contribuiu para a construção de cursos e oficinas do laboratório, como a Oficina de Telecomunicações com Arduino. Foi bolsista de Iniciação Científica no CS&I Lab com o projeto “Controle de dispositivos residenciais” (2019), posteriormente "Smart House: aplicações IoT residenciais seguras e inteligentes" (2020). Atualmente, é monitora de Introdução à Engenharia de Telecomunicações (T-201), desde 2020, e estagiária no CS&I Lab, onde é responsável pela administração do laboratório, pela gestão dos projetos e pelo auxílio prático aos alunos, assim como pela elaboração e contribuição à cursos e atividades.

João Pedro Dias Antiquera

João Pedro Dias Antiquera

Graduando em Engenharia de Telecomunicações pelo INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações. Foi bolsista de Iniciação Científica no CS&I LAB - Laboratório de Segurança Cibernética e Internet das Coisas (2019-2020). Estagiário no CS&I LAB, onde é responsável pela administração do laboratório, pela elaboração e contribuição à cursos e atividades e pela gestão e suporte aos alunos e seus projetos. Monitor de mecânica dos sólidos e resistência dos materiais. Medalhista de ouro na olimpíada de programação Inatel 2018.2. Interesse na área de PD&I.

Ex-membros:

Orientadores

Prof. Antonio Alves Ferreira Júnior
Prof. Antonio Alves Ferreira Júnior
Currículo Lattes

Carlos Alberto Ynoguti
Carlos Alberto Ynoguti
Currículo Lattes

Bolsistas de IC/IT

Danilo Vidal Ribeiro
Danilo Vidal Ribeiro

Fructueux Farid Nougbognon Laleye
Fructueux Farid Nougbognon Laleye

Gabriel Henrique Barros Damasceno
Gabriel Henrique Barros Damasceno

Ítalo Augusto de Sousa Tacca
Ítalo Augusto de Sousa Tacca

Lucas de Souza Vaz
Lucas de Souza Vaz

Matheus Braga Teixeira
Matheus Braga Teixeira

Murilo Dourado
Murilo Dourado

Nathália Dias de Oliveira Magalhães
Nathália Dias de Oliveira Magalhães

Pedro Henrique Carmo Piantino
Pedro Henrique Carmo Piantino

Pedro Lopes de Oliveira
Pedro Lopes de Oliveira

Thiago Carvalho de Almeida
Thiago Carvalho de Almeida

Yara Caroline Tavares Mendes
Yara Caroline Tavares Mendes

Ana Clara dos Santos Rosa
Ana Clara dos Santos Rosa

Maria Fernanda Totti
Maria Fernanda Totti

Maysa Freire dos Santos
Maysa Freire dos Santos

Estagiários

Alessandra Carolina Domiciano
Alessandra Carolina Domiciano

Bruna Gabriella Baldoni de Almeida
Bruna Gabriella Baldoni de Almeida

Eliza Aparecida Crisóstomo Reis
Eliza Aparecida Crisóstomo Reis

Fernando Batista de Souza
Fernando Batista de Souza

Graziele de Cássia Rodrigues
Graziele de Cássia Rodrigues

Lucas Moreira Teixeira
Lucas Moreira Teixeira

Maria Tereza Yassin
Maria Tereza Yassin

Jamille de Cássia Alfredo Chagas
Jamille de Cássia Alfredo Chagas

Nayara Pereira Simões
Nayara Pereira Simões

Paula Aparecida da Silva
Paula Aparecida da Silva

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200